FESTIVAL DE TEATRO DO RIO

Centro Cultural Veiga de Almeida

Universidade Veiga de Almeida

Festival de Teatro do Rio

Forma plateia. Incentiva e reconhece grupos de talentos do Brasil. Democratiza e estimula o acesso à cultura.

Aberto ao público e sem distinção de classe, o evento oferece a toda a sociedade um panorama do que há de melhor no teatro brasileiro. No Festival, quem assiste não é apenas espectador: após a apresentação de peças teatrais, os presentes participam de um debate e elegem os melhores de cada categoria.

História

Comemorando a marca de 18 anos de existência, o Festival de Teatro do Rio coleciona números que dão a dimensão do seu sucesso. Mais de 2 mil grupos de todo o país já se inscreveram, quase 50 grupos já se apresentaram no Festival e cerca de 40 mil pessoas assistiram às peças encenadas. Só na última edição, recebeu mais de 100 inscrições. Além da exibição de peças, são realizados debates sobre os espetáculos e oficinas com renomados diretores, atores e produtores teatrais.
                                                        
- Incentivamos a dinâmica cultural e o intercâmbio entre artistas e grupos de diferentes regiões. A partir da inclusão cultural, promovemos a inclusão social, já que o público tem a chance de, durante uma semana, assistir a peças selecionadas no Brasil todo. Além disso, os espectadores têm a possibilidade de debater com os artistas e também de votar no melhor espetáculo - afirma Maria Anunciata de Almeida, diretora do Centro Cultural Veiga de Almeida e do Festival.

Grandes sucessos já passaram pelos palcos do Festival de Teatro do Rio. Em 2001, a peça “Raul fora da lei”, de Roberto Bomtempo, estreou no evento com grande sucesso, que se repetiu durante as várias temporadas do espetáculo. Outros exemplos de espetáculos bem-sucedidos que passaram pelos palcos do Festival são “Memória de Embornal”, “Anjo Malaquias”, “Relações – Peça Quase Romântica” e “Filhos do Brasil”.  

A cada edição, o Festival de Teatro do Rio homenageia um artista que tenha, em sua história profissional, grande ligação com os palcos. Entre os prestigiados em edições anteriores estão: Domingos de Oliveira, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Maria Clara Machado, Milton Gonçalves, Nathália Timberg, Paulo José, Renata Sorrah, Marieta Severo, Laura Cardoso, Tônia Carrero e Sérgio Britto, além do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone e do Retiro dos Artistas.

Estrutura

- Exposição de fotos e exibição de vídeos do homenageado
- Mostra Teatral Adulto – 07 (sete) espetáculos, seguidos de debates
- Oficinas teatrais realizadas por artistas e público em geral
- Entrega de Prêmios
- Coquetel de Confraternização

 

<< VOLTAR

 

Homenagem a Pedro Paulo Rangel

O premiado ator Pedro Paulo Rangel é o homenageado do 18º Festival de Teatro do Rio