UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > “UVA em ação” terá como tema o Outubro Rosa

“UVA em ação” terá como tema o Outubro Rosa

10 de outubro de 2017

Curso de Enfermagem realizará ações durante todo o mês

O curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) desenvolverá práticas instrutivas sobre a campanha Outubro Rosa, que consiste na conscientização e combate contra o câncer de mama, durante todo o mês de outubro no campus Tijuca. Nomeado como “UVA em ação”, o projeto tem como organizadores o Marcio Tadeu Ribeiro Francisco, coordenador do curso, e os professores Paulo Machado e Abilene Gouvea, porém será realizado pelos universitários de todos os períodos.

Além de informações para a conscientização das pessoas através de abordagens e dados no mural, no Laboratório de Enfermagem e na quadra de esportes, haverá palestras educativas no CMS Heitor Beltrão, que é a Unidade de Saúde utilizada como campo prático de estágio dos estudantes, um evento nas escadarias da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, com data ainda a ser confirmada, e ações educativas no dia 20, das 14h às 20:30h, no pátio pret do campus Tijucao, que fica no bloco C.

O evento que será realizado no dia 20 contará com oficinas e uma roda de conversa às 17h com a presença de mulheres participantes do Projeto Pérolas e que lutam contra a doença. A professora Abilene Gouvea afirma que o evento será aberto para todos. “Teremos alunos explicando sobre vários aspectos da prevenção do câncer de mama, como, por exemplo, sinais de alerta, fatores de prevenção e de risco, quando é recomendado e o que é uma mamografia e ultrassonografia de mama e as recomendações do ministério quanto à realização dos exames. Falaremos também sobre o câncer de colo de útero e a violência contra a mulher”, conta.

Nesse dia serão realizadas duas campanhas de doação para o Projeto Perólas, sendo uma de cabelos para mulheres que fazem o tratamento do câncer de mama e tiveram a perda dos fios e outra de potes de vidro com boca larga e tampa plástica para bancos de leite humano. O curso de Enfermagem e a UVA convidam todos a participarem do evento e doarem para ajudar outras pessoas.

O professor Paulo Roberto Ferreira Machado conta que um dos benefícios da campanha “UVA em ação” é a mudança no olhar de cada um sobre o câncer de mama com o acesso à informação sobre o relevante tema. Desta forma, “promovendo o despertar da consciência crítica que permita-lhe ser um agente multiplicador, valorizando mais a vida, gerando a qualidade de vida, cuidando não só da sua própria saúde como também do seu próximo”, destaca.


*Texto produzido por Christyne Lopes, do Laboratório de Comunicação Corporativa