Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA recebe a SIQ 2019

Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Diversos nomes do universo da animação estiveram no campus Tijuca para falar com os alunos

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) foi palco do quarto dia da Semana Internacional de Quadrinhos 2019 (SIQ), promovida pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Na última sexta-feira (10), a instituição recebeu personalidades da animação e dos quadrinhos.

 

O evento, que é uma parceria dos cursos de Design Gráfico e Design de Animação da UVA com a ECO-UFRJ, teve como foco possibilitar um encontro interdisciplinar da cultura pop, aproximando o mercado do universo acadêmico ao promover palestras, oficinas, mesas redondas, exposições sobre quadrinhos, animação, cinema e literatura.

 

Na palestra de abertura, as animadoras Aida Queiroz, Gika Carvalho e Rosana Urbes discutiram sobre produção de animação no Brasil. O dia também contou com Raphael Pinheiro, que ministrou a oficina O cenário como personagem.

 

Em seguida, o coordenador do cursos de Design Gráfico e de Animação da Veiga, Gabriel Cruz, apresentou o AnimaNovos UVA, um compilado dos oito melhores curtas produzidos por alunos nos últimos dois semestres. No final da apresentação, o professor anunciou que três produções foram selecionadas para participar do Anima Mundi 2019, maior festival de animação da América Latina, marcando a presença da UVA pelo quinto ano consecutivo no evento.

 

Para Cruz, a universidade é referência em ensino de animação e isto foi um dos motivos que levaram a organização do evento a abraçar a UVA: “Receber a SIQ é um reconhecimento de mais de dez anos de muito trabalho”, destaca.

 

O aluno Tales Saber, do quarto período de Design de Animação, falou sobre os pontos positivos de receber um evento desse porte na universidade: “É uma ótima oportunidade de estar com profissionais bem colocados no mercado de trabalho”.

 

Para saber mais sobre o curso de Design de Animação da UVA, clique aqui. E para mais informações sobre Design Gráfico, aqui.

 

 

 

14/mai/2019

Tema:
Graduação,