Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

UVA e Breda University visitam Jardim Gramacho

Junior Almeida, do Laboratório de Comunicação Corporativa (LabCom), campus Barra   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Atividade foi realizada durante III Feira de Práticas Sustentáveis

 

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) em parceria com a Breda University, da Holanda, promoveu uma visita de alunos à comunidade Jardim Gramacho na semana passada. A atividade foi realizada em parceria com a ONG Engenhar e fez parte da programação da III Feira de Práticas Sustentáveis (FPS), organizada pela professora Lurdes Costa, do curso de Psicologia. O objetivo era mostrar aos universitários como as organizações atuam de forma prática em locais com poucos recursos.

 

O bairro fica no município de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro e próximo ao lixão que funcionou de 1978 até 2012. Após seis anos do fim das atividades do aterro sanitário, os moradores ainda convivem com os dejetos e carecem de saneamento básico e água potável. Lurdes destaca como é importante não fechar os olhos e buscar fazer algo por este território. “Jardim Gramacho não atende nenhum dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, conta.

 

A presidente da Engenhar, Maglane Andrade, explica que a atuação da ONG não se limita à engenharia e que profissionais de outras áreas são bem-vindos. “As pessoas não precisam só de um prato de comida, precisam de infraestrutura”, afirma. Um dos exemplos deste trabalho é o sistema de captação de água da chuva, instalado na casa de Maria “Marinha” de Lurdes, de 68 anos, atendida pela instituição. “Eles me ajudam muito, é uma maravilha”.

 

Sair da sala de aula e estar em campo para aplicar o que foi ensinado aos alunos é um dos objetivos da parceria da Veiga com a Breda University. Além disso, os alunos saem de suas zonas de conforto. “Este exercício é importante porque todo mundo conhece o Rio, mas não este lado”, afirma Nataly de Lie, estudante holandesa e autora de um projeto ecológico para o município de Silva Jardim.

 

Depois das atividades, a visita seguiu para o campus Tijuca. Lá os alunos realizaram um exercício de integração entre Brasil e Holanda e conversaram sobre as experiências da visita. Pâmela Oliveira, do curso de Relações Internacionais da UVA, afirma que não vai esquecer o que aprendeu e viu. “Mesmo com poucas condições, eu posso ajudar de alguma forma”, destaca. No fim do dia, todos seguiram para o Morro da Babilônia e lá conheceram o dia a dia da comunidade.

 

05/dez/2018

Tema:
Graduação,

Eventos

Ver Todos