UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Ciências Biológicas - Bacharelado (Ênfase em Ecologia)

Próxima turma:

1º semestre de 2018

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

4 anos

 

Situação legal:

Campus Tijuca
Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 539, de 4/3/2011.

 

Campus e turno:

Campus Tijuca - Manhã e noite


As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

O Curso

O biólogo pode ser conceituado como o profissional que investiga os organismos vivos e suas interações na busca de conhecimentos que tornem a existência da espécie humana mais segura e agradável. Podemos confirmar isto pela crescente aplicação desses conhecimentos nas ciências da saúde, no meio ambiente e nas ciências agrícolas.
 

As atribulações do mundo moderno exigem um grande empenho dos profissionais envolvidos na conquista da qualidade de vida. As questões biológicas, da saúde e ambientais são de grande importância para que esse objetivo seja alcançado. Dessa forma, podemos atribuir ao biólogo um papel de grande relevância, mas também de grande responsabilidade para atuar na melhoria do perfil da sociedade contemporânea.
 

O biólogo em Ciências Biológicas tem um amplo espectro de oportunidades no mercado de trabalho. Os bacharéis podem atuar nas atividades de pesquisa, consultoria, perícia e gerenciamento, possibilitando a realização de trabalhos efetivamente importantes nas questões ambientais do mundo contemporâneo.
 

O portador de diploma de licenciatura em Ciências Biológicas poderá solicitar reingresso no curso de bacharelado, tendo aproveitamento de créditos cursados, podendo concluir o curso em até um ano.

 

Características do curso
O bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia tem um amplo espectro de oportunidades na expectativa do mercado de trabalho, podendo atuar nas atividades de pesquisa, consultoria, perícia, gerenciamento ambiental, docência no terceiro grau e como responsável técnico em instituições científicas, possibilitando a realização de trabalhos efetivamente importantes nas áreas de Biotecnologia, Meio Ambiente, Saúde, além da Docência Superior.
Este curso está reconhecido pela Portaria nº 608 28/06/07 SESU-ME.

 

Diferenciais UVA

  • Formação direcionada para o novo mercado de trabalho, que exige um profissional com visão ampla.;
  • Corpo docente qualificado e atualizado, doutores nas suas áreas de atuação específicas e com reconhecimento profissional no Conselho de Biologia;
  • Realização de eventos científicos e sociais, visitas técnicas, fóruns, seminários e trabalhos de campo;
  • Grade curricular atualizada, dando ênfase aos conhecimentos exigidos no meio profissional;
  • Convênios com importantes instituições de ensino, pesquisa e empresas que dão  oportunidade de estágio e aprimoramento profissional;
  • Fomento à pesquisa, que complementa a formação do estudante, além de abrir-lhe novos horizontes e possibilidades;
  • Aulas práticas em laboratórios específicos, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências técnico-científicas;
  • Após concluir o Curso de Graduação em Biologia com ênfase em Ecologia, é possível solicitar reingresso para cursar a Licenciatura, podendo aproveitar parte dos créditos cursado.
  • Membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Gaundú 

 

Mercado de Trabalho

• Secretarias de Meio Ambiente, Parques e Reservas Florestais, Órgãos Públicos: de Meio Ambiente como o INEA, de Saúde, Educação, Planejamento;
• Gerenciamento de bacias hidrográficas, parques e jardins, zoológicos, laboratórios de análise ambiental, em instituto de pesquisa como Embrapa, Fiocruz, Imetro, em órgãos de perícia e  fiscalização, em indústrias de petróleo, de tintas, alimentares e farmacêuticas entre outros espaços.

A regulamentação da profissão de Biólogo e a criação do Conselho Federal de Biologia

• CFBio datam de 03 de setembro de 1979, estando apoiada na Lei n.º 6.684/79,  sancionada pelo Presidente da República.

O exercício da profissão de Biólogo é privativo dos portadores de diploma, devidamente registrado, de bacharel ou licenciado.
 

Diretor Acadêmico

Tijuca: Eduardo Mendes Maluf
Formação acadêmica e experiência profissional: Possui Mestrado em Educação pela UFJF (2000), graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992). Experiência em Gestão Educacional. Atualmente é Diretor Acadêmico da Universidade Veiga de Almeida - campus Tijuca Rio; professor titular da Universidade Veiga de Almeida - campus Tijuca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, História e Didática do Ensino Superior. Possuí experiência em Direção Acadêmica e Coordenação de Curso.

Horário de atendimento: Sob agendamento.

 

Coordenação Tijuca

Fale com o
Coordenador


Cristiane Fiori

Experiência profissional:

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Veiga de Almeida.
Professora de Zoologia de Invertebrados.
Realiza pesquisa nas áreas de Ecologia Marinha e Gestão Ambiental
Atua em Projetos de Monitoramento Ambiental para EIA/RIMA, como consultora.


Horário de atendimento:

2ª Feira: 17:00/21:00
3ª Feira: 08:00/13:00 e 13:00/16:00
5ª Feira: 08:00/13:00, 13:00/ 18:00 e 18:00/21:00

E-mail: [email protected]



onde cursar

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa