Vida academica

Você está aqui

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

O sucesso educacional não é mais, basicamente, reproduzir conhecimento, mas sim extrapolar o que conhecemos e aplicar esse conhecimento em situações novas. Em outras palavras, o mundo agora recompensa as pessoas não mais pela quantidade de informações – os mecanismos de busca sabem tudo –, mas pelo que elas podem fazer com o que sabem, como se comportam no mundo e como se adaptam. 

A educação precisa estar cada vez mais ligada à criatividade, ao pensamento crítico, à comunicação e colaboração. Está relacionada com a capacidade de reconhecer e explorar o potencial das novas tecnologias, e, por último (mas não menos importante), está ligada às qualidades das experiências. Por isso, a UVA reformulou seu projeto educacional, a fim de contribuir de forma efetiva com a formação de estudantes adaptáveis e versáteis, preparados para enfrentar os desafios da sociedade do século XXI.

A estrutura dos currículos se concentra no conhecimento (o que os estudantes sabem e entendem), nas habilidades (como eles usam esse conhecimento) e no meta-aprendizado (como eles refletem sobre si mesmos e se adaptam e continuam aprendendo e crescendo para atingir seus objetivos).

 

Aprendizagem Baseada em Projetos

A implementação bem-sucedida de um projeto eficiente e integrado com as demandas do século XXI depende de um aspecto fundamental: o potencial de ocorrer fora da sala de aula.

A estratégia de aprendizagem por projetos estabelece uma sólida interlocução com as diferentes áreas do conhecimento, destacando seus conceitos, processos, métodos e suas ferramentas, evidenciados nos aspectos práticos e cognitivos do desenvolvimento de um projeto.

Desta forma, o Projeto Acadêmico da UVA fornece suporte ao aprendizado, permitindo ao estudante produzir, agregando ao conhecimento a compreensão de sua aplicação no mundo real, para criar motivação, resiliência e inteligência socioemocional, estratégias de meta-aprendizado para uma formação reflexiva, autodirecionada e adaptável.

Em grupos, os alunos pesquisam e desenvolvem projetos para responder a um questionamento proposto pela Universidade. As disciplinas convergem para pautá-los e subsidiá-los na resposta à situação-problema, que é suscitada no início do semestre.

Para que o Projeto Acadêmico se mantenha dinâmico e contemple as principais dimensões do processo de aprendizado do século XXI, os projetos desenvolvidos nas atividades de formação extraclasse são organizados em torno de seis eixos:

  1. Uso do território e intervenções no entorno e na comunidade;
  2. Sustentabilidade;
  3. Desenvolvimento e ciência;
  4. Automação e Robótica;
  5. Mídias digitais e desenvolvimentos de produtos digitais;
  6. Diversidade.

O objetivo geral é discutir temas globais, desafiando os estudantes na solução de diferentes problemas.

Você é aluno e quer tirar dúvidas sobre como funcionam as atividades de formação extraclasse?

 

Universidade Veiga de Almeida

  • + de 30.000 alunos
  • + de 150 cursos
  • 3 grandes campi
  • + de 45 anos de história