Você está aqui

Mestrado Profissional em Odontologia

Saúde - Ciências da Vida

  • Próxima turma: 1º semestre de 2021
  • Duração: 24 meses
  • Habilitação: Mestre em Odontologia
  • Campus e turno: Tijuca – uma semana por mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
  • Investimento: 24 parcelas de R$ 1.707,72
  • Avaliação da CAPES: 4

Portaria de Reconhecimento do Curso - Reconhecido pela Portaria de nº 1.077, de 31 de agosto de 2012

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

Detalhamento do Programa quanto o seu histórico e evolução
O programa de Mestrado Profissional em Odontologia (PPGO) da UVA foi criado em 2003 em resposta a uma demanda, inicialmente regional, de formação de recursos humanos altamente capacitados para atuar na área de Reabilitação Oral (RO), como professores e coordenadores de cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de prótese dentária e implantodontia, pois havia uma grande carência de docentes capacitados nestas áreas. 
 
Atualmente, além da RO, conta também com a área de Periodontia. A Reabilitação Oral atende às necessidades identificadas no Rio de Janeiro e desenvolve no aluno as competências e habilidades fundamentais para lidar com os tratamentos clínicos de alta complexidade. A outra área de concentração do programa –Periodontia – possibilita o desenvolvimento do tratamento interdisciplinar, que abrange desde a prevenção até a reabilitação protética, a partir de um conjunto de conteúdos específicos, que inclui, ainda, a Implantodontia, construindo uma formação interativa e interconectada para permitir ao aluno uma visão integral da situação clínica e tecnológica atual. O resultado desta interação é a qualidade do diagnóstico obtido, a formulação do plano de tratamento baseado na relação custo x benefício das diferentes modalidades de tratamento, a execução do tratamento pautado no conhecimento científico das reações biológicas e nas propriedades dos materiais utilizados.
 
Ao longo desses anos, o programa formou mais de 160 mestres. No triênio (2010-2012) obteve o conceito 4 da CAPES. No último quadriênio (2013-2016) obteve mais uma vez este conceito. O PPGO tem se firmado como polo de formação de recursos humanos qualificados na área odontológica, para o ensino, pesquisa, extensão e inovação, através da participação de alunos oriundos de vários estados brasileiros, ajudando a fortalecer os quadros de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, e aumentando sua inserção social em regiões do país menos favorecidas. 
 
 
Objetivos do curso
Foram definidos os seguintes objetivos para o quadriênio 2017-2020:
 
Objetivo geral: oferecer aos cirurgiões-dentistas uma formação sólida nas áreas de Reabilitação Oral e Periodontia, para ajudá-los a enfrentar os desafios que se impõem a profissão.
 
Objetivos específicos: formar recursos humanos qualificados para o exercício da prática profissional em atividades didáticas, técnico-científicas, de gestão e de inovação em odontologia e, em especial, nas áreas de concentração do programa; transferir conhecimento a sociedade para o desenvolvimento nacional, regional e local; contribuir para aumentar a produtividade e competitividade de organizações públicas e privadas ligadas à área da saúde e, em especial, a odontologia.
 
Nosso Desafio
O grande desafio proposto neste programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico. Pretende-se, pela formação de nossos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico ensinado na universidade e a prática confrontada pelo profissional na realidade, proporcionando uma dinâmica única, nova e que oferece autonomia a este mestre.
 
A partir do cumprimento deste desafio, abrem-se portas não só para novas concepções no trabalho habitual do profissional, mas se amplia também o campo de trabalho, quer seja na universidade como professor pesquisador, em gerenciamento de clínicas como gestor do serviço público de saúde ou na indústria odontológica.
 
O Programa do Curso de Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida se preocupa tanto com o sujeito já integrado no mercado de trabalho quanto com aquele que busca esta integração, à medida que oferece uma estrutura articulada, que contempla uma relação direta com o mercado de trabalho da área odontológica e está ligada ao dia a dia destes profissionais. Esta estrutura contempla uma pesquisa presente, que funciona como uma poderosa ferramenta para a transferência desse conhecimento para a prática, permitindo a resolução dos mais complexos problemas odontológicos encontrados.
 

Público-alvo
O Programa de Mestrado Profissional em Odontologia é voltado para profissionais portadores de diploma de Curso de Graduação em Odontologia reconhecido pelo MEC.


