Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Barra
Tijuca
Cabo Frio

Julho Verde na Veiga

João Souza, estagiário da Comunicação Institucional   |    Barra Tijuca Cabo Frio

Instituiçao promoveu evento de conscientização e prevenção da câncer de cabeça e pescoço

 

O Julho Verde é uma campanha de promoção da educação e conhecimento no diagnóstico, tratamento, resultados e pesquisa sobre o câncer de cabeça e pescoço. O curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) entrou na campanha e promoveu um evento no campus Tijuca sobre os riscos da doença.

 

A ação contou com uma mesa redonda com profissionais e pacientes em pós-tratamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), workshops e palestras voltados aos alunos da graduação,  com especialistas em prótese traqueoesofágica e disfagia mecânica.

 

A aluna Mairysse Leandro, do 4º período de Fonoaudiologia, destacou a importância da UVA em aderir à campanha: “A proposta é promover a prevenção e o conhecimento de muitos que ignoram o câncer de cabeça e pescoço, pois acham que os sintomas não são graves, mas uma afta ou um machucado não tratado pode originar a doença”.

 

A professora Viviane Marques ressalta a importância da sensibilização dos alunos em relação ao processo de reabilitação dos pacientes que sofrem com esse tipo de câncer, através de estudos e investimentos em especializações. “ É um amplo mercado e a identificação precoce pode indicar o melhor tratamento, além de evitar a perda de órgãos, como a língua, por exemplo”, explica. 

 

Victor Alexandre, de 48 anos, que conta com uma prótese traqueoesofágica há 12 anos também ressaltou a inciativa do curso em promover o evento: “Aonde a informação sobre o Julho Verde chega, salva vidas e leva clareza aos fatos. As amplas oportunidades de tratamentos que existem atualmente possibilitam a reabilitação”.

 

07/ago/2019

Tema:
Graduação,

Eventos

Ver Todos