Detalhamento do Programa quanto o seu histórico e evolução
O programa de Mestrado Profissional em Odontologia (PPGO) da UVA foi criado em 2003 em resposta a uma demanda, inicialmente regional, de formação de recursos humanos altamente capacitados para atuar na área de Reabilitação Oral (RO), como professores e coordenadores de cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de prótese dentária e implantodontia, pois havia uma grande carência de docentes capacitados nestas áreas.
Atualmente, além da RO, conta também com a área de Periodontia. A Reabilitação Oral atende às necessidades identificadas no Rio de Janeiro e desenvolve no aluno as competências e habilidades fundamentais para lidar com os tratamentos clínicos de alta complexidade. A outra área de concentração do programa –Periodontia – possibilita o desenvolvimento do tratamento interdisciplinar, que abrange desde a prevenção até a reabilitação protética, a partir de um conjunto de conteúdos específicos, que inclui, ainda, a Implantodontia, construindo uma formação interativa e interconectada para permitir ao aluno uma visão integral da situação clínica e tecnológica atual. O resultado desta interação é a qualidade do diagnóstico obtido, a formulação do plano de tratamento baseado na relação custo x benefício das diferentes modalidades de tratamento, a execução do tratamento pautado no conhecimento científico das reações biológicas e nas propriedades dos materiais utilizados.
Ao longo desses anos, o programa formou mais de 160 mestres. No triênio (2010-2012) obteve o conceito 4 da CAPES. No último quadriênio (2013-2016) obteve mais uma vez este conceito. O PPGO tem se firmado como polo de formação de recursos humanos qualificados na área odontológica, para o ensino, pesquisa, extensão e inovação, através da participação de alunos oriundos de vários estados brasileiros, ajudando a fortalecer os quadros de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, e aumentando sua inserção social em regiões do país menos favorecidas.
Objetivos do curso
Foram definidos os seguintes objetivos para o quadriênio 2017-2020:
Objetivo geral: oferecer aos cirurgiões-dentistas uma formação sólida nas áreas de Reabilitação Oral e Periodontia, para ajudá-los a enfrentar os desafios que se impõem a profissão.
Objetivos específicos: formar recursos humanos qualificados para o exercício da prática profissional em atividades didáticas, técnico-científicas, de gestão e de inovação em odontologia e, em especial, nas áreas de concentração do programa; transferir conhecimento a sociedade para o desenvolvimento nacional, regional e local; contribuir para aumentar a produtividade e competitividade de organizações públicas e privadas ligadas à área da saúde e, em especial, a odontologia.
Nosso Desafio
O grande desafio proposto neste programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico. Pretende-se, pela formação de nossos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico ensinado na universidade e a prática confrontada pelo profissional na realidade, proporcionando uma dinâmica única, nova e que oferece autonomia a este mestre.
A partir do cumprimento deste desafio, abrem-se portas não só para novas concepções no trabalho habitual do profissional, mas se amplia também o campo de trabalho, quer seja na universidade como professor pesquisador, em gerenciamento de clínicas como gestor do serviço público de saúde ou na indústria odontológica.
O Programa do Curso de Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida se preocupa tanto com o sujeito já integrado no mercado de trabalho quanto com aquele que busca esta integração, à medida que oferece uma estrutura articulada, que contempla uma relação direta com o mercado de trabalho da área odontológica e está ligada ao dia a dia destes profissionais. Esta estrutura contempla uma pesquisa presente, que funciona como uma poderosa ferramenta para a transferência desse conhecimento para a prática, permitindo a resolução dos mais complexos problemas odontológicos encontrados.
Público-alvo
O Programa de Mestrado Profissional em Odontologia é voltado para profissionais portadores de diploma de Curso de Graduação em Odontologia reconhecido pelo MEC.
Perfil do Egresso
O perfil esperado do egresso é de um profissional com formação humanista com ênfase no respeito ao individuo e a sociedade, altamente capacitado e caracterizado pela autonomia, que saiba utilizar o senso crítico para agregar valor às suas atividades nas áreas de Reabilitação Oral (RO) e Periodontia, seja na geração e transferência de tecnologias, na produção de conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas em seu campo de atuação, como organizador e/ou professor de atividades de capacitação em Odontologia, no gerenciamento de suas clínicas particulares ou mesmo na aplicação dos conhecimentos para um atendimento de maior qualidade. Para isso, o programa apresenta um corpo docente altamente preparado, com linhas de pesquisa/atuação articuladas com a matriz curricular, visando desenvolver nos egressos as competências e habilidades científicas, técnicas e profissionais necessárias para o pleno exercício profissional com consciência do seu papel na sociedade.
Aptidões e competências adquiridas
- Compreensão plena dos princípios teóricos da reabilitação oral e da periodontia, sendo capaz de aplicá-los nos aspectos práticos dos tratamentos odontológicos envolvidos nas áreas de concentração propostas pelo programa do curso;
- Aptidão para identificar, analisar e propor soluções pelo método científico para problemas relacionados com a execução das fases clínicas e laboratoriais de modalidades de tratamentos das respectivas áreas de concentração;
- Capacitação docente com a utilização de metodologias de ensino tradicionais e ativas para educação profissional em Odontologia, privilegiando o desenvolvimento do senso crítico, a independência de aprendizado do aluno e o conceito integral de saúde.
Informações gerais relacionadas ao Programa de Pós-graduação
A Universidade Veiga de Almeida está localizada na rua Ibituruna, 108, um ponto estratégico da Tijuca, bairro tradicional do Rio de Janeiro. O aeroporto Santos Dumont fica a apenas 9 km de distância. Além disso, vários meios de transporte estão disponíveis, principalmente o metrô. A estação de São Cristóvão está localizada a menos de 300 metros da universidade.
Há várias facilidades no Campus, com opções variadas de alimentação. Mas pode-se também encontrar restaurantes e bares nas adjacências, em especial na Rua Mariz e Barros, ou optar pelo Shopping Tijuca, que fica a 2,5 km da UVA.
Para hospedagem, existem várias opções. Os hotéis com preços mais acessíveis encontram-se no centro da cidade e na zona sul, em especial nos bairros do Catete e Flamengo. Para hospedes mais exigentes, os bairros de Copacabana e Ipanema podem ser mais interessantes.
Fichas de avaliações passadas, contendo os conceitos Capes
Dissertações e teses
(desenvolvidas em 2019)
Regulamento do Programa
Para acessar o regulamento do programa, clique aqui.
Normas de Elaboração de Dissertação / Tese
Para acessar as normas de elaboração de dissertação/tese, clique aqui.