UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Publicidade e Propaganda

Próxima turma:

2º semestre de 2018

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

Campi Tijuca, Barra e Cabo Frio - 4 anos

Situação legal:

Campus Tijuca
Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.468, de 3/5/2005.
 

Campus Cabo Frio
Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 47 de 22/5/2012.
 

Campus Barra da Tijuca
Portaria normativa n°40, de 12/12/2007. Lei n° 13.168, de 6/10/2015.
 

 Visita de Reconhecimento para o curso de Publicidade da Barra, agendada para 12/03. 

 

Campus e turno:

Campi Barra da Tijuca, Tijuca e Cabo Frio - Manhã e noite

As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

Caso não consiga realizar o pagamento do boleto por meio do leitor do código de barras, digite o número localizado acima das barras para realizar o pagamento.

O Curso

A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela, os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização.

Na Universidade Veiga de Almeida, a formação oferecida é em Publicidade e Propaganda. Agora, a graduação não é mais uma habilitação de Comunicação Social. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Publicidade e Propaganda.

O publicitário está preparado para divulgar produtos, marca e imagem de empresas em qualquer segmento de atuação. Elabora estratégias de comunicação, cria campanhas para mídias tradicionais, digitais e alternativas, define a forma e os veículos de comunicação adequados para a eficiência da mensagem, planeja ações nas áreas de Promoção e Merchandising, desenvolve campanhas de comunicação interna e ações de relações públicas. Trabalha em roteiro e produção audiovisuais para televisão, cinema e internet.


Características do curso

É possível obter dois diplomas de graduação em cinco anos e meio. Na UVA, é possível se formar em Publicidade e Jornalismo (segundo diploma) em apenas um ano e meio a mais. A grade curricular integrada permite ao aluno concluir um curso e fazer o outro em apenas três semestres adicionais. Quem faz Jornalismo e/ou Publicidade e Propaganda na UVA está mais preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

 

Diferenciais UVA

- Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Além disso, a graduação tem a indicação de três estrelas como um dos melhores cursos pelo Guia do Estudante da Abril, que mostra o perfil das instituições superiores para quem vai entrar na faculdade;

- Corpo docente altamente qualificado, com titulação acadêmica e experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Brasil, O Globo, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, InterTV – Alto Litoral, Editora Abril, Rádio JB, Giovanni/FCB, MKT Public e outras grandes agências de comunicação;

- Ensino integrado, com forte base teórica e direcionado à prática profissional desde o primeiro período. Os alunos desenvolvem campanhas de propaganda e marketing social, participando de todas as etapas de concepção, planejamento, criação e produção de  peças publicitárias na Agência Criativa  e na Criativa Imagem e Web. Os alunos podem estagiar nos laboratórios de Rádio, Fotografia e na TV UVA, onde produzem  programas para a TV Universitária do Rio de Janeiro e para a WebTV da universidade. Há também a possibilidade de se integrarem a projetos de promoção de eventos do curso e outros internos e externos à Universidade.


- Agenda anual de Eventos do Curso, reunindo toda a comunidade acadêmica para debates sobre a  
profissão e temas contemporâneos, realização de oficinas e workshops: Mostra de Publicidade (com    
concurso e premiações), SECOM, Encontro de Fotografia, Seminário de TCC em Publicidade;

– Parcerias e convênios que possibilitam o estágio profissional;
– Obrigatoriedade da Prática Profissional nos últimos períodos do curso;
– Incentivo a atividades extracurriculares que simulem ambientes profissionais em Publicidade e Propaganda;
– Presença de ex-alunos da UVA no mercado de trabalho em Comunicação.

Matriz Curricular

Clique aqui e veja a Matriz Curricular.
 

Mercado de Trabalho

Hoje, a Comunicação é fundamental em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado ao profissional com formação em Publicidade e Propaganda.

O publicitário encontra opções de trabalho na área de Criação, Atendimento, Planejamento e Mídia das agências de publicidade; em escritórios de comunicação; em departamentos de Marketing e Comunicação de empresas; em produtoras de rádio e audiovisual; em empresas de pesquisa de mercado e de entretenimento.

Coordenação Tijuca

Fale com o
Coordenador


Profa. Míriam Aguiar

Formação acadêmica:

Doutora em Comunicação e Cultura pela USP e Pós-doutora em estudos sobre consumo agroalimentar pelo UMR Innovation, Montpellier, França.


Experiência profissional:

Iniciou sua carreira profissional como produtora cultural e assessora de imprensa, posteriormente atuou com planejamento de campanhas publicitárias e colaboradora da imprensa especializada, funções que continua exercendo, paralelamente à atuação como professora e coordenadora de cursos nas áreas de Comunicação desde 1999. É autora de três livros sobre comunicação e consumo e de artigos publicados em revistas científicas e coletâneas acadêmicas.


Horário de atendimento:

Segunda-feira: 18h às 21h
Terça-feira: 10h às 13h / 18h às 21h
Quarta-feira: 10h às 13h / 18h às 21h
Quinta-feira: 10h às 13h

E-mail: [email protected]


Coordenação Barra

Fale com o
Coordenador


Profa. Nara Iwata

Formação acadêmica:

Mestre em Arquitetura, Especialista em Comunicação e Imagem e Graduada em Arquitetura e Urbanismo.


Experiência profissional:

Experiência no desenvolvimento de projetos de arquitetura e interiores nas áreas residencial, comercial e de eventos. Possui artigos publicados nas áreas de imaginário urbano, identidade, metodologia de projeto e processo criativo.


Horário de atendimento:

 Terças-feras, das 10h às 13h e das 17h às 18h - Quartas-feiras, das 17h às 18h - Quintas-feiras, das 10h às 13h e das 17h às 18h - Sextas-feiras, das 17h às 18h


Coordenação Cabo Frio

Fale com o
Coordenador


Profa. Vanessa de Moraes Ribeiro

Formação acadêmica:

Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2013), MBA em Gestão da Comunicação Estratégica pelo Centro Universitário Vila Velha (UVV-2008) e graduação em Comunicação Social/ Publicidade pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES -2002).

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5225277134070465


Experiência profissional:

TV Vitória (afiliada Rede Record), IBGE, Instituições de Ensino e agências de propaganda como redatora publicitária na criação de campanhas para anunciantes como Arcelor Mittal, Samarco Mineração, SEBRAE, Prefeitura Municipal de Vitória, TV Gazeta (afiliada Rede Globo), TV Tribuna (afiliada SBT) e Fortlev.


Horário de atendimento:

Segunda-feira: 18h às 22h - Quarta-feira: 18h às 22h - Quinta-feira:11h às 13h

E-mail[email protected]



onde cursar

Barra

Av. Gal. Felicíssimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de janeiro - RJ

Mais Mapa

Cabo Frio

Estrada Perynas, S/N, Perynas.

Cabo Frio - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa