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FIES

Entenda tudo sobre o FIES

 

COMO SOLICITAR

Qualquer estudante poderá participar do processo seletivo conduzido pelo MEC, desde que elegível às regras do programa. Poderão solicitar o financiamento os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos.
 
A Faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC em cursos com graduação com avaliação positiva, aquelas que obtiverem conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
 

COMO CONTRATAR

Ao início de cada semestre letivo, o FIES abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil.
 
1- Verifique se a IES participa do programa.
 
Antes de qualquer ação, é muito importante verificar se a instituição de ensino do seu interesse participa do programa.
 
2- Para se inscrever no Processo Seletivo do MEC você não precisará estar matriculado em um curso.
 
Caso o candidato seja aprovado no processo seletivo, é necessário que se matricule no curso. O FIES e a Faculdade só aceitam solicitações de estudantes já matriculados.
 
3- Faça a inscrição no FIES.
 
A inscrição no FIES é feita on-line, no site oficial do Programa. Confira o Edital do Processo Seletivo
Link para o site: http://fies.mec.gov.br/
 
4- Condições do ENEM.
 
No ato da inscrição, será solicitado o número de inscrição e ano do último Enem realizado. Formados no ensino médio de 2010 em diante precisam, necessariamente, ter realizado o Enem e ter 450 pontos na média das provas do exame, além de nota maior do que zero na redação.
 
5- Validação do contrato pré-selecionado na CPSA.
 
Depois de pré-selecionado, você terá 5 dias corridos para validar suas informações de cadastro no FIES junto à Comissão Permanente.
 
6- Confirmação de inscrições e documentos necessários.
 
Com toda documentação reunida e exigida pelo FIES, após a confirmação da inscrição e elegibilidade, solicite sua (DRI) Documento Regular de Inscrição na sua Faculdade e vá até a agência na qual optou por contratar o FIES em até 10 dias corridos.
 
7- Assinatura do contrato.
 
Pronto. Após o contrato de financiamento ter sido aprovado no banco, basta assiná-lo e dar início aos estudos. Leve uma via assinada na sua Faculdade para iniciar os estudos.
 

COMO PAGAR

Entenda como funciona as etapas de pagamento do FIES durante e após os seus estudos.
 
1- Durantes os Estudos.
 
NOVO FIES (Adesões a partir de 2018.1)
 
Você paga a parcela não financiada, custo operacionais mensais exigidos no contrato e seguro prestamistas no valor máximo de R$ 5 reais.
 
FIES (Adesões até de 2017.2)
 
Você paga a parcela não financiada e a cada três meses o pagamento de uma taxa de juros trimestral.
 
Essa taxa é paga diretamente para a Caixa Econômica ou para o Banco do Brasil, dependendo do banco que o aluno realizar a contratação. Caso o mesmo não efetue o pagamento dos juros trimestrais, o aluno não poderá efetuar o aditamento semestral. 
 
• Caixa Econômica Federal: Os alunos podem retirar os boletos dos juros trimestrais por meio do link: www.caixa.gov.br.
 
• Banco do Brasil: Pagamento através de débito automático
Qualquer problema que o aluno tiver relacionado ao pagamento dos juros, ele deve procurar o banco de contratação do financiamento.
 
2- Após a formatura.
 
Comece a pagar primeiro mês após a conclusão do curso com a possibilidade de desconto em folha caso o estudante esteja formalmente empregado, caso não possua renda, será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.
 
*Para alunos com adesão até 2017.2 mantem a regra no período da adesão.
 
3- Longo prazo para pagar.
 
A amortização do saldo devedor poderá ser realizada no máximo em até três vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiamento.
 
*Para alunos com adesão até 2017.2 mantem a regra no período da adesão.
 

SOBRE COPARTICIPAÇÃO

A Parcela de mensalidade paga à C.E.F é chamada de coparticipação.
 
Após a assinatura do contrato o pagamento será feito em forma de boleto único (da parte não financiada), emitido pela CAIXA, para pagamento pelo estudante e a CAIXA fará o repasse às Instituições de Ensino em D+2, desta forma, não é possível alterar valores ou forma de pagamento após a assinatura do contrato.
 
A coparticipação é composta das seguintes cobranças: 
 
1. Mensalidade a ser paga para a IES de ensino; 
2. Despesa mensal de Operação do financiamento; 
3. Mensalidade do seguro prestamista.
 

COMO SABER QUAIS PARCELAS DEVE PAGAR PARA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

 
As mensalidades anteriores ao mês do vencimento da primeira parcela relativa ao NOVO FIES devem ser pagas pelo estudante diretamente às IES, conforme regra abaixo:
 
Contratos assinados até o dia 15 do mês – o pagamento da prestação terá vencimento para o dia 15 do mês seguinte. Os pagamentos referentes às mensalidades de meses anteriores ao mês de vencimento da parcela para C.E.F devem ser pagos diretamente a IES.
 
