UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Mestrado Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente

Próxima turma:

Previsto para 2018.1.

As inscrições para o Processo Seletivo 2018.1 foram prorrogadas até o dia 30/11/2017 até às 12h.

Aprovados:

Lista dos aprovados no processo seletivo clique aqui

Duração:

18 a 24 meses

Situação legal:

Credenciado pela CAPES.

Campus e turno:

Campus Tijuca


Objetivo:

Formar profissionais com competências e habilidades para o exercício da prática profissional avançada nos diferentes seguimentos do setor ambiental, visando principalmente, a conservação, sustentabilidade e gestão de ecossistemas naturais e antropizados, e o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias ambientais.
 

Exigências do Mercado:

O grande crescimento do setor industrial aliado à necessidade de adequação das empresas às exigências da legislação, e ao aumento da preocupação da sociedade moderna quanto às questões ambientais, tem criado um vasto e novo setor de trabalho que necessita de novos profissionais que sejam capazes de promover o desenvolvimento regional aliado a conservação dos ecossistemas.
 

Nosso Desafio:

Qualificar profissionais com formação superior, que serão absorvidos pelos empreendimentos públicos e privados para trabalharem na recuperação, conservação e monitoramento do Meio Ambiente, direta e indiretamente impactado pelo desenvolvimento econômico.
 

Público-alvo:

O Programa destina-se aos portadores de diploma de nível superior e áreas afins ao curso de Mestrado Profissional em Ciências Do Meio Ambiente, outorgados por instituição de ensino superior oficial e reconhecidos.
 

Perfil do Egresso:

O profissional a ser formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente deverá ser capaz de atuar na recuperação de áreas degradadas e contaminadas, no manejo e gestão dos solos e dos recursos hídricos regionais, no controle dos processos erosivos de encostas, no saneamento ambiental, na gestão de unidades de conservação e de ambientes naturais, nos estudos de diversidade biológica, na avaliação de impactos e no monitoramento ambiental. Este profissional estará ainda, habilitado a desenvolver e incorporar novas técnicas e tecnologias agregando qualidade e competitividade ao setor produtivo regional, na gestão ambiental de empresas públicas e privadas e na atuação nas diferentes formas de organização da sociedade civil.
 

Aptidões e competências adquiridas:

O profissional formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida terá um campo de trabalho amplo. Deverá ser capaz de atuar de forma avançada e transformadora, através das melhores práticas ambientais nas diversas atividades urbanas e industriais, e da produção tanto do setor privado quanto público.  Poderá atuar também de forma complementar, através dos estudos de diversidade biológica e conservação dos recursos naturais no manejo e gerenciamento de Unidades de Conservação.  Desta forma este profissional terá inserção no mercado de trabalho no setor produtivo regional, principalmente na gestão ambiental de empresas públicas e privadas, na atuação nas diferentes formas de organização da sociedade civil, em trabalhos de consultoria ambiental, na elaboração Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e na elaboração de Relatórios de Impactos Ambientais (RIMA).
 

Áreas de Concentração:

Ciências Ambientais
Esta área de concentração, frente aos atuais desafios ambientais do século XXI, sobretudo, a degradação dos ecossistemas naturais, dos solos e dos recursos hídricos em função do crescimento urbano e industrial e do setor agropecuário e a perda da diversidade biológica, visa desenvolver estudos voltados para a pesquisa técnico - cientifica e a geração de novas técnicas e tecnologias para a recuperação de áreas degradadas e contaminadas, para promover o manejo e a conservação dos solos e dos recursos hídricos regionais, o controle dos processos erosivos de encostas e o saneamento ambiental, bem como o planejamento e a gestão de unidades de conservação e de ambientes naturais, os estudos de diversidade biológica, a avaliação de impactos e o monitoramento ambiental.
 

Coordenação

Fale com o
Coordenador


Profa. Cecilia Bueno Moacyr de Lima e Silva

Formação acadêmica:

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1988). Mestrado em Gestão Ambiental (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).


Experiência profissional:

Atualmente, é professora titular na Universidade Veiga de Almeida, consultora na área de Meio Ambiente (empresa Céu Aberto: Prestação de Serviços Socioambientais LTDA). Participa do Comitê de Ética de Pesquisa Humana da Universidade Veiga de Almeida. Tutora de disciplinas on-line na graduação e pós-graduação da UVA. Professora do mestrado de Ciências do Meio Ambiente da UVA. Pesquisadora na área de Ecologia de Estradas com foco em mamíferos silvestres. Linhas de estudo em: Ecologia de Estradas, atuando principalmente nos seguintes temas: atropelamentos, biologia e saúde de mamíferos silvestres, manejo e conservação de recursos naturais e educação ambiental.


Horário de atendimento:

Terça-feira: 16h30 às 18h30
Quinta-feira: 17h às 20h
Sexta-feira: 16h às 18h

[email protected]



onde cursar

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa