Vida academica

Você está aqui

F.A.Q.

FAQ – Atividades de Formação Extraclasse

 

1 – Nos casos de Transferência Externa, Portador de Diploma e Reabertura de Matrícula, em que currículo os alunos deverão ser incluídos?

  • Transferência Externa e Portador de Diploma: no currículo de calouro, considerando as isenções concedidas após a análise de aproveitamento curricular.
  • Reabertura de Matrícula: currículo de veterano, considerando o currículo vigente.

2 – As horas campo referentes às atividades de formação extraclasse estão alocadas no tuno da tarde. Os alunos terão que ir ao campus para realizar as atividades de formação extraclasse?

Não. As atividades de formação extraclasse serão realizadas por cada aluno em tempo ou horário por ele designados. 

3 – Quais serão essas atividades e quem ficará responsável por orientar os alunos? As atividades são combinadas com o professor ou eu posso fazê-las por conta própria, provando com relatórios? Exemplo: visitas técnicas individuais.

Cada disciplina tem suas atividades de formação extraclasse específicas. O professor deverá orientar o aluno sobre a atividade e a expectativa do resultado a ser obtido pelo aluno.

4 – Quais são as disciplinas que contêm atividades de formação extraclasse? Qual foi o critério para a escolha destas disciplinas?

O conjunto de disciplinas que contém atividades de formação extraclasse pode ser verificado na estrutura curricular do curso. Os coordenadores foram os responsáveis pela seleção das disciplinas que passaram a oferecer atividades de formação extraclasse de acordo com critérios técnicos de cada área.

5 – Todas as disciplinas que têm horário alocado à tarde contêm atividades de formação extraclasse?

Não necessariamente. Todas as atividades de formação extraclasse foram alocadas à tarde. Há que se observar, no entanto, que há cursos com previsão de oferta de aulas presencias no turno da tarde.

6 – Como será feito o acompanhamento da frequência da hora campo e a avaliação dessas atividades? Quem será o professor responsável pela avaliação? A nota da atividade extraclasse será complementar à prova ou será separada?  Quantos pontos vale cada atividade?

As atividades de formação extraclasse fundamentam-se na autonomia de construção do conhecimento pelo aluno a partir da sua própria produção discente, em que não se aplica acompanhamento de frequência. Os critérios de avaliação, por nota ou pontos, serão definidos pelo professor em sala de aula. O professor é o mediador entre este conhecimento adquirido pelo aluno na atividade de formação extraclasse e os objetivos da disciplina.

7 – Por que vou pagar 3 créditos se só tenho 2 tempos de aulas semanais?

As atividades de formação extraclasse fazem parte do plano de ensino oferecido pela Universidade e deverá ser cumprido pelo aluno, tanto quanto as atividades em sala de aula, as avaliações, os estudos complementares e a leitura da bibliografia, assim como as aulas externas e as visitas técnicas, quando previstas.

As disciplinas do novo currículo não sofreram redução de carga horária. Algumas delas tiveram parte da carga horária remanejada para atividades de formação extraclasse.

8 – Futuramente, todas as disciplinas terão hora campo?

Não necessariamente. Entretanto, a valorização do processo de autoaprendizagem, no qual o conteúdo se torna cada vez mais personalizado, deve-se intensificar. Por outro lado, toda reforma curricular depende de decisões que envolvem a coordenação do curso e as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

9 – Essas atividades irão durar o semestre inteiro?

Provavelmente, mas não necessariamente. As atividades de formação extraclasse deverão ser realizadas de acordo com diretrizes, objetivos e calendários preestabelecidos. Como cada disciplina tem atividades específicas e cada estudante será responsável por sua própria produção, o tempo necessário para a realização das atividades poderá variar por aluno e por disciplina.

10 – O professor da atividade de formação extraclasse é o mesmo da aula teórica?

O protagonista da atividade de formação extraclasse é o aluno. O professor da disciplina é o articulador entre o conhecimento obtido autonomamente pelo aluno na atividade de formação extraclasse e os objetivos da disciplina.           

11 – Posso ter mais de uma disciplina com atividade de formação extraclasse?

Sim, é possível.                        

12 – As atividades de formação extraclasse vão valer horas de AC?

Não. As atividades complementares referem-se difusamente aos projetos pedagógicos dos cursos e à formação geral do aluno.   

13 – Como posso tirar dúvidas sobre a atividade?

O professor alocado na turma deverá tirar as dúvidas dos alunos sobre as atividades de formação extraclasse da disciplina.

14 – Além de atividades de formação extraclasse, ainda terei mais disciplinas on-line?

A virtualização do conteúdo disciplinar, parcial ou total, acompanha a evolução dos processos de interação do aluno com o conhecimento, seja ele geral ou específico, acadêmico ou não.

Universidade Veiga de Almeida

  • + de 30.000 alunos
  • + de 150 cursos
  • 3 grandes campi
  • + de 45 anos de história