Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Tijuca

TV UVA completa 10 anos

Gabriel Brum   |    Tijuca

Alunos de Jornalismo e Publicidade produzem os programas que vão ao ar

A TV UVA, canal de comunicação da Universidade Veiga de Almeida, está completando 10 anos em 2018. Ao longo dos anos, diversos programas foram produzidos, parcerias foram firmadas e a participação dos alunos do curso de Comunicação Social na elaboração de materiais para a TV aumentou. O canal, que surgiu como um projeto de pesquisa em 2006, ganhou tanta força dentro da instituição que ganhou um braço de produção no campus Barra.

Monica Miranda, diretora da TV UVA, lembra que foi preciso fazer um ano de testes dos recursos operacionais e tecnológicos antes que o produto final fosse divulgado para toda a comunidade UVA. “Observamos que as pessoas estavam migrando para a internet e fizemos pesquisas de campo para identificar as vontades do nosso público-alvo. Era também a chance de escoarmos os materiais de boa qualidade produzidos pelos nossos alunos em sala de aula”, explica.

Com a abertura da TV, era preciso mão de obra. Para isso foram realizados workshops em roteiro, produção, apresentação e edição para os alunos dos primeiros períodos. “Conseguimos setorizar nossa TV, mas ainda faltava o jornalismo na nossa programação. Tivemos ideias sobre o assunto ao longo dos anos e colocamos o TV UVA Notícias no ar há dois anos”, destaca. Um dos principais trabalhos da equipe do jornal foi a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Para selecionar os alunos que iriam fazer monitoria no novo telejornal, Monica contou com a ajuda do professor Gustavo Lacerda. “Como ele leciona telejornalismo, pedi que escolhesse os estudantes que mais se destacaram na disciplina e os convidamos para integrar o time da TV. O resultado inicial foi muito positivo e já estamos pensando em produzir um telejornal ao vivo”.  Segundo a diretora, a TV se tornou um grande cartão de visitas para o mercado e que grandes empresas estão de olho no trabalho dos alunos.

A TV UVA cresceu tanto que se expandiu para o campus Barra. “Primeiro eu fui dar aula na unidade para criar a cultura de produção para a TV. Em seguida, buscamos um espaço físico para sediar nosso braço na unidade e colocamos toda a produção do programa Arena para ser feita pelos estudantes de lá”, explica. Ela ressalta que os alunos de Cabo Frio também participarão da produção de materiais para os programas da TV. Para Monica, essa é a oportunidade de expandir o portfólio e desenvolver o lado empreendedor dos alunos.

O padrão de qualidade é tão bom que a TV UVA já foi premiada por um documentário. “No 18º Gramado Cine Vídeo, em 2010, ganhamos na categoria Televisão Universitária Brasileira com a produção do documentário Nossa Família, que mostrava os novos cenários de famílias do país. E ficamos bem selecionados no prêmio nacional de Campanha Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em 2017, com a campanha "Time de Respeito"”, destaca.

07/mai/2018

Tema:
Graduação,