FESTIVAL DE TEATRO DO RIO

Centro Cultural Veiga de Almeida

Universidade Veiga de Almeida

Bastidores

Ítalo RossiÍtalo Rossi: o adeus a um dos ícones do teatro e da TV
Após mais de 60 anos levando cultura a milhões de brasileiros por meio de seu talento, o ator Ítalo Rossi, faleceu ontem, dia 2 de agosto, aos 80 anos, em decorrência de complicações respiratórias. O ator foi homenageado pela 14ª edição do Festival de Teatro do Rio, promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, que hoje lamenta a perda desse grande ícone do teatro e da TV.

Ítalo Balbo Di Fratti Coppola Rossi nasceu no ano de 1931, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo. Nos anos 50, o ator deu início a sua carreira, no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), e após nove anos, junto a Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Fernando Torres, fundou o Teatro dos Sete.

Na tevê, Ítalo iniciou a carreira em 1963, na extinta TV Rio, e participou de dezenas de novelas, séries e especiais na TV Globo. O último personagem do ator foi o Seu Ladir no hilário Toma Lá, Dá Cá, em 2008. Ítalo também atuou no cinema. "Doida Demais" (1989) e o recente "Sexo com amor?" (2008) são alguns dos filmes que contam com a brilhante presença do ator.

O ator contracenou com grandes artistas, como as atrizes homenageadas pelo Festival de Teatro do Rio, Fernanda Montenegro e Renata Sorrah. Ítalo ganhou, em sua primeira peça no TBC, a Casa de Chá do Luar de Agosto, de John Patrick, o prêmio de Revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT). Esse foi apenas o primeiro de muitos prêmios que o ator viria a receber. Durante toda a sua carreira, ele conquistou quatro (4) prêmios Molière, o Oscar das artes cênicas no Brasil.


Emenda proposta pelo Dep. Stepan Nercessian beneficia produção cultural brasileira
No dia 8 de junho de 2011, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou a sugestão do ator e deputado Stepan Nercessian, que ajuda na realização de eventos culturais em todo o país.

Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada ao Congresso Nacional, surgiu um item que vetava a realização de convênios entre o Ministério da Cultura e produtores culturais em vários segmentos. Ou seja, festivais de cinema, eventos musicais, de teatro, exposições de artes visuais e mostras culturais seriam prejudicados. Inclusive o Festival de Cinema de Gramado.

Mas uma emenda apresentada pela comissão de Educação flexibilizou o texto do Palácio do Planalto para que eventos que fossem realizados sem interrupção nos últimos cinco anos continuassem a receber os repasses. Stepan conseguiu derrubar essa exigência para apenas três anos, o que abrange um número maior de produções culturais. A sugestão do deputado foi acatada pela maioria da Comissão de Educação e segue para a Comissão Mista de Orçamento.

Leia a íntegra da resolução


Domingos de Oliveira em cartaz com Sentimento do Mundo
Domingos de Oliveira completa 75 anos e comemora com a peça Sentimento do Mundo - em cartaz no Oi Futuro, no Flamengo.
A peça do diretor homenageado no IV Festival de Teatro do Rio é divida por temas em três peças independentes. Da sociedade e da Condição Humana, Do amor e De Deus, Do Mistério e da Arte foram encenadas em três fins de semana diferentes do mês de abril.
Chegado o fim da temporada, a peça será encenada no final de semana do dia 6 de maio de 2011, sexta, sábado e domingo.

Serviço:
Teatro Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Telefone:
(21) 3131-3060
Horário:
19h30.
Espetáculo não recomendado para menores de 18 anos.


Fernando Bicudo no 18º Festival de Teatro do Rio
O ator, produtor e diretor Fernando Bicudo acaba de confirmar sua presença como um dos selecionadores do 18º Festival de Teatro do Rio. O evento, que tem como objetivo oferecer oportunidades para novos grupos teatrais e artistas do país, irá selecionar sete peças que serão apresentadas em agosto nos palcos do Rio de Janeiro.

Promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, o Festival de Teatro do Rio irá abrir suas inscrições no próximo dia 15 de março de 2011. Para participar, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível na internet e encaminhar o material solicitado pelos Correios.


Labirinto estreia com direção de Moacir Chaves
Nessa quinta feira (10) Moacir Chaves, que já fez parte do time de selecionadores do Festival de Teatro do Rio, estreia na direção da peça Labirinto. A peça traz textos de Qorpo Santo e conta com a participação da atriz Katiuscia Canoro.

A peça realizada pela Alfândega 88 Cia. de Teatro vai estrear dia 10 e ficará em cartaz até o dia 27 de fevereiro de 2011 no Teatro Arena localizado no Espaço Sesc em Copacabana.