Perfil do Egresso
O perfil esperado do egresso é de um profissional com formação humanista com ênfase no respeito ao individuo e a sociedade, altamente capacitado e caracterizado pela autonomia, que saiba utilizar o senso crítico para agregar valor às suas atividades nas áreas de Reabilitação Oral (RO) e Periodontia, seja na geração e transferência de tecnologias, na produção de conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas em seu campo de atuação, como organizador e/ou professor de atividades de capacitação em Odontologia, no gerenciamento de suas clínicas particulares ou mesmo na aplicação dos conhecimentos para um atendimento de maior qualidade. Para isso, o programa apresenta um corpo docente altamente preparado, com linhas de pesquisa/atuação articuladas com a matriz curricular, visando desenvolver nos egressos as competências e habilidades científicas, técnicas e profissionais necessárias para o pleno exercício profissional com consciência do seu papel na sociedade.

 
Aptidões e competências adquiridas
 
  • Compreensão plena dos princípios teóricos da reabilitação oral e da periodontia, sendo capaz de aplicá-los nos aspectos práticos dos tratamentos odontológicos envolvidos nas áreas de concentração propostas pelo programa do curso;
  • Aptidão para identificar, analisar e propor soluções pelo método científico para problemas relacionados com a execução das fases clínicas e laboratoriais de modalidades de tratamentos das respectivas áreas de concentração;
  • Capacitação docente com a utilização de metodologias de ensino tradicionais e ativas para educação profissional em Odontologia, privilegiando o desenvolvimento do senso crítico, a independência de aprendizado do aluno e o conceito integral de saúde.

 

Informações gerais relacionadas ao Programa de Pós-graduação
A Universidade Veiga de Almeida está localizada na rua Ibituruna, 108, um ponto estratégico da Tijuca, bairro tradicional do Rio de Janeiro. O aeroporto Santos Dumont  fica a apenas 9 km de distância. Além disso, vários meios de transporte estão disponíveis, principalmente o metrô. A estação de São Cristóvão está localizada a menos de 300 metros da universidade.
 
Há várias facilidades no Campus, com opções variadas de alimentação. Mas pode-se também encontrar restaurantes e bares nas adjacências, em especial na Rua Mariz e Barros, ou optar pelo Shopping Tijuca, que fica a 2,5 km da UVA.
 
Para hospedagem, existem várias opções. Os hotéis com preços mais acessíveis encontram-se no centro da cidade e na zona sul, em especial nos bairros do Catete e Flamengo. Para hospedes mais exigentes, os bairros de Copacabana e Ipanema podem ser mais interessantes. 
 
 
Fichas de avaliações passadas, contendo os conceitos Capes
 
 
Dissertações e teses
(desenvolvidas em 2019)

 

 

Regulamento do Programa

Para acessar o regulamento do programa, clique aqui.

 

Normas de Elaboração de Dissertação / Tese 

Para acessar as normas de elaboração de dissertação/tese, clique aqui.

 

 

   


Coordenação geral

Prof. Antonio Carlos Canabarro Andrade Júnior
E-mail: [email protected]  | [email protected]
Horário de atendimento: Quartas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Formação acadêmica do coordenador: Pós-doutorado (FORP/USP), doutorado (UERJ), mestrado (UERJ), especialização (UERJ) e Graduação em Odontologia (UFRGS). Área de concentração: Periodontia.
 
Experiência profissional da coordenação: Professor Associado da Faculdade de Odontologia da UERJ; Professor Titular do Curso de Graduação em Odontologia da UVA.

 

Corpo Docente

Antonio Carlos Canabarro A. Jr
Dennis de Carvalho Ferreira
Eduardo José Veras Lourenço
Larissa Maria Assad Cavalcante
Leila Cristina dos Santos Mourão
Luis Felipe Jochims Schneider
Maíra do Prado
Patrícia Nivoloni Tannure
Suelen Cristina Sartoretto
Vittorio Moraschini Filho

 

Duração estimada: 24 meses
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
 

1. Área de Concentração: Reabilitação Oral
Descrição: A Reabilitação Oral é uma área odontológica ampla que reúne uma série de especialidades, como a implantodontia e a prótese dentária, que tem como função conjunta recuperar a função e a estética bucal das pessoas, proporcionando conforto, saúde e bem-estar pela restauração ou recolocação dos dentes destruídos ou perdidos e dos tecidos contíguos.

 

2. Área De Concentração: Periodontia
Descrição: A Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal. As áreas de competência incluem: avaliação diagnostica e planejamento do tratamento; controle de causas das doenças gengivais e periodontais; controle de seqüelas e danos das doenças gengivais e periodontais e procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais.

