Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Evento de Psicologia defende o tratamento humanizado

Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional e João Henrique Oliveira, aluno do 5º período de Jornalismo   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida recebe a 15ª edição da Luta Antimanicomial

 

Na última sexta-feira (24), aconteceu no campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) a 15ª Luta Antimanicomial. O evento foi promovido pelo curso de Psicologia e contou com a presença de psicanalistas em palestras, conferências, além da exibição e debate sobre o filme baseado no livro “O retrato do artista quando jovem”. O objetivo foi chamar a atenção para a luta contra o tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais em manicômios, em detrimento a uma reabilitação mais humanizada em clínicas psicossociais.

 

Para Beatriz Monteiro, aluna do curso de Psicologia, o evento foi muito importante. Além do contato com profissionais renomados, também foi possível dar voz à luta contra os manicômios. “Nós combatemos a ideia de que se deve isolar a pessoa que precisa de tratamento. O nosso lema é não prender, e sim tratar. Nós tratamos com liberdade, em conjunto com as clínicas de atenção psicossocial (CAPS), para ressocializar aqueles que precisam”, conta.

 

A professora responsável pelo evento, Aline Drummond, ressalta a importância dessa prática para os alunos. “Estamos trabalhando na formação de futuros psicólogos - profissionais da área de saúde mental - e essa luta traz o debate sobre temas importantes como as formas de tratamento da loucura, as diferentes maneiras de terapia existentes hoje e as instituições que substituem a internação”, afirma.

 

Em Cabo Frio, o evento aconteceu nos dias 20 e 21, com a temática Saúde é Democracia. O professor de Psicologia da UVA e um dos responsáveis pela organização do evento na unidade, Luiz Lessa, destaca que não temos como penar em saúde sem um ambiente propriamente democrático. “As liberdades individuais e o bem-estar coletivo são parte de um estado democrático que garante, dentre outras coisas, o direito à vida e existência”.

 

Além de contar com diversas palestras ministradas pelos próprios professores da graduação, uma atividade foi promovida em parceria com a Coordenação Municipal de Saúde Mental de Cabo Frio, na praça Porto Rocha. Lá, os alunos do curso realizaram exposições de trabalhos, dinâmicas de apresentação e debates, além de uma roda de ouvidores de vozes.

 

Para saber mais sobre o curso de Psicologia da UVA, acesse aqui

Saúde - Ciências da Vida

28/mai/2019

Tema:
Eventos,