Por Pedro Paulo Carvalho | 12/07/2022

O que são lesões por esforço repetitivo?

Dor, dificuldade de movimentação e formigamento são um dos sintomas da LER

Lesões por esforço repetitivo (LER) são um agrupamento de doenças causadas por movimentos repetitivos que comprometem músculos, nervos e tendões. Dentro desse grupo, estão inflamações como tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, entre outras. “Quando as estruturas do sistema musculoesquelético são expostas continuamente aos mesmos movimentos são gerados traumas mecânicos, que a longo prazo se transformam em lesões”, explica a professora de Cinesioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Viviane Bastos.

 

Dor ou dificuldade para movimentar os membros superiores e dedos, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução dos movimentos e inflamação geralmente são sintomas da LER, porém, os sinais variam de acordo com cada doença e com a estrutura física acometida pela lesão. “Se a pessoa tiver uma síndrome do túnel do carpo, os primeiros sintomas são as alterações de sensibilidade nos três primeiros dedos a partir do polegar. Já no caso das tendinopatias, ela pode apresentar fraqueza no membro acometido”, detalha Viviane.

 

A identificação das lesões por esforço repetitivo se dá pela análise do histórico e da rotina de cada um. Após o diagnóstico, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para tratamento especializado com um profissional da saúde: fisioterapeuta, médico, quiropata ou educador físico. O ideal é que a LER seja detectada na fase inicial porque apresenta mais chances de bloqueio da progressão das doenças. Já nos casos mais graves, pode ser que o profissional só consiga retardar o avanço delas.

 

Para minimizar os danos ou retardar a manifestação desse tipo de lesão, são recomendados exercícios cinesioterapêuticos, que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos. No Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira, 149, na Tijuca, são oferecidos serviços de fisioterapia traumato-ortopédica, diagnóstico e encaminhamento médico desses tipos de casos a preços populares. Os interessados podem realizar agendamento por telefone (21) 3725-6200, WhatsApp (21) 99583-5274 ou presencialmente. O CSVA funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Voltar para artigos

Notícias

Featured image

24/08/2022

NPJ oferece assessoria para pequenos empresários

Ver notícia completa
Featured image

17/08/2022

Projeto voluntário muda a cor de Olaria

Ver notícia completa
Featured image

11/08/2022

UVA recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado

Ver notícia completa
Featured image

09/08/2022

Conheça o projeto Música, Câmera, Ação

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar