Posts de maio de 2009

UVA promove palestra com os responsáveis pelos Novos Talentos do Fashion Rio

29 de maio de 2009

Robert Guimarães e Fernando Molinari, responsáveis pelo Rio Moda Hype – evento oficial de Novos Talentos do Fashion Rio, irão fazer uma palestra sobre a importância do evento na inserção de novos talentos no mercado, informando os passos necessários para se inscrever e participar do evento e ilustrando como o Rio Moda Hype pode ser o ponto para o sucesso.

Eles também irão incentivar o aluno a produzir suas peças para conquistar o seu espaço no mercado.

A palestra será aberta ao público.

Informações:
Data: 24 de Junho
Horário: 19 horas
Local: Campus Tijuca – Auditório
Entrada franca

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Ex-aluno da UVA faz estampa da camiseta oficial da do Rio Moda Hype

29 de maio de 2009

Rick Gonçalves, ex-aluno do Curso de Moda da UVA irá desenvolver a estampa da camiseta oficial da 11ª edição do Rio Moda Hype.

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Oportunidades de Trabalho no Rio Moda Hype

29 de maio de 2009

O Instituto Rio Moda Hype seleciona 20 alunos(as) para trabalhar na área de sitting de seus desfiles que acontecerão no dia 5 de junho, no Pier Mauá.

Requisitos: responsabilidade, ótima comunicação interpessoal e pontualidade
Horário de Trabalho: 17h às 21h
Local: Pier Mauá – local oficial do Rio Moda Hype e Fashion Rio

Os interessados deverão enviar um e-mail para a Professora Adriana Jordan, com os seguintes dados:
Nome completo
Período
Campus
Telefone

Vagas de Estágio:
Rio Moda Hype seleciona 2 estagiários para participar da campanha de inscrições de sua próxima edição, em Janeiro 2010
Requisitos: Gostar de trabalhar com produção de eventos, ser comunicativo, ter responsabilidade e com perfil gestor.
Local do trabalho: Copacabana

Horários: 10h às 17h ou 13h às 19h (a combinar)
Estágio não remunerado, mas válido como horas complementares.
Oportunidade de contatos e experiência.

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Moda na UVA e Rio Moda Hype em mais uma parceria!

29 de maio de 2009

O Curso de Design de Moda da UVA fechou uma nova parceria com o Rio Moda Hype com o objetivo de uma convergência de conhecimento para entrada no mercado de trabalho.

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VOZ DA EXPERIÊNCIA

28 de maio de 2009

Para Ronaldo Fraga, a formação universitária é um diferencial no mercado da moda, e os profissionais estão mais valorizados

Natália Soares

RIO – O estilista mineiro Ronaldo Fraga costuma dizer que não escolheu, mas foi escolhido pela moda. Apaixonado por desenhos desde criança, ele começou um curso no Senac aos 15 anos por indicação de uma vizinha. Depois de tirar a maior nota da sala, foi indicado para trabalhar numa loja de tecidos e, em seguida, numa confecção. Formado em Estilismo pela UFMG, ganhou um concurso e foi fazer pós-graduação na Parson’s School of Design em Nova York, de onde seguiu para a Saint Martins School de Londres. Em 1996, lançou a marca com seu nome no extinto Phytoervas Fashion e, no ano seguinte, ganhou um prêmio de estilista revelação. Daí, “não parou mais”.

Para Fraga, a moda é o instrumento de comunicação mais eficiente do mundo. Na sua avaliação, há boas oportunidades no mercado. Mas ele lembra: estar antenado é fundamental:

Saiba mais sobre Moda

- As pessoas acham que só é preciso ler revista de moda, mas é preciso saber de arte, literatura e até economia.

Do cotidiano frenético, ele só reclama de trabalhar com prazos apertados.

- Tem sempre uma coleção atrasada, ofegante, correndo atrás de mim – brinca Fraga, que a seguir responde às perguntas enviadas por leitores ao site do GLOBO.

Para fazer faculdade de moda é necessário saber costurar e desenhar ou se aprende durante o curso? Quais as características básicas para ser um profissional de sucesso? (Cinthia Cruz)

RONALDO FRAGA: Não é preciso saber costurar e desenhar antes de entrar na faculdade. A moda forma muito mais do que estilistas e costureiros. Forma gente para lidar com gestão de negócios, marketing, vendas, jornalismo, entre vários outros setores que não estão ligados à criação e à costura. O segredo para se transformar num estilista de sucesso é ter um olhar mais difuso sobre o processo. É não se preocupar apenas com as peças, mas estabelecer um diálogo com o mundo. É preciso estar antenado, não apenas no que acontece na moda, mas, sim, em todas as áreas, como literatura, economia, arte contemporânea… Todos esses são elementos para a construção de um estilo.

Até que ponto a faculdade influencia na formação de um profissional de moda? (Maria Isabel Parahyba)

FRAGA: A faculdade tem um grande papel, que é o de proporcionar trocas entre os alunos e pessoas de herança profissional e cultural diferentes. É um espaço onde a pessoa tem mais liberdade de criar do que no mercado. Esse papel da escola é fundamental, principalmente porque a escola tem que fomentar o desenvolvimento de pesquisa, de buscar sempre o novo. Quem faz faculdade consegue exercitar seu estilo, além de obter uma abordagem cultural sobre seus produtos.

É preciso ter diploma para se dar bem no mercado? (Thamyris Catib)

FRAGA: Não necessariamente, mas é um instrumento a mais. Ainda temos poucos estilistas de destaque que saíram da escola, a maioria ainda é autodidata. Mas, hoje em dia, ser autodidata não agrega mais valor, e a formação acadêmica faz com que seja mais fácil entrar no mercado, em qualquer área da moda.

O que você diria sobre o mercado de trabalho no Brasil? E quais as dicas para os profissionais conseguirem se sustentar trabalhando no que gostam? (Sabrina Corrêa)

FRAGA: O brasileiro tem gosto por moda. O São Paulo Fashion Week só perde em divulgação para um jogo do Brasil na Copa do Mundo, por exemplo. Há bastante oportunidade no mercado sim, e elas são crescentes. O profissional de moda está cada vez mais valorizado. Temos, no entanto, carência de pessoal técnico, como alfaiates e modelistas. Para quem quer montar seu negócio, minha dica: é preciso se preocupar não apenas com o estilo, mas também com a gestão da marca.

Que conselho você daria para quem ainda está dando os primeiros passos na criação de roupas? (Edith Murphy)

FRAGA: Você precisa saber que este é um negócio como qualquer outro e precisa de muita dedicação e envolvimento. O estilista é o personagem que se destaca entre a indústria e o glamour, mas saiba que este é 0,5% do conjunto. Leiam, se informem e não achem que estão inventando a roda. O importante é saber contar de um jeito novo as velhas coisas.

Como é o trabalho de produtor de moda? Quais são os pré-requisitos? (Barbara Rodrigues)

FRAGA: O produtor de moda pega a coleção pronta e conta uma história com as peças, constrói uma linguagem e reafirma, no desfile, a imagem que o estilista deseja passar. Quem investe num curso superior tem vantagem porque aprende sobre todo o processo de produção e se torna um profissional mais completo.

Fonte: O Globo Online | Publicada em 26/05/2009

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Curso de Design de Moda da UVA traz Luiza Bomeny para um bate papo

27 de maio de 2009


O Curso de Graduação em Design de Moda da UVA promoveu a palestra ‘Oportunidades Dentro do Mercado de Moda e Design’, no último dia 19 de maio, na Unidade Barra, com a participação da consultora de marketing e estilo, Luiza Bomeny, que atua em empresas renomadas do mercado de moda.

A consultora, que é formada pelo Instituto Marangoni de Milão, e atua como representante do mesmo no Rio de Janeiro, debateu cada uma das especialidades dentro das carreiras de moda e design, apontando novas oportunidades, dando dicas para o sucesso profissional e apresentando os diferentes cursos oferecidos pelo Instituto. O objetivo deste bate papo foi trazer uma nova visão sobre todas as possibilidades dentro destas áreas.

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Aluna de Moda participa do catálogo da APL de Moda Carioca

27 de maio de 2009

A aluna do 5º período do Curso de Design de Moda, Jennifer Ramos, participou da produção das fotos do catálogo da APL de Moda Carioca de São Cristóvão, ontem, dia 26 de maio.

Esta foi uma ótima oportunidade para a Jennifer conhecer profissionais da área, praticar o que já aprendeu nas aulas, além de ter se divertido muito!

Valeu Jennifer!!! Você arrasou!

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ATENÇÃO ALUNOS DE MODA, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA

26 de maio de 2009

Com o objetivo principal de preparar os alunos para a prova de conhecimentos gerais do ENADE, o prof. Jean Wyllys – Unidade Barra está ministrando oficinas que abordam os principais temas recorrentes nas provas do seu curso de graduação.

É muito importante você estar preparado para o Enade porque o exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.

Já deu pra sentir ser humano? são oficinas de idéias, habilidades e competências e existe uma programação de encontros, desde o dia 13 de maio até 18 de junho. Tudo o que você queria entender sobre cultura, música, gente, estilo de vida, arte e você mesmo, mas não tinha pra quem perguntar.

Eixos
Identidades
13 de maio | 13h30min
20 de maio | 13h30min

Mercadorias
27 de maio | 13h30min
4 de junho | 19h

Cidades
10 de junho | 13h30min
17 de junho | 13h30min
18 de junho | 19h

Dentro do programa, também acontecem os encontros em formato de cinema e bate-papo e é você quem escolhe o filme que será utilizado como base para a discussão das principais linhas de abordagem. A partir de amanhã, dia 27 de maio, a votação para a próxima oficina, que irá acontecer no dia 5 de junho, às 19h, estará disponível no site da UVA. Participe!

A atividade é gratuita e cada uma vale como 3 horas de AC.

Inscrições: Central de Atendimento – 1º andar
Local: Unidade Barra – Sala 226
Av. Gen. Felicíssimo Cardoso, 500

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Museu Chácara do Céu comemora o ano da França no Brasil ao ritmo de Matisse

26 de maio de 2009


“Não basta por cores, por muito belas que sejam, umas ao pé das outras, é preciso ainda que essas cores atuem umas sobre as outras. Senão é pura cacofonia. Jazz é um ritmo e uma significação”.
(Henri Matisse, 1952)

Serão mostradas 20 pranchas impressas com a técnica au pochoir, feitas especialmente para o livro Jazz, publicado em 1947.

“O mais belo livro do século XX”, com estas palavras o crítico de arte Paulo Herkennhof sintetiza o belíssimo conjunto de desenhos feitos com tesoura, técnica desenvolvida por Matisse no início da década de 1940. Obrigado a passar longos períodos na cama e na cadeira de rodas, recuperando-se de uma delicada cirurgia, o pintor primeiro dedicou-se ao desenho e a ilustração, depois foi mais longe, combinando desenho e pintura nas colagens feitas com papeis recortados e coloridos com guache. O artista já havia utilizado os papiers collés para o estudo da obra La danse (1909), mas foi a cumplicidade do editor e crítico Tériade que o incentivou a realizar um livro de arte só com papéis colados, trabalho que mais tarde foi considerado como uma de suas obras mais importantes.

Visitação: Diariamente, exceto terças, das 12h às 17h
Ingresso: R$ 2,00 – Grátis às quartas-feiras
Não pagam ingresso: menores de 12, maiores de 65, grupos escolares, professores e guias de turismo em serviço

De 22 de maio a 30 de agosto
Local: Museu da Chácara do Céu
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93
Bairro : Santa Teresa
Cidade : Rio de Janeiro

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Yves Saint Laurent – Voyages Extraordinaires no Centro Cultural Banco do Banco

26 de maio de 2009


Entre os dias 26 de maio e 19 de julho, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro abrigará a exposição sobre um dos mais importantes estilistas do planeta: a Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias. Com curadoria da Fundação Pierre Bergé, a mostra é mais uma forma de celebrar o Ano da França no Brasil, mostrando o universo criativo do estilista.

Além dos 50 figurinos, croquis originais e fotos, quem passar por lá poderá conferir dois documentários: um sobre o último desfile de YSL, quando ele anunciou sua aposentadoria e apresentou uma retrospectiva de sua carreira, em 2002; e outro de bastidores, dirigido por David Teboul, que mostra o dia a dia do criador, sem falas, quase como uma câmera oculta.

O acervo, inspirado na cultura de povos da África, Espanha, Ásia, Marrocos, Rússia e Índia, estará dividido por núcleos denominados “viagens extraordinárias” – fruto, na verdade, da sensibilidade e imaginação aguçadas do costureiro, já que ele raras vezes saiu da França. A intenção é mostrar condição de artista de Yves Saint Laurent, como antena captadora da cultura, costumes e comportamento de sua época.

Não deixe de visitar!

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