Por admin | 21/11/2022

Pesquisadores da UVA transformam lodo de esgoto em argamassa para a construção

Estudo comprova eficácia do reaproveitamento sustentável de resíduos de estação de tratamento de esgoto como alternativa a outros insumos

Todo ano, são geradas no Brasil 2,5 milhões de toneladas de lodo em estações de tratamento de esgoto (ETEs), cuja destinação correta ainda é um problema sanitário no país. Uma pesquisa desenvolvida no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no entanto, mostrou que é possível transformar esse resíduo em insumo para a produção de argamassa para a construção civil. 

 

“Comprovamos a viabilidade técnica do uso de lodo de esgoto como agregado em substituição a outros componentes da argamassa cimentícia, como a areia. Em vez de ser destinado a um aterro sanitário, podemos reaproveitar de forma sustentável esse resíduo”, ressalta João Victor Saldanha, engenheiro civil recém-formado pela UVA, que desenvolveu a pesquisa para seu trabalho de conclusão de curso sob a coordenação da também engenheira civil e professora da Veiga Luciana Oliveira. 

 

O lodo utilizado no estudo foi obtido na ETE de Iguaba Grande, operada pela Prolagos. A pesquisa faz parte do Projeto Imersão, convênio firmado entre a UVA e a concessionária de serviços públicos de água e esgoto da Região dos Lagos, que prevê a integração dos conhecimentos técnico e acadêmico. 

 

Depois dos testes em laboratório, os pesquisadores realizarão o assentamento de azulejos em uma parede na universidade. Em seguida, será preparado um manual sobre o processo de produção da argamassa com lodo. O documento será disponibilizado para a Prolagos, que avaliará a viabilidade de aplicação da solução em larga escala. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

24/11/2022

Oficina do Papai Noel arrecada brinquedos para crianças da Região dos Lagos

Ver notícia completa
Featured image

21/11/2022

Pesquisadores da UVA transformam lodo de esgoto em argamassa para a construção

Ver notícia completa
Featured image

17/11/2022

Estudantes da UVA ajudam no reassentamento de famílias em situação de risco

Ver notícia completa
Featured image

14/11/2022

Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar