UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunos de Design de Interiores aprendem na prática sobre acessibilidade

Alunos de Design de Interiores aprendem na prática sobre acessibilidade

10 de outubro de 2008

Acessibilidade. Esse foi o tema tratado no evento que a professora do Curso de Design de Interiores Bia Chimenthi organizou para os alunos da disciplina Ergonomia. A professora fez um convite aos alunos para vivenciarem um pouco da rotina de um portador de deficiência, usando vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas e muletas.

A turma, composta por 50 alunos, fez diferentes percursos na Unidade Barra, buscando compreender a realidade e as necessidades de deslocamento dos portadores de necessidades especiais. “Gostei muito do resultado. Todos os alunos participaram e completaram o circuito”, comemorou a professora.

Com o objetivo da compreensão, o evento serviu para que os futuros designers de interiores se conscientizassem sobre a importância do acesso aos diferentes ambientes. “Ninguém entende muito bem sobre as larguras de portas, quartos, banheiros, enfim. Essa experiência foi muito boa porque no futuro eles terão que projetar esses ambientes”, completou Beatriz.

A iniciativa da professora Beatriz Chimenthi veio da idéia da coordenadora e diretora acadêmica da Unidade Barra, Lourdes Luz, que já havia promovido esse trabalho em um curso de pós-graduação. O evento contou com o apoio da Casa do Médico, que cedeu as três cadeiras de rodas e quatro muletas para que os alunos tivessem a experiência.

O trabalho terá uma segunda etapa, em que grupos de alunos apresentarão seus resultados.