Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Mundo novo, cara nova

João Henrique de Oliveira, estagiário da Pró-Reitoria de Pós-Graduação de Pesquisa, Extensão e Inovação   |    Tijuca Barra Cabo Frio

UVA reestrutura pró-reitoria para oferecer novas experiências aos estudantes

 

A pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação (ProPGPEI) da Universidade Veiga de Almeida (UVA) está de cara nova. A mudança teve início em janeiro, quando as áreas de extensão e inovação se consolidaram como parte do que até então era a pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa. A partir de março, com a pandemia da Covid19 e a virtualização das operações da universidade, o processo se consolidou em uma estrutura integrada e posicionada estrategicamente em apoio ao desenvolvimento da UVA.

 

A reitora da UVA, professora Beatriz Balena, explicou que a reorganização levou em conta o desejo da universidade de oferecer experiências novas para os estudantes. “A Extensão sempre esteve na pró-reitoria, mas nós adaptamos a proposta da área, dando uma nova roupagem e estimulando ainda mais a interlocução da universidade com a sociedade como impulso para as experiências dos alunos”.

 

A partir de 2021, o Ministério da Educação (MEC) passará a exigir que ao menos 10% das atividades desenvolvidas na graduação sejam extensionistas. Em linha com essa determinação, o núcleo de inovação passou a trabalhar lado a lado com a extensão. “A UVA entende que inovação não pode ser um projeto isolado, e sim uma política de gestão que permeie todas as atividades da universidade. Hoje, é a grande mola propulsora de tudo que fazemos, como o UVA Maker, programa iniciado em 2020.1 nas disciplinas do primeiro período, coordenado pela professora Viviane Japiassú, assim como o UVA Inova, grupo de trabalho permanente para análise de tendências e desenvolvimento de melhores práticas acadêmicas e de gestão”, acrescentou Profa Beatriz.

 

Para o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação, Alex Balduíno, a expectativa é contribuir com cada vez mais qualidade para a universidade. "Espero que ela seja percebida não só pelos estudantes, mas também pelos funcionários e professores. Uma visão mais integradora faz com que o aluno entenda a UVA como um local que proporciona uma formação completa, com a visão de educação continuada. A pós passa a olhar pro aluno desde o início da graduação, pavimentando os caminhos para que ele se mantenha atualizado e preparado para seguir sua carreira como e onde desejar”, finalizou.

 

Veja aqui quem é quem na ProPGPEI.

 

08/set/2020

Tema:
UVA,