Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA recebe nota máxima em Conceito Institucional

Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Avaliação feita pelo MEC analisa as instituições em cinco eixos diferentes

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebeu, na última quarta-feira (6), o Conceito Institucional (CI) 5, nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Com o objetivo de medir o desempenho das instituições de ensino superior, o resultado é gerado após visitas de especialistas do ministério na universidade.

 

No final do ano passado, a UVA já havia aumentado o Índice Geral de Cursos (IGC) para 4, o que inclui a Veiga num pequeno grupo de instituições de ensino superior privadas do Brasil que apresentam essa combinação de CI e IGC, estando entre as dez melhores do país.

 

A análise do conceito é feita através da classificação de cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, gestão e infraestrutura. Assim, a nota cinco faz parte de uma construção coletiva entre os corpos docente e discente, além do investimento em metodologias inovadoras de aprendizagem, laboratórios e estrutura de ponta.

 

“O conceito máximo atribuído à Veiga representa o reconhecimento de um projeto pedagógico institucional inovador e dinâmico”, destaca Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, reitor da UVA. De acordo com ele, a proposta educacional da instituição foi percebida pela comissão de avaliação em todas as etapas do processo, inclusive no depoimento entusiasmado de alunos e professores.

 

Segundo o presidente da Rede Ilumno no Brasil – mantenedora da UVA – Arlindo Cardarett Vianna, o resultado da nota se dá pela evolução constante de práticas, políticas e ações. Para ele, isso foi uma construção que se deu ao longo do tempo, refletindo diretamente nos eixos avaliados pelo MEC.

14/mar/2019

Tema:
UVA,