Serviço:
Peça: Labirinto
Dias: Quinta a Sábado, às 21h e domingo, às 19h30.
Bilheteria: Terça a Domingo a partir das 15h. Vendas antecipadas até as 19h.
Endereço e Contato:
Espaço SESC - Teatro de Arena: Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana. Telefone: 2547-0156

Curso de dramaturgia para escritores e atores com Domingos Oliveira
Domingos Oliveira, homenageado pelo IV Festival de Teatro do Rio, já dirigiu 56 peças, todas adaptadas por ele. 16 filmes e um sem número de trabalhos para a televisão. Não costuma ministrar cursos. Portanto, esta é uma oportunidade única de aprender a escrever com quem escreve. O autor aceitou o curso por causa do desafio que ele representa, escrever uma peça de teatro ou um roteiro de cinema na frente e com participação dos alunos. Isso pelo que se sabe nunca foi feito.

O curso que está com as inscrições abertas, será composto por 36 horas de trabalho com o autor Domingos Oliveira. Para mais informações ligue 2135-9724 / 9914-2063 (Isabel Nessimian) ou 8183-6498 (Tatiana Trinxet).


Adaptação de Dostoievski em curta temporada no Rio
A peça Um Coração Fraco, uma adaptação de Dostoievski, está em cartaz no Rio de Janeiro até o dia 30 janeiro de 2011. Adaptada pelo ilustre Allen brasileiro, Domingos de Oliveira, homenageado do IV Festival de Teatro do Rio, e dirigida por Priscila Rozenbaum, o espetáculo conta com a participação de Caio Blat e pode ser visto no Espaço Cultural Sérgio Porto, sexta 21h, sábado 21h e 23h e domingo às 20h. Se você não dispensa uma boa peça essa é uma ótima pedida para o final de semana!






O ator, dramaturgo, diretor e escritor Sergio Fonta lança hoje, dia 24 de janeiro de 2011, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 19h, o livro Rubens Corrêa, um
Salto para Dentro da Luz. Sucesso!

Sergio Fonta é uma das estrelas que brilha no Festival de Teatro do Rio desde 2004. Ele já atuou como júri e debatedor.








Ítalo Rossi completa hoje 80 anos de vida e 60 de carreira
O ator e diretor Ítalo Rossi completa hoje, dia 19 de janeiro de 2011, 80 anos de
vida e 60 de carreira. Integrante do Teatro Brasileiro de Comédia e um dos
fundadores do Teatro dos Sete, Ítalo foi o XIV homenageado do Festival de
Teatro do Rio. Hoje também acontece o lançamento do fotolivro escrito por
Antonio Gilberto e Éster Jablonski Ítalo Rossi: Isso é Tudo, no Teatro Tom
Jobim, às 19h.






Ao chegar à Casa de Cultura Laura Alvim a atriz homenageada pelo XVII Festival de Teatro do Rio, Marieta Severo pôde ver de forma resumida sua carreira na exposição A Luz em cena e comentou, "Quando cheguei e vi minha carreira nas fotos, pensei no quanto eu já trabalhei".

A exposição que retrata os 45 anos de carreira da atriz foi idealizada pelo diretor de arte, cenógrafo e figurinista Pedro Sayad, que surpreendeu a todos. Para o cenógrafo, é maravilhoso poder mostrar em forma de exposição a carreira de uma atriz com a genialidade de Marieta. "Esta exposição não é sobre uma Atriz, nem sobre uma Estrela. Esta exposição é sobre uma LUZ", define.

A atriz muito querida esteve rodeada de amigos e familiares, recebeu muitos beijos e abraços de amigos e fãs que fizeram questão de assistir a homenagem e prestigiar de perto o trabalho da amiga.

Mostra de Filmes do Festival de Teatro do Rio – Quarto dia
Na sexta feira, 3 de setembro de 2010, o quarto dia da Mostra contou com três filmes nos quais participou a homenageada do XVII Festival de Teatro do Rio, a atriz Marieta Severo. O primeiro foi O Corpo, as 10h na sala Multimídia I, tendo a frente a professora do Curso de Graduação em Enfermagem, Elizabeth Rose e Rogério Marques (HUPE – UERJ).

Na parte da tarde o filme Cazuza, que começou às 18h na sala Multimídia I, contou com a mediação do coordenador dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Saúde Coletiva e a professora Priscila Silva. Entre os assuntos abordados estiveram a questão da saúde sexual e prevenção. A platéia participou ativamente, em momentos do filme em que Cazuza está em um show, os presentes cantaram as músicas em coro a cena.

Na última exibição do dia, a professora Regina Célia do Curso de Graduação em Serviço Social, mediou o debate sobre o filme A Dona da História. A conversa entre os alunos e a professora, abordou como tema principal as escolhas e suas consequências.