 
LINHAS DE PESQUISA
 
1. Área de Concentração: Reabilitação Oral
Linha de Pesquisa: Estudos em Reabilitação Oral – Doenças Bucais, Materiais e Técnicas.
Descrição: A linha de pesquisa "Estudos em Reabilitação Oral - Doenças bucais, materiais e técnicas" teve início em 2016. O objetivo principal desta linha de pesquisa é associar temas aglutinadores em Reabilitação Oral, que guardam afinidades com os projetos do grupo, visando contribuir para uma reabilitação oral mais adequada para os pacientes. Os projetos associados a esta linha tem como objetivos específicos: investigar a distribuição das doenças bucais e dos fatores condicionantes e determinantes desses fenômenos; estudar procedimentos e técnicas para a Reabilitação Oral dos pacientes com ênfase em prótese dentária e implantodontia; investigar as propriedades físico-químicas dos materiais odontológicos e das estruturas dentais, incluindo análises da textura superficial e da cor, avaliar a influencia do conteúdo de compósitos e de sistemas adesivos nas propriedades destes materiais; analisar e descrever o desempenho dos exames clínicos, laboratoriais e genéticos em odontologia, bem como os métodos de diagnóstico, de prevenção e terapêutica das doenças bucais, incluindo lesões cervicais não cariosas, DSTs e problemas genéticos. Ações intersetoriais e educativas estão previstas, além de abordagens interdisciplinares, individuais e coletivas, devido a natureza multifatorial dos agravos bucais.
 
Acesse a ementa do programa aqui.
 
 
2. Área de Concentração: Periodontia
Linha de Pesquisa: Estudos em Periodontia – Etiopatogenia, Prevençao e Tratamento.
Descrição: A linha de pesquisa "Estudos em Periodontia - Etiopatogenia, prevenção e tratamento" teve início em 2016. Ela representa temas aglutinadores em Periodontia de onde se originam projetos desta área de concentração conduzidos pelo grupo, cujos resultados guardam afinidades entre si. Os projetos associados a esta linha visam o estudo da etiologia e da patogênese das doenças periodontais, para uma melhor compreensão dos mecanismos envolvidos no início e progressão das mesmas. Novas propostas de tratamento e técnicas cirúrgicas, para ações individuais e coletivas, serão avaliadas, e abordagens interdisciplinares também estão previstas visando a promoção de saúde integral em Periodontia.
 
Acesse a ementa do programa aqui.

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique em Solicite Info
2

Já escolheu o seu curso de mestrado? Não se esqueça de conferir os documentos necessários para levar na sua inscrição.

Leia o edital
3

Tem todas as informações e vai se inscrever?

Então, preencha a ficha de inscrição
4

Passou por todas as etapas e foi aprovado? Parabéns!

Conheça o que é necessário para realizar sua matrícula.

ADMISSÃO 

O processo de seleção é regido por edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Odontologia. Todas as etapas do exame de seleção são realizadas na Universidade Veiga de Almeida, Campus I - Tijuca.
 
O público-alvo são portadores de Diploma de Graduação de Curso de Odontologia, reconhecido pelo MEC. Inicialmente o candidato deve se inscrever no processo seletivo, respeitando o período definido em edital.
 
inscrição é presencial e feita na Universidade Veiga de Almeida, situada na rua Ibituruna, 108, Tijuca. Rio de Janeiro. CEP  20271-901. Telefone: (021) 2574-8834 / (021) 2574-8871. Ela pode ser feita de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. Para alunos de outras localidades, as inscrições poderão ser realizadas inscrições por Correio, via Sedex 10, desde que postadas até a data limite do período de inscrição e endereçadas à Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu no endereço informado acima. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) através do depósito em conta no Banco Itaú, agência 8724, conta corrente 08251-9. Favorecido: Antares Educacional S.A., e juntar o comprovante do pagamento aos documentos abaixo:
 
  • Ficha de inscrição do processo seletivo devidamente preenchida (acesse aqui);
  • Cópia do Diploma da Graduação;
  • Duas cópias do Currículo Lattes atualizado.
 
Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá escolher a área pretendida (Reabilitação Oral ou Periodontia). 
 
O processo seletivo é composto de 2 (duas) etapas:
  • Exame de língua estrangeira. É facultado aos candidatos o uso de dicionário no exame da língua inglesa;
  • Análise do Currículo Lattes e Entrevista do Candidato. A entrevista do candidato será realizada por uma Banca de Examinadores, composta pelo coordenador e mais 2 professores do corpo permanente do programa,  e constará de uma apresentação pessoal simultânea a leitura crítica do currículo.
Os melhores classificados, segundo as vagas disponíveis, poderão se matricular no Programa de Mestrado Profissional em Odontologia como alunos regulares, obedecendo-se os prazos e as normas fixadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. A documentação para matrícula pode ser verificada no edital.
 

INVESTIMENTO

Processo Seletivo
Mestrado: Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais), através do depósito em conta no Banco Itaú, agência 8724, conta corrente 08251‐9. Favorecido: Antares Educacional S.A.
 
Investimento
Mestrado: 24 x R$ 1.707, 72
 

 

Um futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2 - Pertence à Ilumno

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3 - Aproveite esta oportunidade

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando