Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Barra
Tijuca
Cabo Frio

Projeto de Jornalismo promove evento sobre diversidade de gênero no campus Barra

Ana Carolina Fernandes – 4º período | Jornalismo   |    Barra Tijuca Cabo Frio

Questões LGBTQI+ foram discutidas durante 2º Seminário sobre Comunicação, Gênero e Sexualidade

 

A segunda edição do Seminário “Comunicação, Gênero e Sexualidade” teve como foco central uma discussão sobre a diversidade. O evento aconteceu na última quinta-feira (10), no campus Barra da Universidade Veiga de Almeida (UVA). O encontro faz parte do Projeto de Iniciação Científica (PIC) orientado pelo professor Eduardo Bianchi. Entre os convidados estavam os jornalistas Erick Rianelli e Guilherme Guagliardi, a roteirista Sandra Pereira e o sociólogo Victor Pimenta.

 

Mediador do encontro e orientador do PIC, Eduardo Bianchi explica a importância de transformar a pesquisa que realiza com os alunos em um evento acadêmico. “Acredito que esse tipo de seminário seja um espaço para reflexão crítica. A ideia é ampliar os laços dentro e fora da universidade e derrubar muros sobre questões importantes como a causa LGBTQI+”, comenta. Os orientandos do projeto e alunos de jornalismo Rafaela Barbosa, Junior Almeida, Gabrielle Lopes e Natalie Chaves contam que o sucesso da primeira edição serviu como motivação para realizar um novo evento. “Percebemos que na faculdade não havia esse tipo de discussão e queríamos ser pioneiros”, destaca Gabrielle, do 4º período de jornalismo.

 

O repórter convidado Erick Rianelli destacou a importância da diversidade e do respeito, dentro do ambiente de trabalho e acadêmico,  para quebrar os paradigmas atuais. “Estamos tendo,  aos poucos, ambientes de redações mais diversas e isso contribui para entregar produtos jornalísticos mais diversificados também", ressalta. A universitária do 6º período, Catarina Costa, conta que após a palestra ficou ainda mais interessada em defender a diversidade dentro da futura profissão. “É importante para nós alunos enxergarmos isso porque quando entrarmos no mercado de trabalho teremos como bagagem as questões que foram debatidas aqui e teremos um olhar diferenciado sobre o assunto”.

Comunicação Social

17/out/2019

Tema:
Graduação,

Eventos

Ver Todos