Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Polo Campus UVA Tijuca
Polo Campus UVA Barra
Polo Campus UVA Cabo Frio

Guia reúne dicas para quem quer cuidar de plantas em casa

E-book gratuito desenvolvido pelo curso de Design de Interiores da UVA traz orientações para cerca de 80 espécies diferentes

 

Poda, rega, luminosidade. Cultivar plantas em casa tornou-se hobby e terapia para muita gente durante a pandemia. Pensando em ajudar a vida dos jardineiros de primeira viagem e dos “loucos das plantas”, alunos de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida (UVA), sob orientação da coordenadora do curso, criaram um guia prático de paisagismo com dicas para quem quer cuidar ou já cultiva plantas em casa.

 

Em pouco mais de 100 páginas, o e-book gratuito reúne orientações de cultivo para cerca de 80 espécies diferentes para vasos, mini jardins e jardins suspensos. “Além da questão estética, as plantas trazem aconchego às casas. Há, ainda, todo o ritual de cuidado, que tem benefícios psicológicos e acalma, especialmente neste período de isolamento social. Cuidar de plantas é uma forma de cuidarmos de nós mesmos”, diz Taisa Carvalho, arquiteta e urbanista e coordenadora de Design de Interiores da UVA.

 

Algumas vegetações ajudam na melhoria de limpeza do ar, como o lírio da paz, a espada-de-são-jorge e a aloe vera. Outras são indicadas para quem quer desfrutar os perfumes, como a lavanda. O principal ponto de atenção que se deve ter na hora da escolha é em relação à iluminação demandada pela espécie. “Muitas pessoas acabam escolhendo a planta apenas pela beleza, mas se esquecem desse ponto. É fundamental fazer o diagnóstico do espaço em que ela será colocada na residência”, explica Taisa.

 

Há opções para todos os gostos e bolsos. É possível comprar uma espécie de samambaia, adubo e vaso por R$ 60,00. O custo de manutenção é baixíssimo: basicamente, irrigações periódicas e, a cada seis meses, uma nova adubação, que pode ser feita com materiais orgânicos como casca de ovo e pó de café. Um investimento pequeno para uma melhoria significativa no ambiente da casa. Todas as orientações de execução, manutenção e cuidados podem ser encontradas no guia.

 

02/fev/2021

Tema:
Graduação,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.