O curso de Letras – Português/Literaturas da Universidade Veiga de Almeida visa, essencialmente, à formação de um profissional que conheça e saiba utilizar a língua portuguesa e suas literaturas, nas formas oral e escrita, além de todas as suas manifestações literárias e culturais em seus diversos registros de linguagem. É função primordial desse profissional acompanhar a evolução da sociedade, permitindo a outros cidadãos, por meio de sua orientação, o desenvolvimento de capacidades de melhor aproveitamento dessas línguas e suas literaturas, como forma de aquisição de conhecimento e expressão de sua vontade.
Independentemente da modalidade escolhida, o profissional de Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, seu funcionamento e suas manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais.
O curso de Letras – Português/Literaturas da UVA tem como objetivo formar profissionais que demandem o domínio da língua estudada e suas culturas para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, entre outras atividades.
O curso de Letras da UVA deve contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
- Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
- Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
- Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;
- Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
- Percepção de diferentes contextos interculturais;
- Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem nos ensinos fundamental e médio;
- Domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
Diferenciais UVA:
- Segunda melhor universidade privada do Rio pela avaliação do MEC;
- Corpo docente altamente qualificado, com experiência no mercado de trabalho;
- Metodologias de ensino voltadas para a instrumentalização do conhecimento.
Mercado de trabalho
O maior empregador do profissional de Letras são as escolas públicas e privadas, nas quais irá ministrar aulas de Português e Literatura. Escolas de idioma e cursinhos pré-vestibulares também constituem um nicho interessante de mercado. Em editoras, há demanda para revisão de textos e produção de versões ou traduções de textos técnicos e acadêmicos. O graduado também é solicitado a fazer a legendagem de filmes e softwares em produtoras de cinema e empresas de informática.