Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA em prol da diversidade

Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Saiba como a Veiga apoia a inclusão no ambiente acadêmico

 

Um dos objetivos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) é formar profissionais dotados de senso crítico, sensibilidade cultural, cientes e responsáveis de seus papeis social e profissional. Para isso, a instituição conta com uma Comissão de Diversidade Humana, que tem como propósito assegurar questões de igualdade e inclusão, além de fomentar a conscientização dos estudantes.

 

A comissão existe desde 2015 e, de lá para cá, adotou políticas que promovem melhorias, bem-estar e desenvolvimento social. Além de escolherem os temas abordados, os membros da comissão também decidem a melhor forma de instaurá-los, seja através de eventos no campus ou por programas.

 

Hoje, uma das principais iniciativas de inclusão é o programa de refugiados, em que cinco imigrantes foram abraçados pela UVA com bolsa integral e suporte na língua portuguesa, através de aulas e oficinas. Além disso, o direito ao uso do nome social também já é uma realidade na UVA.

 

Todos os espaços da Veiga visam a garantia da igualdade de oportunidades e de tratamento, como ledores para os portadores de deficiência visual, a possibilidade de reposta oral em provas, entre outras acessibilidades.

 

Para a responsável pela comissão, Tatiana Lima, é fundamental que uma universidade adote essas políticas. “O respeito precisa ser trabalhado entre os alunos para que desde sempre a diversidade seja vista com a importância que se deve ter. Aqui, promovemos quebra de barreiras”, destaca.

 

Para os discentes que queiram procurar algum tipo de suporte através dos núcleos da comissão, basta enviar um e-mail para [email protected]

14/nov/2019

Tema:
Graduação,

Eventos

Ver Todos