UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Engenharia de Produção

Próxima turma:

1º semestre de 2018

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

5 anos

 

Situação legal:

Campi Tijuca, Barra e Centro:

Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 1.934, de 19/11/2010.  
 

Campus Cabo Frio
Autorizado pela Resolução 9/07 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA. - Reconhecimento em processamento no MEC.

 

Campus e turno:

Campi Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio - Manhã e noite

As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

O Curso

O engenheiro de produção tem por objetivo fazer um mundo melhor. A Engenharia de Produção surge da necessidade de se conceber, projetar e gerenciar sistemas produtivos no que se relaciona a bens e serviços, integrando matéria prima, máquina, ser humano e meio ambiente, levando em consideração o planejamento, a estratégia, o processo, o método, a qualidade, a área financeira, a instalação, a ergonomia, a logística e o marketing.  Na verdade, a Engenharia de Produção é a menos tecnológica das engenharias, na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades.
 

O Curso de Graduação em Engenharia de Produção tem o objetivo de formar engenheiros com capacitação para atuar na gestão das organizações de bens e serviços, buscar contínua atualização e aperfeiçoamento, ser empreendedor, trabalhar em equipe multidisciplinar e exercer liderança, utilizando a informática como ferramenta e sendo sensível às questões sociais, humanas e ambientais.
 

O currículo pleno do curso possibilitará ao engenheiro ter uma formação básica em estudo, projeto e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, métodos, gestão financeira e processos da Engenharia de Produção, visando à melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto ou do serviço e das pessoas na organização.
 

O curso caracteriza-se por diferentes enfoques de estudo, permitindo a sua flexibilização, de modo a preparar o profissional para a sua atuação plena no campo da Engenharia de acordo com seus interesses de profissionalização, e em função da demanda sócio-econômica do mercado. Assim, as disciplinas habilitam o formando para o exercício pleno da profissão, com um currículo equilibrado e reforçado em disciplinas de caráter geral.
 

Além disso, trata-se de uma graduação que permite a continuidade de estudos em outras áreas fora da Engenharia.

Características do curso
Forma profissionais habilitados a atuarem em projeto, operação, gerenciamento e melhoria dos sistemas de produção e operação em empresas de manufatura e serviços, com perfil pró-ativo, empreendedor e aptos à inovação. Considerando aspectos humanos, tecnológicos, sociais e econômico-financeiros, o curso prepara o aluno para atuar em empresas privadas e públicas, além da possibilidade de abrir seu próprio negócio.


 

 

Diferenciais UVA

  • Corpo docente formado por professores doutores, mestres e especialistas com experiência acadêmica e profissional, que atuam nas principais empresas públicas e privadas, tais como: Petrobras, Vale, BNDES, Furnas, DELL, Sebrae, Gerdau, Senai-Cetiquet, Fiocruz, além de destacada atuação em consultorias em empresas de médio e grande portes;
  • Grade curricular com ênfase em disciplinas profissionalizantes relevantes para o mercado de trabalho;
  • Realização de eventos que complementam a formação acadêmica, especialmente com as novas tendências de mercado, e participação em projetos de iniciação científica e tecnológica;
  • Visitas técnicas a empresas de referência com objetivo de complementar a formação dos alunos;
  • Confortável biblioteca com livros e revistas atualizadas, além de salas reservadas de estudo em grupo;
  • Convênios de estágio com várias empresas;
  • Laboratórios de Informática funcionando inclusive aos finais de semana;
  • Reconhecimento de mercado com obtenção, por parte dos ex-alunos da UVA, de excelente desempenho e boa colocação no mercado de trabalho.


Mercado de Trabalho

O mercado de Engenharia de Produção é, sem dúvida, o que desfruta da melhor situação, com excelentes possibilidades de colocações, principalmente em função do perfil do profissional que coincide com o perfil demandando no atual momento econômico.
 

O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo, estendendo-se desde empresas de manufatura de produtos, órgãos governamentais, consultorias de negócios e em empresas de prestação de serviços, podendo assumir diversas áreas da empresa, como:
 

  • Área de planejamento: elaboração de planejamento estratégico, planejamento estratégico de produção e financeiro;
  • Área de produção e operações: planejamento e controle da produção, implantação de melhoria de processos produtivos e de serviços com base em Programas Lean Six-Sigma;
  • Área financeira: controle financeiro, controle dos custos e análise de investimentos;
  • Área de logística e gestão da cadeia de suprimentos: planejamento de estoques, planejamento de transporte e localização de armazéns, serviços logísticos, além de gestão da cadeia de suprimentos;
  • Área comercial e marketing: planejamento do produto, previsão de demanda, gerência de canais e de mercados.

Coordenação Tijuca

Fale com o
Coordenador


Prof. Carlos Roberto Falcão de Albuquerque

Formação acadêmica:

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (COPPE-UFRJ). Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (COPPE-UFRJ). Licenciado em Química (UERJ).


Experiência profissional:

Professor auxiliar da Universidade Veiga de Almeida, onde coordena o curso de Engenharia de Produção do campus Tijuca (desde setembro de 2014). Ministra aulas nas disciplinas de Engenharia e Nutrição. Professor adjunto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, onde já coordenou cursos de Engenharia de Produção e de Tecnologia de Processos Metalúrgicos por mais de 2 anos, tendo criado 3 laboratórios de pesquisa em Engenharia de Produção e em Metalurgia. Foi membro de Conselho Superior e de Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como atuou em organizações de eventos científicos e concursos públicos. Atua como pesquisador nas áreas de Química de Superfície, Biocorrosão e Ensino em Engenharia com projetos aprovados e financiados pela FAPERJ.


Horário de atendimento:

Terça-feira, das 10h às 12h
Quarta-feira, das 18h às 18h30
Sexta-feira, das 18h às 20h30


Coordenação Barra

Fale com o
Coordenador


Prof. Marcio Alves Suzano

Formação acadêmica:

Doutorando em Educação (UNINI/MX). Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica (UFRJ/RJ). Especialização em Engenharia de Manutenção (UNESA/RJ). Graduação em Engenharia Civil (UNG/SP).


Experiência profissional:

Doutorando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana ? UNINI México (2016). Pesquisador pela COPPE / IVIG na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2016). Mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Engenharia de Manutenção pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro (2007). Licenciatura Plena no Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (1999), no curso de Formação de Docentes com habilitação em Construção Engenheiro Civil pela Universidade de Guarulhos em São Paulo (1995). Escritor no segmento técnico e professor das disciplinas de Logística, Produção, Materiais e Patrimônios, Gestão Estratégica, Planejamento e Controle da Manutenção, Gestão da Manutenção, Gestão do Sistema de Informações e Projetos. Atualmente, coordena os cursos de Engenharia da Universidade Veiga de Almeida na unidade Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tem vasta experiência nas áreas de Planejamento, Engenharia, produção, Logística e Manutenção de Aeronaves Civis e Militares.


Horário de atendimento:

Terça-feira: 10:00 às 12:00h;
Quarta-feira: 16:00 às 18:00h;
Quinta-feira: 16:00 às 18:00h.

E-mail: [email protected]


Coordenação Cabo Frio

Fale com o
Coordenador


Prof. Tulio Vagner dos Santos Vicente

Formação acadêmica:

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA, Pós-graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas FGV/RJ e especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - CEFET/RJ. Graduado em Engenharia Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro CEFET/RJ. Exerceu diversos cargos executivos nas áreas de Gestão da Produção, Gestão Ambiental e Gestão de Pessoas. 


Experiência profissional:

Exerce atividades acadêmicas como Professor Universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou em diversas Instituições Organizacionais, tais como: Instituto Estadual do Ambiente – INEA,  como Superintendente Regional; Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - SERLA, como Gerente Regional; Comitê de Bacia Lagos São João, como Secretário Executivo; Companhia Fluminense de Trens Urbanos - Flumitrens (diversos cargos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (diversos cargos). Atualmente desenvolve atividades profissionais técnicas no Instituto Estadual do Ambiente- INEA e acadêmicas na Universidade Veiga de Almeida – UVA, Campus Cabo Frio/RJ, como Professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção.


Horário de atendimento:

E-mail: [email protected]


Coordenação Centro

Fale com o
Coordenador


Julio Cesar Pereira de Oliveira

Formação acadêmica:

Mestre em Engenharia de Produção na área de concentração de Gerência da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)


Experiência profissional:

Atuou em organizações empresariais, tais como Dialog Consultoria, Inovação e Sustentabilidade, na função de Gerente de Projetos onde desenvolveu projetos junto a empreendedores individuais em parceria com a empresa Votorantim Cimentos nos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS); e Supervia Trens Urbanos, onde trabalhou com planejamento estratégico e logística. Atualmente é servidor publico federal da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde atua como Gerente de Contratos, desenvolvendo atividades de mapeamento de processos, gestão de contratos, desenvolvimento e gestão de processos automatizados. Tem experiência profissional como Engenheiro de Produção nas áreas de planejamento estratégico, gestão por processos, engenharia de métodos, PCP e logística.


Horário de atendimento:

Segunda-feira: das 17h20 às 18h20 e das 20h20 às 21h20
Quarta-feira: das 17h20 às 18h20
Quinta-feira: das 18h às 20h30

E-mail: [email protected]


Coordenação Ciclo Básico

Fale com o
Coordenador


Profª. Andreia de Faria Nogueira

Formação acadêmica:

Doutorado em Física Molecular pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Física de Semicondutores pela Universidade Federal Fluminense (1997) e graduação em bacharelado em física pela Universidade Federal Fluminense (1993).


Experiência profissional:

Atuou como professora substituta no Departamento de Análise da UERJ(2000) e no Departamento de Matemática Aplicada da UFF (2003 a 2005 e 2008 a 2010). Atualmente é coordenadora do ciclo básico das Engenharias e professora da Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca. Exerceu a função de professora responsável pelas disciplinas de Cálculo Elementar, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III e atuou como professora no projeto de Curso de Nivelamento de Matemática - Campus Cabo Frio. Possui experiência na área de Física, com ênfase em Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, atuando principalmente no seguinte tema: espectroscopia. Leciona há 11 anos disciplinas aplicadas de Matemática para os cursos de Engenharia, Sistemas de Informação, Física, Matemática e Química.


Horário de atendimento:

4ª feira - 11:00h às 14:00h e 17:00h às 20:00h.

E-mail: [email protected]



onde cursar

Barra

Av. Gal. Felicissimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de janeiro - RJ

Mais Mapa

Cabo Frio

Estrada Perynas, S/N, Perynas.

Cabo Frio - RJ

Mais Mapa

Centro

Rua Teófilo Otoni, 123, Centro.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa