Por Pedro Paulo Carvalho | 10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Atividades buscam inserir uma alimentação mais saudável no cotidiano de crianças e adolescentes

Alunos de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão auxiliando o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (INPAR) no desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes carentes. São realizadas atividades como jogos, palestras e questionários com o objetivo de conscientizar as comunidades sobre a importância de ter um cardápio saudável e da troca dos alimentos ultra processados por comidas de verdade. Localizado no Pechincha, o INPAR promove gratuitamente serviços socioeducativos para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.   

  

 

A parceria surgiu do interesse do instituto de ofertar mais um serviço para os funcionários, professores e população atendida. Desde abril, seis alunos de Nutrição da UVA fazem parte dessa iniciativa sob a supervisão da professora Lucia Kurdian Maranha. Para ela, o principal benefício desse projeto é tornar a nutrição acessível a mais pessoas. “É necessário levar conhecimento por meio de ações de saúde para as comunidades. Os alunos e professores têm a oportunidade de pôr em prática o que é mostrado em sala de aula, ver de perto as necessidades de cada grupo e desenvolver soluções efetivas baseadas nelas”, explica.   

  

 

Se alimentar bem é crucial na infância por ser uma fase de desenvolvimento de musculatura e ganho de estatura. Também é o período no qual grande parte das reservas e necessidades nutricionais do indivíduo são adquiridas. “Caso não se alimentem corretamente, as crianças perdem o ânimo para estudar, brincar e interagir. Além de correrem o risco de desenvolver cáries, diabetes e hipertensão”, ressalta Leandro Batista, estudante do 7° período de Nutrição.  

  

 

Para Natália Salles, também do 7° período do curso, participar desse projeto contribuirá para a formação de uma profissional com um campo de visão mais amplo por conta do convívio com crianças e adolescentes de diferentes realidades. “É muito interessante ver como atividades lúdicas e explicativas conseguem mudar a percepção de certos alimentos para eles. É enriquecedor poder mostrá-los a nutrição básica e observar como esses novos hábitos serão introduzidos futuramente no dia a dia deles”, destaca. 

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

29/07/2022

Upcycling: Já ouviu falar?

Ver notícia completa
Featured image

26/07/2022

UVA oferece cursos rápidos de extensão online e gratuitos

Ver notícia completa
Featured image

22/07/2022

Projeto estimula a saúde oral de crianças com câncer

Ver notícia completa
Featured image

19/07/2022

Práticas sustentáveis na gastronomia

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar