Benefícios da leitura na infância
Prática traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil
A leitura exerce um papel essencial no desenvolvimento infantil, sendo determinante na formação das habilidades cognitivas e comunicativas. Desde a primeira infância, ela contribui significativamente para o crescimento intelectual, emocional e social da criança. A leitura é uma ferramenta que estimula a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico e o fortalecimento dos vínculos afetivos.
Um dos principais benefícios da leitura na infância é o desenvolvimento da linguagem. Quando a criança é exposta a livros e histórias desde cedo, ela amplia seu vocabulário, aprende novas formas de se expressar e melhora sua capacidade de comunicação. Além disso, esse contato prepara a criança para o processo de alfabetização. “Incentivar a leitura em casa é uma tarefa fundamental para criar hábitos que perdurem ao longo da vida”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rosiléa Amatto.
Outro aspecto essencial é o fortalecimento do vínculo entre a criança e o adulto que lê para ela. Esse momento de leitura compartilhada gera afeto, segurança e atenção, elementos fundamentais para o desenvolvimento emocional infantil. “A leitura permite que as crianças aprendam a conhecer e buscar compreender seus próprios sentimentos, além de, em conjunto com os pais ou responsáveis, vivenciar uma experiência emocionalmente rica que estreita o vínculo afetivo entre eles”, ressalta.
A escolha de livros adequados é crucial para garantir que a criança se envolva com a leitura de forma prazerosa e desafiadora. A professora aponta algumas características para não errar na hora de comprar um livro:
– Para bebês e crianças pequenas (15 meses aos 3 anos) – Período em que a criança começa a reconhecer as coisas e o mundo ao seu redor. Livros de pano, de plástico ou com imagens, ilustrações simples e cores vivas;
– Para crianças em idade pré-escolar (de 3 a 5 anos) – Livros com texto curto e histórias simples, com rimas ou repetições que auxiliam na aquisição da linguagem;
– Para crianças em idade escolar (de 6 a 9 anos) – Os livros adequados para essa fase devem apresentar imagens e textos. No início da idade escolar as imagens devem predominar sobre o texto e posteriormente, imagens e textos com frases simples e linguagem clara e objetiva.
A leitura é muito mais do que um simples passatempo, é uma aliada na formação de crianças mais preparadas, curiosas e sensíveis. Investir no hábito da leitura desde a primeira infância é garantir que elas tenham mais oportunidades de aprendizado, autonomia e sucesso no futuro.
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