Você está aqui

Mestrado Profissional em Odontologia

  • Próxima turma: 1º semestre de 2019
  • Duração: 18 a 24 meses
  • Habilitação: Mestrado
  • Campus e turno: Tijuca – uma semana por mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
  • Investimento: 24 parcelas de R$ 1.707,72

Reconhecido pela Portaria de nº 1.077, de 31 de agosto de 2012

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

O Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida capacita os profissionais para identificar, analisar e solucionar problemas clínicos, visando um amplo conhecimento científico que ultrapassa os limites da técnica pura, formando mestres aptos a desenvolver uma vasta visão de sua profissão, capazes de buscar informações e inovações em diversas competências da área odontológica.

 

Exigências do mercado:

O programa do Mestrado Profissional em Odontologia da UVA está baseado na integração dos conhecimentos técnico-científicos da Odontologia com aqueles oriundos da área de Gestão Profissional, para formar mestres capacitados a desenvolver e gerenciar projetos direcionados ao serviço de clínicas odontológicas e aos serviços de saúde pública. Este formato é uma premissa fundamental para preparar profissionais para atuar no atual cenário da economia brasileira, que projeta constantes mudanças, e estar pronto para lidar com a ascensão dos novos modelos de odontologia de grupo.

Para isso, o programa enriquece a formação do futuro mestre, oferecendo conhecimento teórico em marketing e gestão de clínicas, assim como capacitação prática na clínica de odontologia do Centro de Saúde Veiga de Almeida. As mudanças sociais impostas pela evolução das relações de consumo entre a sociedade e os provedores de serviços de saúde afetam o mercado e o comércio odontológico brasileiro, e impõem aos gestores da área a necessidade de estabelecer uma vantagem competitiva. Isto significa que a formação básica em Odontologia já não é mais suficiente. O gestor que deseja atuar na área odontológica necessita de complementar a sua formação com conhecimento teórico especializado na condução de projetos teóricos. O desenvolvimento de novas diretrizes curriculares para os cursos de Odontologia e a evolução da consciência de autonomia universitária permitem que os cursos possam ser planejados para atender às necessidades de cada região brasileira. Com base nestas premissas, foram estabelecidas as áreas de concentração do programa: Reabilitação Oral e Periodontia.

A concentração em Reabilitação Oral atende às necessidades identificadas no Rio de Janeiro e desenvolve no aluno as competências e habilidades fundamentais para lidar com os tratamentos clínicos de alta complexidade. A outra área de concentração do programa – Periodontia – possibilita o desenvolvimento do tratamento interdisciplinar, que abrange desde a prevenção até a reabilitação protética, a partir de um conjunto de conteúdos específicos, que inclui, ainda, a Implantodontia, construindo uma formação interativa e interconectada para permitir ao aluno uma visão integral da situação clínica e tecnológica atual. O resultado desta interação é a qualidade do diagnóstico obtido, a formulação do plano de tratamento baseado na relação custo x benefício das diferentes modalidades de tratamento, a execução do tratamento pautado no conhecimento científico das reações biológicas e nas propriedades dos materiais utilizados.

 

Nosso desafio:

O grande desafio proposto neste programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico. Pretende-se, pela formação de nossos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico ensinado na universidade e a prática confrontada pelo profissional na realidade, proporcionando uma dinâmica única, nova e que oferece autonomia a este mestre.

A partir do cumprimento deste desafio, abrem-se portas não só para novas concepções no trabalho habitual do profissional, mas se amplia também o campo de trabalho, quer seja na universidade como professor pesquisador, em gerenciamento de clínicas como gestor do serviço público de saúde ou indústria odontológica.

O Programa do Curso de Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida se preocupa tanto com o sujeito já integrado no mercado de trabalho quanto com aquele que busca esta integração, à medida que oferece uma estrutura articulada, que contempla uma relação direta com o mercado de trabalho da área odontológica e está ligada ao dia a dia destes profissionais. Esta estrutura contempla uma pesquisa presente, que funciona como uma poderosa ferramenta para a transferência desse conhecimento para a prática, permitindo a resolução dos mais complexos problemas clínicos encontrados.

