Laboratórios UVA

Laboratórios de Saúde

Campus Tijuca

Laboratório Multidisciplinar I de Histologia – Embriologia e Genética
Atividades de microscópica que fundamentam a formação pré-clínica na disciplina de Histologia e Embriologia.
 
Laboratório de Anatomia I (Ambiente Úmido)
Aulas práticas com a utilização de cadáveres, sendo estudadas toda infraestrutura, atuação e ação integrada dos ossos, articulações, músculos, sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, sistema cardiorrespiratório, sistema gastrointestinal e geniturinário.
 
Laboratório de Anatomia II (Ambiente Seco)
Atividades de estudo da Morfofisiologia pela utilização de ossos que compõem o esqueleto humano. Permite a aquisição de conhecimentos fundamentais para o entendimento do funcionamento do nosso organismo, das necessidades biológicas na adaptação ao ambiente.
 
Laboratório Multidisciplinar II de Microbiologia e Imunologia
Oferece suporte à Histologia e Embriologia e aos Fundamentos de Química e Bioquímica, essenciais para a formação de profissionais da área da Saúde.
 
Laboratório de Fisioterapia I
Ampliação e aplicação dos conhecimentos teóricos na prática de procedimentos que exigem habilidades e para o treinamento necessário à complementação da aprendizagem em situação simulada.
 
Laboratório de Fisioterapia II
Permite a simulação de procedimentos na área hospitalar e primeiro socorros.
 
Laboratório de Fisioterapia III e IV
Desenvolver técnicas e habilidades de tratamento para cada fase do atendimento.

 

Campus Cabo Frio

Laboratório de Fisioterapia I Clínica Escola
Espaço de 70 m². O laboratório é destinado a aulas práticas nos períodos da manhã e da noite; na parte da tarde, funciona a Clínica Escola de Fisioterapia. O objetivo é relacionar os conceitos dos efeitos fisiológicos específicos dos variados recursos mecânicos e da eletrotermofototerapia com situações de prática clínica, bem como relacionar os princípios físicos dos recursos com a fisiologia dos tecidos biológicos, o mecanismo de ação fisiológica específico de cada recurso, com a fisiologia do organismo humano.
 
Laboratório de Fisioterapia II
Espaço de 43,5 m². Tem como objetivo o estudo de técnicas e métodos terapêuticos que utilizam o movimento e exercícios como forma de tratamento e de técnicas de terapia manual. Dispõe de recursos mecanoterápicos clássicos e atuais. Além disso, este laboratório também possui os mesmos recursos técnicos que o acadêmico encontra na prática cotidiana de um Serviço de Fisioterapia e que são necessários para um bom atendimento às necessidades de aprendizagem dos acadêmicos, bem como ao atendimento aos pacientes.
 
Laboratório Multidisciplinar III – Microscopia
Espaço de 60,35 m². Laboratório com ambiente de interdisciplinaridade utilizado para ensino e pesquisas acadêmicas pela preparação do meio de cultura de células e tecidos vegetais; formação de modelos moleculares de DNA e RNA, extração e purificação de DNA de leucócitos humanos e de células vegetais, identificação de grupos sanguíneos e fator Rh e manuseio de lâminas.
 
Laboratório Multidisciplinar IV – Rotunda
Espaço de 46,47 m². Possui quadro, mesas, peças anatômicas sintéticas, cadeiras organizadas em semicírculo, proporcionando ao professor uma maior interação com os alunos, assim tornando a aula mais dinâmica.
 
Laboratório Multidisciplinar (Pilates)
Espaço de 60,66 m². Laboratório que, prioritariamente, permite agregar abordagens terapêuticas nas fases avançadas de tratamento, utilizando-se de propostas cinéticas e mecânicas. Para tal, dispõe de estúdio completo para prática de Pilates: Cadillac, Chair, Reformer, Barrel, Trx.
 
Laboratório Multidisciplinar de Anatomia (Úmido)
Área de 50 m². Espaço destinado ao manuseio de peças cadavéricas (pré-dispostas no local) para estudos práticos de anatomia. Oferece exaustor, ar-condicionado e 16 janelas para melhor ambientação referente ao formol.
 
Laboratório Multidisciplinar de Anatomia (Seco)
Área de 35 m². Espaço que oferta peças sintéticas e estruturas ósseas humanas para melhor estudo das disciplinas pertinentes. Conta com exemplares de todos os sistemas do corpo humano.
 
Laboratórios de Informática
Três laboratórios (um com 31 máquinas, sendo uma para o professor; dois com 21 máquinas, sendo uma delas para o professor). Possui 105 licenças de AutoCad. Composto por quatro bancadas e 20 cadeiras (21 máquinas), seis bancadas e 30 cadeiras (31 máquinas), quadro branco, datashow, ar-condicionado.

 

Universidade Veiga de Almeida

  • + de 30.000 alunos
  • + de 150 cursos
  • 3 grandes campi
  • + de 45 anos de história