Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Talentos UVA: Conheça Janaína Vieira, do NEAD

Maria Eduarda Bellei   |    Tijuca Barra Cabo Frio

 

Série traz, a partir de hoje, histórias dos colaboradores da Veiga

 

Mais de 15 livros publicados, vencedora de quatro prêmios literários e um título internacional. Janaína Vieira, de 46 anos, trabalha na produção de conteúdo do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Veiga de Almeida (UVA), com revisão de textos e produção de livros da Rede Ilumno, mantenedora da instituição. A escritora abre a nova série de matérias, que a partir de hoje valoriza os talentos que, juntos, são mais um diferencial da UVA.

 

Seus primeiros textos foram escritos com apenas 14 anos, quando começou com poesias e crônicas. Já adulta, escreveu suas duas primeiras obras, Só entre nós O caminho do sol, livros de ficção destinados ao público juvenil. Segundo Janaína, ambos fazem muito sucesso até hoje em escolas de todo o país, pois são utilizados como leitura suplementar em disciplinas como Língua Portuguesa e Literatura.

 

Desde então, Janaína não parou de produzir e já possui diversos livros publicados no Brasil. “Um dos meus preferidos chama-se Shakespeare e elas, escrito em parceria com duas amigas autoras”, cada uma delas revisou e adaptou um texto de Shakespeare para uma linguagem atualizada, de forma mais clara ao público.

 

Vencedora do The Wattys 2015, considerado o Oscar da literatura online, Janaína também conta que ganhou o prêmio Adolfo Haizen, além de um título na Índia com a obra If the baby comes. A escritora ainda sonha em publicar mais livros em outros países com o objetivo de mostrar a realidade brasileira para outras culturas. Janaína também espera escrever em breve sobre gestão ambiental, pois para ela é fundamental a conscientização das pessoas quanto à importância da preservação do meio ambiente.

 

Foi na UVA que Janaína obteve sua primeira experiência com EAD, onde se encontrou. “Estou realmente amando trabalhar com o ensino a distância! Nosso país precisa muito de profissionais atuando nessa área. É uma grande satisfação para mim saber que tudo o que produzimos aqui destina-se a alunos e à formação profissional deles”, conta. 

 

João Jacomel, coordenador de Produção de Conteúdo da Veiga, ressalta que o talento de Janaína como escritora agrega qualidade e uma visão do todo na produção da área. “Janaína cuida de todos os livros, faz a programação e a publicação. É praticamente a nossa editora e cuida também de toda a equipe de revisão externa”, destaca.

 

QUER VER A SUA HISTÓRIA OU INDICAR ALGUM COLABORADOR PARA CONVERSAR CONOSCO? ENVIE SUA SUGESTÃO PARA ([email protected]).

 

 

10/ago/2018

Tema:
Série de Talentos,