Universidade Veiga de Almeida

Diversidade Humana Quem somos

O que é a Comissão de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na Universidade Veiga de Almeida – UVA

foto de jovens lado a lado, em destaque mulher de etnia indígena.

Considerando a responsabilidade da UVA com a formação e o desenvolvimento dos alunos da Rede Ilumno, de forma ética e responsável, e, como já é de seus conhecimentos, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância do Inep indica a transversalidade das temáticas da acessibilidade e da educação dos direitos humanos e ambiental. Optou-se, então, por ordenar os procedimentos para alcançar as finalidades da educação na instituição.

Para que tais medidas se efetivem, foi instaurada uma comissão de especialistas que assessora a Prograd nos cursos de graduação pela Portaria Prograd nº 12, de 25 de maio de 2015, e que teve a missão de escrever a Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA.

Princípios da Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA.

A participação dos diversos segmentos da instituição e a absorção dos diferentes documentos legais estão presentes na Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA. Esta traça os objetivos em consonância com o princípio constitucional da igualdade, baseados no respeito à diferença. Esse princípio se concretiza no reconhecimento da paridade de direitos, considerando, nos seus lugares e modos de realização, as diferenças sociais, culturais, de gênero, étnicas, orientação sexual, físicas, sensoriais, intelectuais, religiosas, linguísticas e outras. Sob essa orientação, a materialização do respeito às diferenças no cotidiano educacional é evidenciada nas maneiras de acessar os espaços e recursos didáticos, de fazer leituras de mundo e de construir conhecimentos.

A UVA assume o compromisso com as políticas públicas de inclusão social, que desencadeiam ações afirmativas que têm por finalidade minimizar as desigualdades, prevendo melhorias de igualdade, bem-estar e desenvolvimento social por meio de programas que visam à inclusão, oferecendo a todos um aumento significativo na qualidade de vida. Assim, todos os espaços da UVA são comprometidos com a superação das desigualdades historicamente acumuladas, buscando a garantia da igualdade de oportunidades e de tratamento. A UVA, então, corrobora para dirimir os efeitos da segregação, formando profissionais de forma ética e socialmente responsáveis para agir com competência no campo social e profissional, contribuindo para uma sociedade justa e democrática.

foto de jovem em cadeira de rodas estudando no notebook

Políticas de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão

Clique aqui para fazer download.

Principais Iniciativas da UVA

São indicadas e concretizadas ações afirmativas integradoras nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, afirmando a cultura da valorização dos direitos, da dignidade humana, de uma qualidade educacional comprometida com valores, hábitos e atitudes no convívio de uma sociedade multicultural e da garantia do direito da igualdade de oportunidades, de não discriminação, de acessibilidade das diferentes pessoas que compõem a comunidade universitária.