Por admin | 11/08/2022

UVA recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado

Além da competição, evento contará com palestras, oficina e exposição de robótica gratuitas para todas as idades, das 8h às 17h

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) sediará no próximo sábado, dia 13 de agosto, das 8h às 17h, a etapa regional do Rio de Janeiro da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2022, no campus Tijuca da instituição. O evento é gratuito e aberto à população. A expectativa da organização é receber cerca de 700 pessoas, de todas as idades.

 

“A robótica contribui com a aprendizagem em diversos aspectos, além de desenvolver conhecimentos relacionados à ciência e à tecnologia. Permite que crianças, por exemplo, sejam estimuladas a analisar e solucionar problemas de forma mais lúdica, melhorando seu raciocínio lógico”, ressalta Thiago Gabriel, professor dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da UVA e conselheiro da OBR.

 

Ao todo, 56 equipes de robóticas formadas por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas da cidade disputarão vagas na etapa nacional da OBR 2022, que acontecerá de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).

 

A competição deste sábado simulará o resgate de vítimas em ambientes hostis para os seres humanos. Para isso, os robôs deverão superar terrenos irregulares, transpor caminhos com redutores de velocidade, desviar de obstáculos e subir rampas.

 

As equipes são compostas por até quatro competidores e estão divididas em dois níveis: 1, voltado a alunos do 1º ao 8º anos do ensino fundamental; e 2, para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e dos ensinos médio e técnico. Serão realizadas três rodadas ao longo do dia, com diferentes graus de dificuldade.

 

Além da competição da OBR, o evento na Veiga contará com atividades gratuitas para todas as idades. Das 9h às 15h, serão realizadas quatro palestras temáticas: Utilização de jogos e aplicativos como recurso na educação sexual nas escolas; Construção de jogos com Unity; Dimensões do metaverso; e Fuzzy Logic: a Inteligência Artificial por trás dos robôs.

 

O público também poderá participar da Oficina de Scratch: criação de jogos e projetos interativos com programação em bloco, das 13h30 às 14h25, conduzida pela coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da UVA, Viviane Japiassú, e visitar uma exposição dos robôs de competição das principais equipes do Rio, como a RedBone (UVABots), da UVA; a MinervaBots, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e a UERJBotz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

SERVIÇO

Regional Rio da Olimpíada Brasileira de Robótica 2022

Quando: 13 de agosto, das 8h às 17h

Onde: Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Endereço: Rua Ibituruna, 108 – Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)

Entrada gratuita

Informações e inscrições para a programação paralela (palestras e oficina): https://minibio.site/OBR-2022

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

24/08/2022

NPJ oferece assessoria para pequenos empresários

Ver notícia completa
Featured image

17/08/2022

Projeto voluntário muda a cor de Olaria

Ver notícia completa
Featured image

11/08/2022

UVA recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado

Ver notícia completa
Featured image

09/08/2022

Conheça o projeto Música, Câmera, Ação

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar