Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Veiga apoia projeto de reintegração de menores infratores

Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Durante seis meses, 13 jovens contaram com acompanhamentos psicológico e educacional para inserção no mercado de trabalho

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) foi uma das apoiadoras do Projeto de Vida, que tem como objetivo afastar jovens infratores da criminalidade. O projeto surgiu de uma parceria entre a Veiga; a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal da Justiça do Rio de Janeiro; a ONG Mãe África (AMA); o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); e o Conselho Municipal do Direito das Crianças e a Adolescente do Rio de Janeiro.

 

Durante seis meses, a universidade promoveu aulas de reforço escolar a 13 menores, além de atendimento psicológico para os jovens e seus familiares. Professores e alunos das graduações de Biologia, Jornalismo, Publicidade, Engenharias, Letras, Pedagogia, Sistema de Informação e Serviço Social abordaram temas de história, geografia, matemática, tecnologia, entre outros.

  

A ideia do Projeto de Vida é estimular o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sociais e emocionais, através de oficinas socioeducativas que têm como finalidade a inserção de jovens de 12 a 16 anos no mercado de trabalho.

 

Bárbara Valente, que é aluna do curso de Jornalismo da UVA e colaboradora da AMA, participou do projeto e ressalta a importância das atividades propostas para o futuro dos adolescentes: “Mostramos as possibilidades que uma instituição de ensino pode proporcionar. O projeto entrou em questões de uma realidade mais próxima a deles, além de expandir as perspectivas introduzindo esses jovens a um mundo que eles também pertencem”.

 

A coordenadora do curso de Serviço Social, Vânia Dutra, conta que as aulas foram realizadas no campus Tijuca da UVA e que a experiência desse tipo de atividade também agrega ao desenvolvimento dos universitários. “Este projeto de extensão proporciona a evolução de competências e habilidades nos campos social e emocional. Também promove o estudo sistemático e a elaboração de metodologias e processos pedagógicos”, explica;

 

Para conhecer mais sobre o curso de Serviço Social da UVA, clique aqui.

 

 

25/mar/2019

Tema:
UVA,