Inscrições abertas para o processo seletivo para o Mestrado Profissional em Odontologia. Clique aqui para acessa o edital. 

Público-alvo:

O Programa de Mestrado Profissional em Odontologia é voltado para profissionais portadores de diploma de Curso de Graduação em Odontologia reconhecido pelo MEC.

 

Perfil do egresso:

O profissional formado pelo programa de Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida será reconhecido como Mestre em Odontologia, capaz de analisar, compreender, identificar e gerenciar soluções e tratamentos, considerando a associação de suas habilidades profissionais e o conceito de saúde na sociedade.

 

Aptidões e competências adquiridas:

  • Compreensão plena dos princípios teóricos da ciência e engenharia dos materiais, da biologia celular e da ciência comportamental, sendo capaz de aplicá-los nos aspectos práticos dos tratamentos odontológicos envolvidos nas áreas de concentração propostas pelo programa do curso;
  • Apto a identificar, analisar e propor soluções pelo método científico para problemas relacionados com a execução das fases clínicas e laboratoriais de modalidades de tratamentos das respectivas áreas de concentração;
  • Capacidade de gerenciar metas de comunicação empresarial, pautadas na priorização do desenvolvimento social integrada aos avanços tecnológicos;
  • Capacitação no modelo reconstrutivista para educação profissional em Odontologia, privilegiando o desenvolvimento do senso crítico, a independência de aprendizado do aluno e o conceito integral de saúde;

Coordenação geral

Prof. Antonio Carlos Canabarro Andrade Júnior
E-mail:
Horário de atendimento: 
Terças-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Duração estimada: 18 a 24 meses
Responsáveis por estabelecer um compromisso com uma área específica, reconhecendo seus limites e incongruências, as linhas de pesquisa direcionam o aluno, tornando-o capaz de delimitar um rumo para determinada investigação da área escolhida.
 
Os principais objetivos de uma linha de pesquisa são:
  •  Delimitar o estudo de alguns fenômenos científicos;
  • Personalizar, junto ao grupo que segue a linha escolhida, características próprias;
  • Centralizar a área de atuação.
 
As Linhas de Pesquisa da Odontologia:
 

Estudos em reabilitação oral - Doenças bucais, materiais e técnicas: 

Investiga a distribuição das doenças bucais e dos fatores condicionantes e determinantes desses fenômenos; Analisa e descreve o desempenho dos exames clínicos e laboratoriais bem como os métodos de prevenção e terapêutica dessas doenças; Estuda as propriedades físico-químicas dos materiais odontológicos e das estruturas dentais, assim como procedimentos e técnicas visando a reabilitação oral dos pacientes.
 
Projetos: Abordagem interdisciplinar em odontologia; Biomateriais e Reabilitação oral com ênfase em Prótese Dentária e Implantodontia
 

Estudos em Periodontia - Etiopatogenia, Prevenção e Tratamento

Visa o estudo da etiologia e da patogênese das doenças periodontais, para uma melhor compreensão dos mecanismos envolvidos no início e progressão das mesmas. Novas propostas de tratamento e técnicas cirúrgicas também serão avaliadas.
 
Projetos: Diagnóstico e tratamento das doenças periodontais e peri-implantares e de suas sequelas; Microbiologia e patogênese das doenças periodontais e peri-implantares e Relação da periodontia e com as demais especialidades.
 

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em Solicite Info
2

Já escolheu o seu curso de mestrado? Não se esqueça de conferir os documentos necessários para levar na sua inscrição.

Leia o edital
3

Tem todas as informações e vai se inscrever?

Então, preencha a ficha de inscrição
4

Passou por todas as etapas e foi aprovado? Parabéns!

Conheça o que é necessário para realizar sua matrícula.

Um futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando