Sobre o curso
O profissional formado pelo curso de tecnólogo em Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao meio ambiente. Seus conhecimentos tecnológicos advindos das competências adquiridas permitem: exercer julgamento da melhor solução em avaliação de riscos; propor modelos de gestão inovadores; subsidiar a implantação de projetos de meio ambiente sustentável; proceder estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial de empreendimentos sustentáveis; realizar valoração ambiental; participar de estudos ligados à política pública e privada ambiental; mediar conflitos ambientais e administrar unidades de conservação com meios para a obtenção de eficácia. Sua preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente e a responsabilidade social.
O curso tem como diferencial o oferecimento de atividades práticas junto ao mercado profissional, sob a orientação do coordenador do curso e do corpo docente.
A concepção das estruturas curriculares do curso de tecnólogo em Gestão Ambiental da UVA está articulada com os pressupostos teórico-metodológicos do projeto político pedagógico.
Sendo assim, listamos os possíveis campos de atuação para o tecnólogo em Gestão Ambiental no mercado de trabalho:
- Assessor de Meio Ambiente
- Analista de Risco em Meio Ambiente e Saúde
- Planejador e Gestor de Projetos Ambientais
- Auditor Ambiental da Cadeia Produtiva e do Meio Ambiente
- Parecerista Ambiental
- Consultoria Ambiental
- Gestor Ambiental
- Empreendedor enquanto gestor do seu próprio negócio
- Avaliador em Meio Ambiente
- Gerente de Unidades de Conservação
- Administrador de Áreas Protegidas
- Responsável Técnico pela empresa
Justificativa
O termo em voga nos negócios é “sustentabilidade”. O tema veio para ficar, e se as empresas não tratarem com seriedade suas crescentes responsabilidades, os governos e a sociedade vão interferir.
No Brasil, diversas legislações tratam do meio ambiente impondo normas e regulamentos para os vários tipos de empresas e empreendimentos, tanto no setor privado quanto no setor público. Sendo assim, o mercado exige cada vez mais que as empresas invistam em meio ambiente, o que passa a ser visto como um diferencial de mercado, além do fato de o Terceiro Setor estar atuando de forma progressiva na área Ambiental.
Diferenciais UVA
- 1º lugar entre universidades privadas do Estado do Rio de Janeiro, segundo o MEC*;
- O Curso de Gestão Ambiental EaD da UVA unifica diferentes áreas de conhecimento, fornecendo uma visão transdisciplinar, sistêmica do meio ambiente, necessária aos profissionais oriundos de diversos segmentos.
- Cursos de Inglês e Liderança Online Gratuitos;
- Após a conclusão do curso, o aluno pode, ainda, ingressar automaticamente no curso de pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental. Desta forma, recebe quatro certificados em áreas importantes: em dois anos se forma Gestor Ambiental e com mais um ano obterá a pós-graduação na área. Atualmente, cursos como Gestão Ambiental e o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental, ministrados pela UVA, são cada vez mais procurados.
- No caso dos gestores ambientais, as empresas voltadas para atividades de grave impacto ambiental são as que mais empregam. O profissional formado também tem um espaço amplo tanto em escolas, universidades e institutos de pesquisa como em empresas de diversos ramos (educação ambiental, controle de qualidade do meio ambiente e como consultores ambientais).
- Alunos reprovados no primeiro módulo da Graduação EAD poderão cursar as disciplinas sem pagar pela reprovação (válido somente uma vez, para o primeiro módulo cursado);
*Maior nota CPC entre universidades privadas do município do RJ na última avaliação do MEC 2019.
Mercado de trabalho
Pesquisa da revista americana Fortune apontou que as mais promissoras carreiras, nos próximos dez anos, estarão relacionadas com as questões ambientais.
A área ambiental irá gerar empregos da mesma forma que a informática gerou nos anos 90.
Com o crescimento da valorização do meio ambiente nas legislações e nas empresas e empreendimentos (tanto do setor privado quanto no setor público) está cada vez maior a demanda por planejadores e gestores, auditores, consultores, peritos, certificadores, analistas e operadores, enfim por profissionais especialistas com conhecimento, visão e titulação na área de meio ambiente.