Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Egresso da UVA tem trabalho aprovado no Startup Bio

Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Produto resultante da pesquisa de mestrado de Vinícius Fonseca foi um dos 30 projetos classificados no programa

 

O egresso Vinícius Fonseca, da graduação em Engenharia Civil e do mestrado em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA), teve seu projeto aprovado no programa Startup Bio, promovido pelo Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sebrae-RJ e a Associação Brasileira de Startups em Saúde. Das 172 pesquisas submetidas, apenas 30 foram aprovadas, sendo o trabalho do ex-aluno da Veiga o único oriundo de uma instituição de ensino particular.

 

O programa foi idealizado com o objetivo de estimular iniciativas empreendedoras que apresentem soluções para os principais desafios da atualidade. Com o tema Análise da capacidade de infiltração dos pavimentos de blocos de concreto produzidos com resíduos da construção civil, o projeto aborda questões de sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados para a elaboração de novos produtos destinados ao setor.

 

Vinícius fala da satisfação de ter o projeto aprovado e do apoio dos docentes da UVA: “Foi uma felicidade e surpresa muito boa. É o reconhecimento de um trabalho muito bem estruturado e assessorado pelos professores da Veiga”.

 

O projeto teve a orientação da coordenadora do mestrado em Ciências do Meio Ambiente, Cecília Bueno. “O projeto evoluiu desde sua concepção inicial, vai de encontro com a sustentabilidade e tem potencial de oferecer matéria de baixo custo, além de reduzir resíduos que iriam para os aterros”, destaca.

 

Os responsáveis pelos trabalhos que foram aprovados terão a oportunidade de participar de workshops, receber mentorias com consultores com vasta experiência no mercado e apresentar as ideias para potenciais investidores.

 

Outros projetos selecionados

 

Além do projeto de Vinícius, outros cinco trabalhos de alunos da graduação em Ciências Biológicas da UVA participaram da seleção do Startup Bio. Apesar de não terem sidos classificados, a equipe do Sebrae-RJ gostou tanto dos resultados, da relevância dos temas e da capacidade de inovação que resolveu abrir uma turma de mentoria e capacitação composta exclusivamente pelos autores dos projetos para o programa Acelera Bio. 

 

Cristiane Fiori, coordenadora da graduação e responsável pela inscrição do projeto de Vinícius, ressalta a prática do desenvolvimento do empreendedorismo dentro do curso: “Fazemos com que os alunos pensem fora da caixa. A ideia é pensar no mercado como uma forma de desenvolver soluções ecológicas”.

 

Veja abaixo os autores dos outros projetos que participaram da seleção e que irão fazer parte da turma de mentoria:

 

• Débora Costa, Emily Pinho e Lua Moreira com o trabalho Indicadores ambientais de qualidade e sedimento para estudos de monitoramento ambiental em áreas costeiras, orientado por Cristiane Fiori.

 

• Letícia Soares e Camila Silva com o trabalho Banheiro Seco: Uma alternativa ecológica para o saneamento, orientado por Marco Rocha

 

• Ana Carolina Manhães, Fernanda Dias Menezes, Letícia Augusto Pessanha, Pétrin Ribeiro e Rafael Vieira com o trabalho Green Wild: Novas propostas para o uso de papel reciclado, orientado por Marco Rocha

 

• Beatriz Maria, Emily Pinho, Júlia Valente, Tayssa Marques, Dayene Silva e Thayná Marques com o trabalho Amora cosméticos: O uso de matéria-prima vegetal na produção de cosméticos, orientado por Marco Rocha

 

• Fabiana Moura Santos, Hiago Alexsander de Lima, Isabel Viana Frasão, Julyana Gomes Maia, Luís César Borges da Silva e Rebeca Souza dos Santos com o trabalho Copos e canudos de bambu: Uma produção artesanal, orientado por Marco Rocha.

 

29/mai/2020

Tema:
UVA,