Contratos assinados do dia 16 até o fim do mês – o pagamento da prestação terá vencimento para o dia 15 do segundo mês subsequente à contratação. Os pagamentos referentes às mensalidades de meses anteriores ao mês de vencimento da parcela para C.E.F devem ser pagos diretamente a IES.
 
Dessa forma, os estudantes deverão efetuar os pagamentos, conforme tabela de exemplo.
 
 

COMO GERAR O BOLETO DA COPARTICIPAÇÃO

A Caixa Econômica Federal disponibiliza o link abaixo para gerar o boleto da coparticipação.
 

COMO FAZER O ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL

Para continuar com seu benefício do FIES, você precisa fazer a renovação semestral, conhecida também como ADITAMENTO.
 
O aditamento de renovação semestral do contrato de financiamento, simplificado e não simplificado, deverá ser realizado por meio do Sistema Informatizado do FIES. http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal
 
 
 A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) solicitará a renovação do seu contrato e você fará a confirmação dos dados no sistema SisFIES.
 
Você terá até 20 (vinte) dias, contados a partir da data de conclusão da solicitação, para validar as informações do seu curso e os valores da semestralidade.
 
Com as informações corretas, seu aditamento poderá ser confirmado e você já ficará sabendo se ele é simplificado ou não simplificado.
 
Se alguma informação esteja incorreta, você deverá procurar a CPSA para realizar as correções e solicitar o reinício do processo de aditamento. Se necessitar de esclarecimentos do valor financiado, o aluno deverá abrir um protocolo de contestação de aditamento. 
 

PARA ADITAMENTO SIMPLIFICADO

 
Seu (DRM) ficará disponível no portal do aluno. Basta comparecer à CPSA para colher assinatura no Documento de Regularidade de Matricula (DRM), devidamente assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.
 

PARA ADITAMENTO NÃO SIMPLIFICADO

Seu (DRM) ficará disponível no portal do aluno e você deverá comparecer à CPSA para colher assinatura no seu DRM e, em seguida, dirigir-se ao Agente Financeiro, acompanhado dos fiadores e do seu representante legal, se aplicável. Você terá que formalizar o aditamento em até 10 (dez) dias contados a partir do terceiro dia útil após a data da confirmação da solicitação de aditamento.
 
Após a regularização junto ao Agente Financeiro, você deverá entregar uma cópia do Termo Aditivo na CPSA para finalizar o processo.
 
Veja abaixo a lista de documentos que deverão ser apresentados:
 
I - PELO ESTUDANTE
 
A) À CPSA
 
  • Original do documento de identificação;
  • Original e cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Original e cópia da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, em caso de alteração do estado civil do estudante após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento;
  • Original e cópia do termo de concessão ou termo mais recente de atualização do usufruto de bolsa parcial do Prouni, em caso de obtenção desse benefício após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento.
 
B) AO BANCO
 
  • Original do documento de identificação;
  • Original e cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Original e cópia da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, em caso de alteração do estado civil do estudante após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento;
  • Original e cópia do termo de concessão ou termo mais recente de atualização do usufruto de bolsa parcial do Prouni, em caso de obtenção desse benefício após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento.
 
I - PELO FIADOR
 
A) AO BANCO
 
  • Original do documento de identificação;
  • Original do CPF;
  • Originais e cópias da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Original e cópia do comprovante de rendimentos, em caso de alteração de renda, inclusão ou substituição de fiador do contrato de financiamento.
 
Novo FIES – Estudantes que ingressaram no FIES a partir de 2018 já entraram em um novo sistema de financiamento (SIFES).
 
É importante esclarecer que a Lei 13.530, de 07 de dezembro de 2017, atribuiu à Caixa Econômica Federal a função de Agente Operador do Novo FIES. Sendo assim, os aditamentos de contratos firmados em 2018 seguirão cronograma a ser divulgado pela Caixa.
 
Os alunos que aderiram o FIES em 2018.1, na virada no semestre, continuarão recebendo os boletos da coparticipação “espelhados” no valor do semestre anterior até que o aditamento seja realizado. 
 
Se o aluno não efetuar o Aditamento de renovação semestral no prazo, será permitida a cobrança da matrícula e das parcelas vencidas de semestralidades referentes a períodos não aditados, ressalvado o disposto no Artigo 25 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010.
 

CRONOGRAMA DE ADITAMENTO

Contratos formalizados até 2017.2
  • Aditamento -> 06/08/2018 até 31/10/2018
  • Dilatação e transferências -> 06/08/2018 até 30/09/2018
 
Contratos formalizados a partir 2018.1
  • Aditamento -> aguardando cronograma da CAIXA
  • Transferências -> aguardando cronograma da CAIXA
 

 

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