Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA no carnaval 2019

Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Alunos do MBA em Figurino e Carnaval estão produzindo fantasias para desfilarem na Paraíso do Tuiuti

 

Cerca de vinte alunos do MBA em Figurino e Carnaval estão produzindo fantasias do terceiro carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, vice-campeã carnaval de 2018. A produção está sendo realizada no campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA), sob a orientação do carnavalesco Jack Vasconcelos. Os alunos vão desfilar com a fantasias produzidas por eles. A escola tem como samba-enredo O Salvador da Pátria, que fala sobre o nordeste brasileiro.

 

Criado em 2007, o curso se destaca por ser o primeiro da área no Brasil. Com o objetivo de desenvolver métodos de pesquisas em artes cênicas e carnaval, o MBA abrange técnicas de criação e elaboração de figurinos, fantasias e adereços cênicos e carnavalescos.

 

E engana-se quem pensa que as aulas se limitam apenas à sala de aula. Durante o curso, os alunos realizam visitas técnicas a Cidade do Samba, teatros, ateliês de figurinos e estúdios de televisão. O corpo docente é composto por carnavalescos renomados, como Jack Vasconcelos, da Paraíso do Tuiuti, que ministra a disciplina Projeto de Fantasias; Edson Pereira, da Unidos de Vila Isabel, com Projeto de Alegorias e Adereços; Luiz Carlos Magalhães, presidente da Portela, com História do Carnaval; e Gustavo de Melo, enredista do Acadêmicos do Salgueiro, com a disciplina Desenvolvimento de Enredo.

 

E o curso ajudou a formação de algumas personalidades do carnaval carioca, como os carnavalescos Severo Luzardo, da União da Ilha do Governador, e Tarcísio Zanon, da Estácio de Sá.

 

 

 

23/jan/2019

Tema:
Pós-graduação,