Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Filme de egressa é selecionado para festival virtual

Juliana Machado, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Projeto destaca a importância dos cuidados com a natureza em tempos de quarentena

 

O curta-metragem da egressa de Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Hillary Freitas, foi um dos projetos selecionados para o festival virtual Curta Quarentena. Idealizado para avaliação da disciplina de Direção Audiovisual, Pausa faz uma reflexão entre o período de isolamento social e a necessidade da preservação da natureza.

 

Hillary relata que o curta surgiu a partir das mudanças em sua rotina, que fizeram com que prestasse mais atenção no ecossistema ao seu redor. “Precisei me desprender das ideias que tinha antes da pandemia e utilizar esse momento necessário de quarentena para algo bom. Resolvi pausar e pensar nas minhas atitudes em relação à natureza e as que eu quero ter após o isolamento social, e foi assim que saiu o Pausa”, conta.

 

No curta, Hillary retrata a visão de uma jovem que está vivenciando a quarentena e, por conta do isolamento, passa a analisar a relação entre a sociedade e a natureza, citando períodos de avanços tecnológicos em que o meio ambiente não foi respeitado. Toda a produção do filme, envolvendo a roteirização, a gravação e a edição foram executados pela egressa. “São muitas as funções a serem realizadas no audiovisual, mesmo sendo em casa. A maior dificuldade foi a gravação, precisava posicionar a câmera, ajustar o foco e me colocar no mesmo plano, pois eu também era a atriz”, explica.

 

O professor responsável pela disciplina, Anderson Barreto, explica que os alunos possuem muitas expectativas por essa matéria, já que ela encerra o curso. Mas por conta da virtualização, foi preciso ajudá-los a adaptar suas ideias. “Faz parte do papel do professor ajudar os estudantes a quebrarem os bloqueios a respeito das mudanças que estamos passando e a incentivá-los a se reinventarem”, ressalta.

 

Os filmes selecionados pelo festival estão sendo publicados nas redes sociais e no canal do Youtube do Curta Quarentena. O vencedor escolhido pelo júri técnico receberá como prêmio um valor obtido através de uma arrecadação virtual. O Curta Quarentena é um festival de curtas-metragens contemplado no edital Cultura Presente Nas Redes com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo incentivar a criatividade no período de isolamento social, além de criar um memorial virtual de histórias e olhares sobre esse período. Integram o júri técnico a atriz Miriam Freeland, o ator e diretor Roberto Bomtempo, a roteirista Renata Sofia e o cineasta Lufe Steffen.

 

Para acessar o canal no Youtube do festival Curta Quarentena, clique aqui.

 

25/ago/2020

Tema:
Graduação,