UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Alunos da Escola de Design apresentam projetos finais

Alunos da Escola de Design apresentam projetos finais

05 de dezembro de 2011

Começam essa semana as bancas de trabalhos finais dos formandos da Escola de Design da UVA. Esse é um momento importante para o curso e também para os alunos, que vão apresentar o resultado de anos de estudo para uma rigorosa banca avaliadora. As apresentações acontecem nos campi Tijuca e Barra e são abertas ao público.

No dia 07 de dezembro, começa no Campus Tijuca a banca de Design Gráfico – Ilustração e Animação Digital. Sete alunos vão apresentar curtas sobre diferentes temas. Os trabalhos vão ser avaliados pela criatividade e aplicações técnicas e teóricas. Professores da UVA e do mercado vão avaliar os curtas que devem ter cerca de cinco minutos. As apresentações acontecem a partir das 19h, na sala Multimídia I.

No dia 09 de dezembro, às 10h, alunos de Design de Joias apresentam seus projetos finais na sala 119 do Campus Barra. Cada aluno escolheu um subtema a partir do tema Sustentabilidade, proposto pela Escola de Design. Assuntos como delicadeza da mulher, trabalhos manuais e Cabala estão entre os escolhidos pelos alunos.

Os formandos terão que apresentar três peças/joias da coleção, desenhos artísticos e técnicos, e ficha de técnica de produção das peças apresentadas, além de embalagem e peça-conceito. Eles vão ser avaliados pela qualidade e acabamento dos materiais apresentados e execução de objetivos e prazos. A banca será composta pelos professores Ana Paula Feijó, Luciana Casali, Lourdes Luz, Marta Feghali, Rudolf Ruthner e Regina Machado.

No dia 12, 44 alunos de Design de Interiores dos turnos manhã e noite dos campi Tijuca e Barra vão apresentar seus projetos individuais na loja Bontempo, no Casa Shopping, na Barra da Tijuca. Segundo a coordenadora do curso no Campus Tijuca, professora Nara Iwata, como projeto final os alunos tiveram que apresentar propostas de intervenção nos interiores da loja. Uma banca composta por profissionais da loja e do mercado vão avaliar os trabalhos das 10h às 22h.

Também no dia 12, acontece a banca de Design Gráfico do Campus Barra. De acordo com o professor Fábio Forti, serão avaliados quatro alunos. Um projeto é individual e o outro foi feito em trio. “O projeto individual O Show de Chuck é uma homenagem ao diretor Chuck Jones e abordará a rivalidade entre criador e criatura, ou mais precisamente, animador e animação. Já o projeto Roletas em Roletas, feito em trio, é sobre a jornada de trabalho de um cobrador de ônibus”, explica Forti. As apresentações serão no auditório, a partir das 18h50.

Nos dias 12 e 13, é a vez dos alunos de Design de Moda apresentarem seus projetos finais. O tema escolhido este ano foi “Tradições populares brasileiras”, mas cada aluno escolheu um subtema para a produção. Temas como culinária, lendas urbanas e cultura indígena estarão entre os avaliados. Os alunos terão que apresentar um look composto de duas peças, relatório de pesquisa sobre a temática escolhida, bem como sua adequação ao campo da Moda.

No Campus Tijuca, as apresentações acontecem nos dias 12 e 13, a partir das 17h, no auditório. No Campus Barra, as apresentações começam no dia 13, às 8h, na Tecidoteca (sala 230). A banca será composta pelos professores: Beto Abreu, Eleonora Alves, Deise Marques, Sergio Andrade, Jucilene Santana, Debora Cristo, Sonia Soneghet, Sueli Gerhardt, Luciana Maia, Aline Monçores e Lourdes Luz.