Graduação Publicidade e Propaganda
Próxima turma: |
2º semestre de 2018 |
Habilitação: |
Bacharelado |
Duração: |
Campi Tijuca, Barra e Cabo Frio - 4 anos |
Situação legal: |
Campus Tijuca
Campus Cabo Frio
Campus Barra da Tijuca Visita de Reconhecimento para o curso de Publicidade da Barra, agendada para 12/03.
|
Campus e turno: |
Campi Barra da Tijuca, Tijuca e Cabo Frio - Manhã e noite |
O Curso
A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunidade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização.
Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em dois cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Jornalismo agora não é mais uma habilitação em Comunicação Social. Quem concluir o curso e colar grau receberá um diploma de Bacharel em Jornalismo.
O publicitário está preparado para divulgar produtos, marca e imagem de empresas em qualquer segmento de atuação. Elabora estratégias de comunicação, cria campanhas para mídias tradicionais, digitais e alternativas, define a forma e os veículos de comunicação adequados para a eficiência da mensagem, planeja ações na área de promoção e merchandising, desenvolve campanhas de comunicação interna e ações de relações públicas. Trabalha em roteiro e produção de audiovisuais para televisão, cinema e internet.
É possível obter dois diplomas de graduação em cinco anos e meio. Na UVA é possível se formar em Jornalismo e Publicidade em apenas um ano e meio a mais e obter o segundo diploma. A grade curricular integrada permite ao aluno concluir um curso e fazer o outro em apenas três semestres. Quem faz Jornalismo e/ou Publicidade e Propaganda na UVA está mais preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
Características do curso
Na UVA é possível se formar em Jornalismo e Publicidade e Propaganda em apenas um ano e meio a mais e obter o segundo diploma. A grade curricular integrada permite ao aluno concluir um curso e fazer o outro em apenas três semestres.
Quem faz Jornalismo ou Publicidade e Propaganda na UVA está mais preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
Diferenciais UVA
Desempenho entre as melhores do Rio de Janeiro nas avaliações do INEP/MEC. Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UVA têm nota 4 no Enade. Além disso, o Curso de Jornalismo recebeu receberam três estrelas durante quatro anos seguidos (2011, 2012, 2013 e 2014) pelo Guia do Estudante dos melhores cursos do país. O Curso de Publicidade e Propaganda tem a indicação de três estrelas como um dos melhores cursos pelo Guia do Estudante da Abril, que mostra o perfil das instituições superiores para quem vai entrar na faculdade em 2015.
Corpo docente altamente qualificado, com titulação acadêmica e experiência profissional nas principais empresas de comunicação do Brasil, como Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Brasil, O Globo, Jornal do Commercio, Rádio MEC, Canal Futura, Globosat, , InterTV - Alto Litoral, Editora Abril, Rádio JB, Giovanni/FCB, MKT Public e outras grandes agências de comunicação.
Ensino integrado, com forte base teórica e direcionado à prática profissional desde o primeiro período, utilizando os laboratórios da Casa de Comunicação na produção de programas para a TV Universitária do Rio de Janeiro e para a WebTV da universidade, o TV UVA online, além de conteúdo para mídias impressa e digital nas Oficinas de Jornalismo e de Propaganda;
- Parcerias e convênios que possibilitam o estágio profissional;
- Obrigatoriedade da Prática Profissional nos três últimos períodos do curso;
- Incentivo a atividades extracurriculares que simulem ambientes profissionais em Jornalismo e Publicidade e Propaganda;
- Presença de ex-alunos da UVA no mercado de trabalho em Comunicação.
Matriz Curricular
Clique aqui e veja a Matriz Curricular.
Mercado de Trabalho
A Comunicação é fundamental hoje em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado ao profissional com formação em Comunicação.
O publicitário encontra opções de trabalho na área de criação, atendimento e mídia das agências de publicidade, em escritórios de comunicação, departamentos de marketing e comunicação de empresas, produtoras de rádio e audiovisual, empresas de pesquisa de mercado e empresas de entretenimento.
Coordenação Tijuca
![]() Coordenador |
Profa. Míriam AguiarFormação acadêmica:Doutora em Comunicação e Cultura pela USP e Pós-doutora em estudos sobre consumo agroalimentar pelo UMR Innovation, Montpellier, França. Experiência profissional: Iniciou sua carreira profissional como produtora cultural e assessora de imprensa, posteriormente atuou com planejamento de campanhas publicitárias e colaboradora da imprensa especializada, funções que continua exercendo, paralelamente à atuação como professora e coordenadora de cursos nas áreas de Comunicação desde 1999. É autora de três livros sobre comunicação e consumo e de artigos publicados em revistas científicas e coletâneas acadêmicas. Horário de atendimento:
Segunda-feira: 18h às 21h E-mail: [email protected] |
Coordenação Barra
![]() Coordenador |
Profa. Ediana AvelarFormação acadêmica:Formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Doutoranda em Ciência Política. Mestre em Educação. Especialista em Marketing, Negócios e Docência do Ensino Superior. Experiência profissional: Iniciou sua carreira trabalhando em agências de publicidade e veículos de comunicação. Foi Diretora de Marketing e Gerente de Marketing em empresas educacionais e veículos de comunicação por mais de 20 anos. Planeja e executa projetos de pesquisa de mercado e lançamento de novos produtos. Foi Diretora do Sindicato dos Publicitários. É conselheira do Grupo de Integração Acadêmica (GIA), na Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN). |
Coordenação Cabo Frio
![]() Coordenador |
Profa. Vanessa de Moraes RibeiroFormação acadêmica:
Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2013), MBA em Gestão da Comunicação Estratégica pelo Centro Universitário Vila Velha (UVV-2008) e graduação em Comunicação Social/ Publicidade pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES -2002). Experiência profissional: TV Vitória (afiliada Rede Record), IBGE, Instituições de Ensino e agências de propaganda como redatora publicitária na criação de campanhas para anunciantes como Arcelor Mittal, Samarco Mineração, SEBRAE, Prefeitura Municipal de Vitória, TV Gazeta (afiliada Rede Globo), TV Tribuna (afiliada SBT) e Fortlev. Horário de atendimento:
Segunda-feira: 18h às 22h - Quarta-feira: 18h às 22h - Quinta-feira:11h às 13h |