Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Professor da UVA ministra workshop em tribo Pataxó

Júlia Morais, do Laboratório de Comunicação Corporativa do campus Barra (Labcom)   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Projeto Arquitetura Indígena: tradição e intercâmbio cultural chegou a sua terceira edição

 

Docentes da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram de um workshop que uniu lições da arquitetura indígena com uma viagem de imersão na aldeia Pataxó, localizada em Paraty (RJ), na semana passada.

 

O projeto Arquitetura Indígena: tradição e intercâmbio cultural está na terceira edição e é uma criação do professor de Arquitetura da UVA, Igor de Vetyemy. As atividades foram idealizadas como imersão cultural e os envolvidos foram divididos em grupos para experimentar todas as etapas, como a construção de uma oca. “A ideia era ter uma experiência completa, em equipe”, explica Vetyemy.

 

A professora Lurdes Costa, do curso de Psicologia, também esteve presente. Ela acredita que a experiência instiga e chama a atenção, além de gerar um reflexo dentro da sala de aula. “Como intelectuais, temos o dever de estimular os alunos a refletir e compreender a alteridade dessa nação, transmitindo o que nos foi ensinado”.

 

A visita teve como objetivo promover o intercâmbio cultural entre professores e universitários. “Essa é uma das responsabilidades da universidade: formar o cidadão. E o cidadão não é completo se ele não conhece sua história e a tradição que está no seu sangue. O que me encanta no educador é esse papel de abrir portas dentro da própria pessoa, revelando o seu potencial”, destaca Vetyemy.

01/abr/2019

Tema:
UVA,