Mostra de Filmes do Festival de Teatro do Rio – Terceiro dia
No terceiro dia da Mostra de Filmes do Festival de Teatro do Rio, quinta-feira 2 de setembro de 2010, os filmes foram exibidos na parte da manhã. Às 10h, na sala A123 a professora do Curso de Graduação em História da UVA, Vera Lucia Moraes, comandou um debate sobre o filme Carlota Joaquina: A princesa do Brasil. Entre os assuntos em pauta estiveram a relação entre o Brasil Colonial e Portugal, e as relações da corte portuguesa com os brasileiros.

O outro filme que também aconteceu às 10h na A219, teve a frente o professor Tomas Martim, do Curso de Graduação em Turismo, que mediou um debate sobre o contexto do filme, Carlota Joaquina: A princesa do Brasil.



Mostra de Filmes do Festival de Teatro do Rio - Segundo dia
No segundo dia da Mostra de Filmes do Festival de Teatro do Rio na parte da manhã às 7h45min, a professora Dani Spada do Curso de Design de Interiores, mediou um debate sobre o filme Carlota Joaquina: A princesa do Brasil. No evento foram abordados diversos temas relativos ao contexto da época, sua estética e costumes sociais.

Na parte da tarde às 18h o coordenador do Curso de Graduação em Psicologia do Campus Cabo Frio, Daniel Barcelos, debateu junto aos alunos sobre o filme Pequenas Histórias. Entre os assuntos abordados estavam as condições relativas as interações dos personagens e interações dos mesmos. Além disso, o contexto do filme também foi posto em pauta.

Ainda na parte da tarde, 18h, a professora do Curso de Graduação em Serviço Social, Nilza Rogéria debateu junto aos presentes sobre o filme O Homem da Capa Preta. No evento foram levantados pontos relativos a estética do filme, seu contexto social e o momento político retratado no filme.

O último filme do dia foi Carlota Joaquina: A Princesa do Brasil às 19h, mediado pela coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição, Cláudia Cardim e o professor do curso Carlos Eduardo. Após o filme os presentes falaram sobre a relação entre os personagens, os aspectos do Brasil colonial e o contexto que o filme apresentou.

Mostra de Filmes do Festival de Teatro do Rio tem início
A Mostra de Filmes do XVII Festival de Teatro do Rio começou ontem, dia 30 de setembro de 2010. No primeiro dia o filme O Homem da Capa Preta, que tem no elenco Marieta Severo e José Wilker, foi exibido na sala Multimídia I do Campus Tijuca e contou com uma platéia interessada, que participou ativamente do debate que se seguiu ao evento.

Mediado pelo cientista social (UFF), Cleber Andrade, o evento trouxe aos presentes uma visão geral sobre o quadro político da época, apresentado no contexto do filme. Além disso, estiveram presentes os coordenadores do Curso de Graduação em Direito, Artur da Rocha e Leonardo Rabelo.

Em entrevista ao Informativo Veiga Online, Cleber comentou sobre o quadro político atual. “O único caminho para dar uma guinada, é organizar a sociedade em grupos que tenham representatividade”, comentou. No primeiro filme da Mostra também esteve presente a diretora do Centro Cultural Veiga de Almeida, Anunciata Veiga de Almeida.




Milton Gonçalves atua em O Diário de Anne Frank
Homenageado pelo XVI Festival de Teatro do Rio o ator Milton Gonçalves está em cartaz com a peça O Diário de Anne Frank, no Teatro Maison de France, Rio de Janeiro. Ele interpreta Otto Frank, pai da protagonista.

A peça é uma adaptação de “The Diary of Anne Frank” de Frances Goodrich e Albert Hackett.. Yasmin Gomlevsky é a atriz estreante que protagoniza a história e representa a personagem, Anne Frank, guia da triste história de uma família judia na Segunda Guerra Mundial.

TEATRO MAISON DE FRANCE. Avenida Presidente Antonio Carlos 58 , Centro (2544 -2533). Quinta a sábado, às 20h. Dom, às 19h. Qui e sex, R$ 50. Sáb e dom, R$ 60. 90 minutos (com intervalo de 10 minutos). Temporada até 18 de julho de 2010.

Laura Cardoso participa do 8° Encontro de Artes Cênicas
Laura Cardoso que interpretou a personagem “Laskmi” na novela “Caminho das índias”, participou no dia 15 de maio de 2010 do 8° Encontro de Artes Cênicas no Colégio Santo Antonio de Lisboa. O encontro contou com a presença de profissionais da área que falaram aos alunos sobre cenografia, sonoplastia e a importância do teatro na educação. A atriz foi a homenageada do XV Festival de Teatro do Rio.

