UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > 2017: Ano do Turismo Sustentável

2017: Ano do Turismo Sustentável

27 de dezembro de 2016

Temas como economia e meio-ambiete serão temas de conversas entre os países ao longo do próximo ano

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2017 será o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A ação tem como propostas um maior conhecimento das pessoas sobre os patrimônios mundiais e a compreensão sobre as distintas culturas existentes, resultando assim na paz entre os povos. Além disso, o tema também faz parte da Agenda 2030, uma série de programas, ações e diretrizes que os países membros da ONU precisam adotar até a data que dá nome ao acordo.

Selma Azevedo, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, explica o conceito de sustentabilidade na área turística. “É a soma entre a acessibilidade e o sustentável. Lugares como Bonito, no Mato Grosso do Sul, e Fernando de Noronha, em Pernambuco, são exemplos dessa somatória”, destaca. Ao contrário da Costa Rica, que tem o turismo sustentável como base na economia, o Brasil pouco investe nesse setor. “Estamos caminhando, mas ainda falta muito a ser feito. É um país que pouco aplica na questão do turismo sustentável”, avalia a professora.

Alguns hotéis brasileiros já utilizam meios para ajudar o meio ambiente, como o uso de captadores de energia solar e o cultivo de pomares. “Em Campos do Jordão existe um hotel construído com resto de obras e materiais reciclados. Há ainda hotéis que mantêm hortas no terraço para auxiliar nos serviços da cozinha. Ações como essa tornam esses estabelecimentos sustentáveis”, explica Selma.

A professora da UVA, Lilyan Berlim, fala sobre os impactos das metas da Agenda 2030 na vida dos cidadãos. “Todos os propósitos que falam sobre sustentabilidade abrangem o turismo quando ajudam a preservar os ecossistemas, na medida que trazem viabilidade econômica e justiça social”. Ela ainda explica que a sustentabilidade está ligada ao conceito de desenvolvimento e não de crescimento. “A grande questão do Brasil nessa Agenda é seguir as diretrizes, pois existe uma barreira cultural nessa questão”, ressalta.


Gabriel Brum
Estagiário - Comunicação Institucional