Você está aqui

Gestão de Franquias

Humanas

  • Habilitação: Tecnólogo
  • Duração: 2 anos (1.600 horas)
  • Campi e turno: Tijuca – manhã e noite
  • Próxima turma: 1º semestre de 2019

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em gestão de Franquias da Universidade Veiga de Almeida, investindo nas habilidades adquiridas e desenvolvendo competências específicas, possibilita aos alunos obter um diploma simultaneamente a um currículo que os habilitam a serem mais competitivos no mercado de trabalho, levando em consideração às peculiaridades e necessidades pertinentes da localidade em que está inserido, objetivando contribuir desta forma para o desenvolvimento do cenário tecnológico e da gestão das empresas.
 
É notório que as transformações ocorridas nas últimas décadas no fomento da necessidade de maior gestão, empregabilidade, empreendedorismo, inovação, abre um espaço empreendedor para que o indivíduo perceba as novas oportunidades e deseje alavancar nos negócios. É visível o surgimento de novas empresas nas diversas áreas como atividade meio e/ou fim dentro e fora do município do Rio de Janeiro.
 
Na era da globalização, os limites geográficos e culturais se esvaem, assim como a relação espaço-tempo. As cidades do interior não apenas recebem passivamente as informações dos grandes centros, mas também necessitam produzir produtos e serviços especializados. Dessa forma, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Franquias se justifica pela necessidade de formação de mão de obra qualificada numa região em constante desenvolvimento e crescimento.

 

Público Alvo

Franqueados, franqueadores, prestadores de serviços, futuros empreendedores.

 

Objetivos do curso

A globalização foi caracterizada como um período de intensas mudanças e inovações. Inovações dos mais diversos formatos, sendo gerados e difundidos em todas as áreas do conhecimento. Novos serviços, processos, culturas, e formas de organização. Vive-se uma importante transição na economia ainda mais forte e diretamente enraizada na produção e uso de conhecimentos para a alavancagem de caminhos e oportunidades.

Diante do contexto e das tendências, o curso tem como objetivo geral não apenas Tecnólogos em Gestão de Franquias tecnicamente competentes, mas também criativos, inovadores, dinâmicos e que saibam trabalhar em equipe, tenham visão interdisciplinar e transdisciplinar, comportamento ético e responsável, e estejam atentos aos impactos sociais e ambientais relacionados à implantação de soluções empreendedoras, tecnológicas para a sociedade.

Mais especificamente, pretende-se que, com as vivências e com os conhecimentos obtidos no curso Superior de Tecnologia da Informação, sejam atingidos os seguintes objetivos:

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar ao corpo discente um espírito de liderança e empreendedorismo;
  • Proporcionar ao corpo discente capacitação técnica e profissional, dinâmica e atualizada, despertando-lhes o interesse pela profissão e oferecendo-lhes uma formação voltada primordialmente à qualidade dos produtos a serem desenvolvidos e dos serviços a serem prestados;
  • Fornecer aos discentes o embasamento necessário à versatilidade para auto adaptação às mudanças que venham a ocorrer durante o desempenho de suas atividades profissionais, devido às constantes transformações existentes no mundo (aprender a aprender);
  • Desenvolver nos alunos um perfil gerencial em atividades relacionadas ao desenvolvimento e à aplicação de inovações nas organizações;
  • Desenvolver no corpo discente uma consciência ética, com responsabilidade social e ambiental;
  • Integrar sistemas para que a empresa obtenha resultados diferenciados;
  • Proporcionar o uso das novas tendências do marketing como um diferencial de sucesso;

 

Perfil do Egresso do Curso

 

Para desenvolver habilidade da resolução de problemas do mundo real, os profissionais de Gestão de Franquias necessitam compreender a complexidade organizacional, as transformações econômicas, as políticas internas e externas, em suas diversas dimensões, e fazer uso de conceitos metodológicos, técnicos e ferramentais para se instrumentalizar e atuar satisfatoriamente neste ambiente.

Desta forma, é necessário que o profissional de Gestão de Franquias saiba identificar os problemas e as necessidades, tenha a devida habilidade e dinamismo para efetuar a decomposição dos mesmos, desenvolver e avaliar alternativas, e conceber, gerenciar e desenvolver projetos e sistemas de informação, implementando e validando as soluções construídas. Isto deve ocorrer de maneira consistente, buscando preparar a organização e seus processos de trabalho para as mudanças decorrentes da implantação das soluções desenvolvidas. Neste sentido, a habilidade de trabalho em equipe, atuação em um contexto transdisciplinar e capacidade de comunicação oral e escrita destacam-se como fundamentais para o sucesso das ações desenvolvidas pelo profissional com vistas à resolução dos problemas das organizações.

Dentro dessa perspectiva e, considerando os objetivos e a missão do curso Superior de Gestão de Franquias, o egresso deve, no decorrer de sua formação, ter desenvolvido capacidades e habilidades em diversas áreas que lhe assegurem competências empreendedora, inovadora, tecnológica, gerencial e humana, descritas a seguir:

 

Diferenciais

 

  • Parceria com a ABF Rio;
  • Visitas Técnicas na ABF Rio;
  • Palestras com franqueados;
  • Cursos de Extensão na ABF Rio;
  • Possibilidade de abertura de uma franquia;
  • Possibilidade de criação de uma nova franquia;

 

 

Mercado de trabalho

A formação acadêmica recebida integra as diferentes competências tecnológica, gerencial e humana, permitindo aos egressos do curso Superior em Redes de Computadores exercer as seguintes funções:

  • Capacidade de planejar, estruturar e implementar um negócio;
  • Administração do negócio;
  • Criatividade na aplicação dos conhecimentos adquiridos para a busca de soluções de qualidade nas diversas áreas de atuação profissional;
  • Habilidade no tratamento interpessoal;
  • Versatilidade para auto adaptação aos avanços tecnológicos e reconversão profissional;
  • Visão sistêmica voltada à concepção de soluções e projetos adequados às necessidades do Mercado;
  • Busca do aprendizado contínuo;
  • Visão holística e interdisciplinar frente à construção do conhecimento;
  • Capacidade de compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e de desenvolvimento da autoconfiança;
  • Sensibilidade como componente de apoio em processos de tomada de decisões;
  • Conhecimento dos princípios de gerenciamento de projetos.
Duração estimada: 2 anos

Matriz curricular

 

PERÍODO

DISCIPLINA

CH

CREDITOS

Fundamentos de Gestão Empresarial

66

363

3

 

Matemática

99

 

4

 

Ética Profissional e Cidadania

66

 

3

 

Introdução a Contabilidade

66

 

3

 

Linguagem, Comunicação e Discurso

66

 

3

Teoria das Organizações

66

594

3

 

Direito Aplicado a Gestão

66

 

3

 

Estrutura de Processos Organizacionais

66

 

3

 

Direito Aplicado a Gestão

66

 

3

 

Gestão de Equipes

66

 

3

 

Liderança Empresarial

66

 

3

 

Atividade Integradora I

132

 

1

Expansão de Redes de Franquias

66

594

3

 

Gestão de Compras e Abastecimento em Franquias

66

 

3

 

Programas de Treinamento

66

 

3

 

Consultoria de Campo

66

 

3

 

Promoção de Vendas e Merchandising

66

 

3

 

Marketing em Franquias

66

 

3

 

Gestão de Operações

66

 

3

 

Atividade Integradora

132

 

1

Negociação e Gestão de Conflitos

66

528

4

 

Aspectos Jurídicos do Franchising

66

 

3

 

Franquias Sustentáveis

66

 

3

 

Seleção de Franquias e Franqueados

66

 

3

 

Tecnologias Aplicas a Gestão

66

 

3

 

Gestão de Serviços e Varejo

66

 

3

 

Administração da Produção

66

 

3

 

Eletiva

66

 

3

 

 

Total (quatro períodos)

2013

Atividades Complementares

140

TOTAL GERAL

 

 

Elenco de Tópico Especiais – 66 horas

Tópicos Especiais em Língua Brasileira de Sinais

Tópicos Especiais em História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira e Etnias indígenas

Marketing no Franchising

 

Componentes Curriculares

Horas

Carga horária das disciplinas obrigatórias

1947

Carga horária das disciplinas eletivas

66

Carga horária das atividades complementares

140

Total

2113

 

Obs 1: As disciplinas Relações História e Ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena e Libras, são oferecidas como optativas nos Tópicos Especiais. Além disso, as Políticas de Educação Ambiental e as demais, têm os conteúdos transversalizados e oferecidos sob a forma de palestras, vídeos, atividades complementares e cursos de extensão nas modalidades presencial e online.

 

 

 

 

O processo, passo a passo:

1

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Preencha seus dados para que possamos entrar em contato.

Clique aqui
2

Tem todas as informações e já escolheu o seu curso?

Então, inscreva-se!
3

Não se esqueça de conferir os documentos necessários para efetuar sua matrícula.

Ver documentos
4

Já foi aprovado e tem todos os documentos? Hora de fazer a matrícula.

Matricule-se!

Ganhe desconto de até 40% em todo o curso. Clique aqui e consulte o valor.

A UVA oferece infraestrutura acadêmica e tecnológica inovadora Biblioteca                        Centro de Saúde                        Laboratórios

 

A UVA pertence à Ilumno, uma Rede de internacional de ensino superior.

Que hacen los estudiantes 2

Aproveite esta oportunidade e dê um passo à frente na sua carreira.

Que hacen los estudiantes 3

Conteúdo audiovisual desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social da UVA

1

Tijuca

Endereço:

Rua Ibituruna, 108

Ver no mapa

Contato:

(21) 2574 8888

Como é?:

Ver fotos

Sua carreira está te esperando