Renata Sorrah e Cláudia Abreu vivem Gabriela Leite
Renata Sorrah, homenageada pelo XIII Festival de Teatro do Rio, e Cláudia Abreu vão interpretar Gabriela Leite, idealizadora da Daspu, nos cinemas, As atrizes vão viver a ex-prostituta em diferentes fases da vida.

Por meio do livro "Filha, mãe, avó e puta", Gabriela Leite conta sua história que também ganhará uma versão teatral dirigida por Guilherme Leme. A montagem será um monólogo estrelado por Alexia Deschamps.

Fernanda Montenegro recebe mais um prêmio
Mais um prêmio para a grande a atriz Fernanda Montenegro. Ela ganhou o troféu na categoria de melhor atriz na 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo por sua atuação no espetáculo "Viver Sem Tempos Mortos". Atualmente a grande dama das artes cênicas, que foi a homenageada do XII Festival de Teatro do Rio, pode ser vista na novela “Passione” como presidente da metalurgia Gouveia.

Nathalia Timberg encena a peça Sopros de Vida
Nathalia Timberg está em cartaz com a peça Sopros de vida, de David Hare. O espetáculo celebra os 80 anos de vida e 60 anos de carreira da atriz que foi homenageada pelo IX Festival de Teatro do Rio.

As apresentações acontecem nos dias 17 e 18 de julho de 2010, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Os ingressos custam R$ 60,00 (Platéia e Frisa), R$ 50,00 (Balcão Nobre) e R$ 40,00 (Balcão Simples e Galerias). O teatro está localizado na Rua Álvares Cabral, 370 - Centro.

Mais informações através do telefone (16) 3977.8111 ou 3977 4477.

Horários:
sábado, 17 de julho, às 21h.
domingo, 18 de julho, às 19h.

Confira a atuação do grande ator Paulo José na TV e no cinema
O ator homenageado pelo V Festival de Teatro do Rio Paulo José, um dos mais ativos e talentosos atores brasileiros dos últimos 50 anos, protagoniza o filme Quincas Berro D'Água, produção baseada no livro Jorge Amado.

Além da sua volta ao cinema o ator pode ser visto na telinha como um importante juiz na minissérie “Justiça para Todos” da Rede Globo, de Wolf Maya.

O Teatro e Eu
O ator Sérgio Britto, homenageado pelo VIII Festival de Teatro do Rio, lançou no dia 6 de junho de 2010 o livro "O Teatro e Eu". O livro é uma autobiografia que relembra os 65 anos de trajetória do ator na televisão, cinema e, principalmente, no teatro. O ator de 86 anos revela em sua autobiografia segredos de coxia, traz à tona os principais desafios que atravessaram sua carreira e os obstáculos financeiros impostos por situações como o corte de verbas do governo Collor.

Na noite de autógrafos, Sérgio Britto recebeu amigos, familiares e fãs no lançamento. Entre os amigos de profissão que estiveram presentes destacamos os atores Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro, Natalia Thimberg e Renata Sorrah, que também foram homenageados pelo Festival de Teatro do Rio e a atriz Jacqueline Lorrance, jurada do XVI Festival de Teatro do Rio.

Ary Fontoura, Monah Delacy, Otton Bastos, Nildo Parente, Maria Inês Barros de Almeida, Newton Goldman, Angel Vianna, Aspasia Camargo, Marcus Ribas, Chica, Roberto Pirillo e a crítica teatral Bárbara Heliodora, completam o time de celebridades que estiveram presentes no lançamento.

Doidas e Santas
A atriz Cissa Guimarães está em cartaz no Teatro Leblon /RJ com a peça “Doidas e Santas” até o dia 25 de julho de 2010. Cissa que é uma grande admiradora da cultura gravou a chamada para a TV Globo "A gente se vê por aqui” do XVI Festival de Teatro do Rio.


Domingos Oliveira
O jornalista americano Eric Lax, autor de "Conversas com Woody Allen" (Cosac Naify), esteve no Rio de Janeiro no inicio do mês de maio de 2010. Ele veio com o desejo de conhecer o máximo sobre cineastas brasileiros cuja obra dialogue com a de Allen.

O veterano Domingos de Oliveira, conhecido como o 'Woody Allen brasileiro' foi o primeiro diretor brasileiro que Lax lembrou em suas entrevistas, inclusive o jornalista disse que gostaria de conhecê-lo. O ilustre Allen brasileiro, Domingos de Oliveira, foi o 4º homenageado no Festival de Teatro do Rio.

 

 

<< VOLTAR

 

Vídeos do Festival

 

Assista a outros vídeos em nosso canal no Youtube.

.

Marieta Severo brilha na abertura do XVII Festival de Teatro do Rio

A abertura do XVII Festival de Teatro do Rio reuniu amigos e familiares da atriz Marieta Severo no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

» Confira todas as fotos do evento