UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Agência Onze firma parceria com Enegras

Agência Onze firma parceria com Enegras

06 de novembro de 2017

Alunos de Publicidade do campus Barra elaboram novas estratégias de comunicação para  projeto voltado às mulheres negras

O projeto que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e o empoderamento da mulher negra na sociedade (Enegras) é o novo cliente da Agência Onze - agência experimental do campus Barra da Universidade Veiga de Almeida (UVA). A parceria, firmada por meio do Projeto Iniciativa Jovem Shell, busca atender as demandas do Enegras em relação à comunicação e marketing, por meio do trabalho desenvolvido por alunos de Publicidade da UVA.

Devido à parceria com a Shell desde o ano passado, a Agência Onze tem a oportunidade de atuar em empresas e projetos para realizar ações como a otimização e manutenção de sites, ações de marketing, criação de logotipos e marcas, além de realizar a comunicação integrada. “Os alunos têm a oportunidade de experimentar como seria trabalhar em uma agência de publicidade, podem aumentar o networking e se engajar em ações sociais, como é o caso do Enegras”, explica a coordenadora da Agência Onze, Céumar Turano.

O Enegras fornece capacitação para que as mulheres desenvolvam seus próprios negócios e promove encontros para debater sobre empoderamento e cultura na perspectiva da mulher negra. Quatro membros da agência são responsáveis por atender o projeto, com funções específicas: Leonardo Felix com a criação da logomarca, Alerson Sousa com a elaboração do slogan, além de Ana Eliza Rosas e Carolina Morais com a reestruturação das mídias sociais.

Leonardo Felix conta que a logo solicitada pelo cliente deveria transmitir empoderamento feminino e força. Em uma semana ele concluiu o processo, desde a elaboração da ideia até a finalização da criação. “Transformei em desenho a foto de uma mulher negra e, em volta dela, usei um triangulo invertido, porque está ligado a ideia de guerra na alquimia. A cor vermelha passa uma energia muito forte e intensifica esse valor”, explica. O uso do triângulo invertido simboliza na alquimia a água, alegoria da sexualidade feminina. Mas, na Alemanha Nazista o mesmo ícone em preto era usado para identificar as prisioneiras, que tinham ideais feministas ou eram lésbicas. Por conta disso, atualmente, o desenho remete ao feminismo e à anti-repressão.

Após a criação da logo, Alerson Sousa finalizou a peça com o slogan “empreender, empoderar e capacitar”. “O Enegras busca a independência da mulher negra, estimula a capacitação delas para atender o mercado de trabalho e realiza rodas de conversa sobre empoderamento para fazer com que elas se amem cada vez e tenham mais força para combater os preconceitos do dia a dia. A criação da identidade visual e do slogan tem como objetivo divulgar da melhor maneira essa nobre iniciativa”, conta.

O próximo passo da Agência Onze será a otimização da comunicação do Enegras. Carolina Morais e Eliza Rosas atuarão na reformulação das redes sociais, produção de conteúdo, divulgação de eventos e cobertura fotográfica. Para conhecer o trabalho dos alunos acesse a fanpage da Agência Onze.


*Texto produzido por Luiza Esteves, do Laboratório de Comunicação Corporativa

fotos da galeria