Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Enfermagem fecha parceria com a UniRio

Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

O objetivo é fomentar pesquisas de Avaliação Tecnológica em Saúde

 

 

O curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) firmaram parceria com o objetivo de estimular pesquisas em Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS). A atividade está contando com a orientação dos professores Cristiano Bertolossi, da UVA, e Roberto Carlos Lyra, da UniRio.

 

O projeto, liderado pela equipe do Doutorado em Biociência da universidade federal, contará com a integração de grupos de pesquisas das duas instituições: Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP), da UVA, e o Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS), da UNIRIO. Além disso, a Veiga deixará à disposição o uso dos laboratórios de Informática, Enfermagem e o LabIdeias para a realização dos estudos.

 

As pesquisas sobre ATS ainda é recente no Brasil e começaram em 2011 quando o Ministério da Saúde passou a utilizar as melhores evidências disponíveis para a incorporação de tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir daí, o tema passou a ter um papel primordial para garantir a qualidade e eficiência dos serviços na área da saúde.

 

Para Cristiano Bertolossi, que é o pesquisador líder do núcleo da UVA, a parceria beneficiará os alunos de diversas formas: “A iniciativa tem o objetivo de ofertar a produção de tecnologias de forma inter, multi e transdisciplinar, além de proporcionar a troca de experiências entre alunos e professores das duas instituições”.

 

Já para Roberto Carlos Lyra, a atividade, além de estreitar as relações entre as duas instituições de ensino, será uma oportunidade de oferecer conhecimento para os mestrandos e doutorandos do programa. “A parceria possibilita ampliar as atividades de cooperação em prol do desenvolvimento da ciência”, destaca.

 

 

07/out/2019

Tema:
Graduação,

Eventos

Ver Todos