Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA no CINEfoot 2019

Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Ex-aluno de Jornalismo é um dos selecionados com curta que conta a história do time Duque de Caxias

 

O egresso do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Jerson Pita, foi selecionado para as mostras da 10ª edição do CINEfoot. O evento é o único festival cinematográfico de futebol do Brasil, pioneiro na América Latina e acontece durante o mês de setembro: de 5 a 10 no Rio de Janeiro, de 6 a 9 em Niterói, de 11 a 15 em Belo Horizonte e de 12 a 16 em São Paulo, com entrada franca.

 

O CINEfoot se tornou uma das mais importantes plataformas de exibição do cinema mundial futebolístico, levando às telas brasileiras mais de 400 obras. E foi no processo de finalização do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que Pita foi orientado quanto à qualidade da sua produção e encorajado a participar da competição.

 

Depois de decidir embarcar nessa aventura, começaram os preparativos para o curta-metragem Nada Nos Para, que conta a história do Duque de Caxias Futebol Clube. Para o egresso, a escolha do time foi uma questão de dominar o assunto e, ao mesmo tempo, fazer as pessoas enxergarem com outro olhar o futebol que não possui tanto glamour.

 

Segundo Pita, a edição do trabalho foi a parte mais desafiadora: “Filmamos mais de seis horas de conteúdo para resumir em 20 minutos de filme. Foi um processo que durou meses e, com certeza, o mais árduo. Mas no final a sensação é de dever cumprido”.

 

Hoje, seu antigo professor da Veiga e orientador do TCC, Gustavo Lacerda, assina embaixo os créditos da obra. “A seleção para o CINEfoot foi consequência de um trabalho muito bem feito e de extrema qualidade, além de levar uma reflexão crítica acerca de times periféricos”, destaca. Para ele, é importante poder mostrar a história de um time da Baixada Fluminense em um festival internacional.

 

No total, foram cerca de mil inscrições para 63 filmes selecionados para a programação geral do festival. Os resultados são feitos através do voto popular e anunciados durante a cerimônia de encerramento, quando as Taças CINEfoot são entregues.

 

O Nada Nos Para será exibido no dia 7 de setembro, às 17h, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB RJ).

27/ago/2019

Tema:
Egresso,