Você está aqui

MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Negócios

Inicio das aulas: 29 de Junho

  • Próxima turma: campi Tijuca e Barra: 29 de junho de 2019
  • Investimento: 1ª mensalidade: R$330,71 *já com 50% de desconto. Mais 18 parcelas de R$529,14 *já com 20% de desconto.
  • Dias e horários: Tijuca e Barra - dois sábados por mês (a exceção dos meses de 5 semanas) das 9h às 18h
  • Duração do curso: 19 meses

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

Objetivo

O curso de MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida tem por objetivo capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento, oriundos do setor público ou privado, para atuação interdisciplinar nas áreas de Planejamento e Gestão ambiental, com ênfase no desenvolvimento de competências e instrumentos de gestão, construídos sob premissas éticas, críticas e sustentáveis. Propõe-se fornecer uma formação profissional de alto nível, executiva, à um público-alvo múltiplo, propiciando uma visão interdisciplinar, sistêmica, técnica e ética das questões ambientais presentes e futuras.

 

Diferenciais UVA

Desde a primeira turma, em 1999, no Campus Tijuca, e a chegada do curso nos Campus Cabo Frio, em 2001, na Unidade Barra em 2004 e em 2009 em Vitória-ES, o curso presencial já abriu 40 turmas e traz uma preocupação sistêmica e transdisciplinar, inserindo-o como diferencial na análise das questões ambientais.

 

Público-alvo

Em função de sua interdisciplinaridade e seu interesse difuso, o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da UVA é indicado para todas as áreas profissionais de nível superior que tenham aderência profissional ou ideológica às questões ambientais, destacando-se engenheiros, biólogos, advogados, economistas, geógrafos, arquitetos, sociólogos, geólogos, oceanógrafos e professores de diversas áreas, interessados em uma formação executiva eme meio ambiente e sustentabilidade.

 

Porque esse MBA faz diferença em sua formação?

O atual estágio de degradação ambiental exige todos os esforços em prol da minimização de impactos ambientais gerados, principalmente, pela ação não sustentável e pouco sensível do homem em nosso planeta. Para estimular a conscientização do homem com relação às questões ambientais é necessário entender a realidade que enfrentamos, hoje, compreendendo a evolução da nossa sociedade até os padrões atuais de desenvolvimento, totalmente questionáveis sob a ótica ambiental.

Em um primeiro momento, a evolução técnico-científica causada pela Revolução Industrial do século XVIII fez com que a sociedade tivesse que gerir uma série de novas necessidades humanas. A utilização dos recursos naturais foi intensificada à medida que novos produtos e serviços foram criados. Além da exploração não sustentável de recursos naturais, os ecossistemas passaram a receber quantidades crescentes de resíduos e novas substâncias, afetando todos os compartimentos ambientais e seus ciclos bioquímicos, desestabilizando o equilíbrio natural dos processos.

A falta de conscientização ambiental encaminha o mundo para um colapso. Por mais que existam técnicas eficientes para a redução e o controle da poluição, a situação global é preocupante. Diariamente, florestas inteiras são derrubadas, grandes porções de solos e rios são poluídos, cidades e indústrias se desenvolvem, e a poluição atmosférica cresce causando interferência no clima global.

A valorização da questão ambiental deixou de ser apenas uma tendência teórica ou uma temática jurídica. A sociedade passou a exercer seus direitos e vem reconhecendo a importância da causa, por isso, começa a questionar a atitude do poluidor, seja ele um cidadão ou uma empresa. O crescimento da consciência ambiental vem representando riscos para negócios que não desenvolvem um perfil mais “verde”. Atualmente, a imagem das empresas está intrinsecamente vinculada à sua conduta ambiental, sendo este o principal motivo pelo qual às grandes corporações ao redor do mundo vêm desenvolvendo uma postura mais sensível.

Por isso, investir conhecimento na solução de questões ambientais é determinante para minimizar o caos ambiental que enfrentamos hoje e enfrentaremos com maior intensidade em um breve futuro, se não forem adotadas ações mais enérgicas e eficazes de Planejamento e Gestão Ambiental.

O mercado busca analistas, engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores, auditores, consultores, peritos e educadores que tenham formação sólida e em sintonia com as novas tendências, práticas e teorias do conhecimento ambiental.

Coordenação

Professor Carlos Eduardo Soares Canejo Pinheiro da Cunha

E-mail: [email protected]

Formação: Engenheiro civil, graduado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Pós-Graduado em Gestão de Empresas de Petróleo e Gás pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorando em Engenharia Ambiental na UERJ.

Duração estimada: 440 horas-aulas
PROGRAMAÇÃO
1. Integração, Networking e Desenvolvimento de Competências
2. Fundamentos da economia e valorização ambiental
3. Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável
4. Análise de Viabilidade de Projetos
5. Fundamentos da Gestão de Projetos
6. Gameficação e Educação Ambiental
7. Direito Ambiental
8. Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais
9. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
10. Sistema de Gestão Integrada (QSMS)
11. Certificação e Auditoria Ambiental
12. Química Ambiental
13. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Reciclagem (RSU)
14. Perícia Ambiental
15. Gestão de Recursos Hídricos
16. Gestão de Efluentes Domésticos e Industriais
17. Geoprocessamento Ambiental
18. Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas
19. Mentoria de estratégias de apresentação
20. Oficina de produção de artigos científicos
21. Mentoria de Trabalho de Conclusão de Curso
CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 MESES (380 HORAS)

 

Prof. Carlos Eduardo Soares Canejo Pinheiro

Coordenação Geral

Ver Perfil

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique aqui
2

Tem todas as informações e já escolheu o seu curso?

Então, inscreva-se!
3

Não se esqueça de conferir os documentos necessários para efetuar sua matrícula.

Ver documentos
4

Já foi aprovado e tem todos os documentos? Hora de fazer a matrícula.

Matricule-se!

Um futuro sólido começa com um ensino de qualidade. Venha para a UVA!

Para consultar a mensalidade do seu curso clique aqui.Clique aqui

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

2

Barra

Endereço:

Av. Gal Felicissimo Cardoso, 500

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando