Sobre o curso
O curso de Letras – Português/Inglês da Universidade Veiga de Almeida visa, essencialmente, à formação de um profissional que conheça e saiba utilizar as línguas portuguesa e inglesa e suas literaturas, nas formas oral e escrita, além de todas as suas manifestações literárias e culturais em seus diversos registros de linguagem. É função primordial de tal profissional acompanhar a evolução da sociedade, permitindo a outros cidadãos, por meio de sua orientação, o desenvolvimento de capacidades de melhor aproveitamento dessas línguas e suas literaturas, como forma de aquisição de conhecimento e expressão de sua vontade. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional de Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, seu funcionamento e suas manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais.
O curso de Letras – Português/Inglês da UVA tem como objetivo formar profissionais que demandem o domínio da língua estudada e suas culturas para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários ou assessores culturais, contribuindo para a demanda nacional e internacional, entre outras atividades.
O curso de Letras da UVA deve contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades
- Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
- Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
- Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;
- Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
- Percepção de diferentes contextos interculturais;
- Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem nos ensinos fundamental e médio;
- Domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.