UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Agência Criativa desenvolve planejamento de marketing para jovem que vende doces na UVA

Agência Criativa desenvolve planejamento de marketing para jovem que vende doces na UVA

15 de maio de 2018

Cerca de nove estudantes estão envolvidos no projeto

A Agência Criativa da Universidade Veiga de Almeida (UVA) é um espaço experimental para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula. Os estudantes são responsáveis por desenvolver todo o planejamento de marketing dos produtos e serviços ofertados pelos clientes. Um desses clientes é Paulo Ferreira, aluno do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), que vende palha italiana no campus Tijuca.

Ramón Veras, estagiário do espaço, conta como surgiu a ideia de ajudar o estudante. “Nós percebemos que os alunos que faziam prática profissional e monitoria na Agência Criativa não tinham experiência em agências de publicidade. Pensando nisso, coletamos casos de pessoas da UVA e da região, que trabalhavam com vendas de produtos, para mostrar a eles o modelo cliente-agência e assim dar a chance de vivência na profissão”. Em seguida, chamaram o Ferreira para uma reunião e traçaram o planejamento da marca.

O estudante tinha a meta de vender 100 doces por dia para arrecadar dinheiro e usá-lo para pagar o casamento. Após o encontro com os estagiários da Agência Criativa, esse limite aumentou para 170. “O projeto começou devagar: fizemos primeiro a pesquisa de mercado e desenvolvemos a logo da marca. Com o trabalho em andamento, realizamos reuniões de marketing e criamos páginas nas redes sociais”, explica. Veras revela que o estúdio de fotografia da UVA será usado pela equipe para registrar o produto do estudante.

A ideia do Ferreira é, além das palhas italianas, trabalhar com doces finos. A pretensão é começar um curso profissionalizante e entrar de vez nesse ramo. “Sabendo disso e pensando no futuro que ele quer construir com a marca, tivemos um cuidado especial na criação da logo e do plano de pesquisa do produto. Pensamos em soluções mais refinados para dialogar com diferentes tipos de público-alvo”. Os alunos desenvolveram ainda um cartão de contato, contendo números de contato e fanpages, para ser entregue aos clientes.

Segundo Ferreira, a ajuda dos estagiários da Agência Criativa está sendo fundamental no objetivo de juntar dinheiro para o matrimônio. “A ideia é aumentar o número de clientes e fazer com que meu custo de produção diminua. Dessa forma, conseguirei atingir mais rápido o valor necessário para ajudar no meu casamento”, destaca. Ele revela estar animado com as soluções encontradas pelos alunos de Publicidade da UVA e diz estar agradecido pela ajuda deles.


Os interessados em receber ajuda profissional da Agência Criativa podem marcar uma reunião com os estagiários. O espaço fica no primeiro andar da Casa 10 da Vila, no campus Tijuca.


Texto produzido por Carlos Brito e Gabriel Brum, estagiários da Comunicação Institucional