Laboratórios UVA

Você está aqui

Engenharia Ambiental

Voltar para Laboratórios

Laboratório de Engenharia Ambiental

Campus Tijuca

Laboratório de Física 1
Quatro laboratórios compostos por uma bancada de mármore, 30 bancos, quadro branco e materiais diversos para experimentos de Cinemática e Dinâmica, como: Trilho de ar, Pêndulo Simples. Ar-condicionado. Os Laboratórios possuem armários para guardar o material. Metragem (altura: 2,73m; largura: 6,20m; comprimento: 10,05m).
 
Laboratório de Física 2
Dois laboratórios compostos por cinco mesas grandes, 25 cadeiras, quadro branco e material para experimentos de eletricidade, ar-condicionado. Metragem (altura: 2,73m; largura: 6,20m e comprimento: 7,92m).
 
Laboratório de Águas
Um laboratório multidisciplinar composto por uma bancada em L de mármore, 30 bancos, quadro branco, material básico para experimentos de Química. Armários embutidos, geladeira, duas estufas, Mufla, esterilizador, capela, espectrofotômetro, Phmetro, microscópio, vidrarias, kit de primeiros socorros, ar-condicionado.
 
Laboratórios de Informática
Três laboratórios (um com 31 máquinas, sendo uma para o professor; dois com 21 máquinas, sendo uma delas para o professor). Possui 105 licenças de AutoCad. Composto por quatro bancadas e 20 cadeiras (21 máquinas), seis bancadas e 30 cadeiras (31 máquinas), quadro branco, datashow, ar-condicionado.
 
Laboratório de Geoprocessamento
Localizado no laboratório de informática. Neste laboratório, pode-se: identificar a extensão de potenciais danos ambientais, identificar áreas a serem preservadas ou protegidas (áreas de preservação permanente, unidades de conservação etc.), monitorar a eficiência da implantação de projetos de recuperação de área degradada, identificar áreas de risco ambiental, identificar potenciais impactos ambientais na implantação de novas atividades.
 
Laboratório de Águas
Faz a análise de qualidade dos corpos d'agua; o monitoramento de qualidade da agua e a identificação de métodos de controle da poluição. Composto por uma bancada em L de mármore, 30 bancos, quadro branco, material básico para experimentos de Química. Armários embutidos, geladeira, duas estufas, Mufla, esterilizador, capela, espectrofotômetro, Phmetro, microscópio, vidrarias, kit de primeiros socorros, ar-condicionado.
 
Laboratório de Solos e Materiais de Construção
Área de 70 m², duas bancadas apoiadas nas paredes, bancada em U para experimentos, equipamento para rompimento de corpos de prova, equipamento para rompimento de cabo da aço, câmara úmida para cura de corpos de prova, vidraria, uma betoneira, equipamentos para ensaios de rompimento de diferentes tensões, equipamento para ensaio de cisalhamento, equipamento para rompimento de corpo de prova por tração, aderímetro, duas estufas elétricas monofásicas, cinco aparelhos Casagrande, duas argamassadeiras elétricas, um trado de 4”, um destilador de água, um dispersor com hélice, copos e chicanas (mecânico), uma mesa flow table (110 volts), uma mesa vibratória (110 volts), uma prensa manual para ensaio do CBR, uma serra tipo copo adiamantada com 50mm de diâmetro interno (própria para corte de concreto e roch), duas balanças com plataforma 35x56cm (carga 150kg), um capeador para copos de prova de concreto diâmetro 10 cm e altura 20 cm, dez compressometro-expansometro (15x30) 110 volts, cinco teodolitos Wild t2 (fabricante Wild), cinco níveis para topografia marca Topcon modelo ATB-4, cinco teodolitos Wild t2 (fabricante Wild).

 

Campus Cabo Frio

Laboratório de Águas
O laboratório possui metragem equivalente a 7,80 por 8,19 metros (área total de 63,88 m²), gerando, assim, uma capacidade de suporte para 30 alunos bem acomodados. Possui bancadas bem distribuídas, iluminação adequada e equipamentos para a realização das experiências. Iluminação e ventilação adequados, quadro branco e armários. Tem 12 pias com bancadas inox, incluindo armários para acondicionamento de material, como vidrarias. Possui vários pontos de gás e de água, chuveiro e lava-olhos de emergência. Pode ter em média 30 alunos, bem distribuídos, com bancos para todos. Lousa de material que possibilita usar caneta e mídias, audiovisual.
 
Laboratório de Engenharia Civil
O laboratório possui metragem equivalente a 8,2951 por 7,70 metros (área total de 63,87 m²). Conta com bancadas bem distribuídas, iluminação adequada e equipamentos para a realização das experiências. Possui iluminação e ventilação, quadro branco e armários, três pias com bancadas inox e Modelo de Instalações Hidrosanitárias. Inclui armários para acondicionamento de material, como vidrarias e escaninhos, para o material pessoal do aluno. Possui vários pontos de água. Pode ter, em média, 30 alunos bem distribuídos com bancos para todos. Lousa de material que possibilita usar caneta e mídias, audiovisual.
 
Laboratório Multidisciplinar
O laboratório possui metragem equivalente a 9,70 por 6,20 metros (área total de 60,14 m²). Tem em sua estrutura física seis bancadas fixas paralelas, cada uma composta com três tomadas de gás e em sua extremidade um lavabo com torneira e água potável. As bancadas foram projetadas tendo acoplados às mesmas um armário e uma gaveta nas quais são armazenados os equipamentos.
 
Laboratório de Física
O laboratório possui metragem equivalente a 8,15 por 6,40 metros (área total de 52,16 m²). Espaço bem dividido e estruturado, suportando até 30 alunos, sem prejudicar a qualidade das aulas. Possui em sua estrutura física cinco bancadas fixas, sendo duas centrais e três em formato de “U”, utilizando a lateral direita, fundo e lateral esquerda do laboratório. As bancadas foram projetadas tendo acoplado às mesmas 17 armários, onde são armazenados os equipamentos. Existem, ainda, compartimentos abertos superiores, a fim de facilitar o manuseio dos equipamentos, com exceção da bancada ao fundo do laboratório, onde estão projetados somente os armários.
 
Laboratório de Pesquisa em Engenharia (LABPE)
O laboratório possui metragem equivalente a 5,80 por 5,40 metros (área total de 31,32 m²). Sala de pesquisa equipada com armário, estante, computadores com acesso à internet, ar-condicionado e ramal telefônico. O espaço comporta 15 alunos, visando o desenvolvimento de pesquisas nas áreas das Engenharias.

 

Campus Barra

Laboratório de Informática
Laboratório com 30 computadores e software Autocad instalado.
 
Laboratório de Física
Laboratório com 30 lugares e equipamentos adequados à realização de experimentos.
Universidade Veiga de Almeida

  • + de 30.000 alunos
  • + de 150 cursos
  • 3 grandes campi
  • + de 45 anos de história