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Educação Física - Bacharelado

Ciências Biológicas e da Saúde

  • Próxima turma: 1º semestre de 2020. Inscrições abertas!
  • Habilitação: Bacharelado
  • Duração: 4 anos
  • Campus e turno: Barra - manhã e noite

Campus Barra: Licenciatura – Renovado Reconhecimento pela Portaria MEC nº 1.099, de 24/12/2015.

Modalidades dos cursos:

  • Presencial
    Presencial

Na atualidade, a Educação Física está situada como profissão na área da Saúde e responde as demandas existentes relacionadas à saúde e ao bem-estar humano, em especial da população localizada nas regiões em que a instituição está inserida e se tem grande abundância a natureza, principalmente marinha, onde encontramos praias, mares abrigados, lagoas, lagunas, montanhas, matas e encostas marítimas, todos excelentes locais para a prática de esportes de aventura, nos três ambientes: náutico, aéreo e terrestre.

Um dos pilares do curso é a busca incessante para formar profissionais capazes de compreender a conjuntura da Educação Física, sua relevância social, estabelecendo projetos e programas que possam dar efetivas respostas aos anseios da sociedade intervindo, acadêmica e profissionalmente, na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, pautadas em preceitos éticos e de competência técnica.

Temos ainda como um dos nossos objetivos fundamentais, habilitar profissionais capazes de pensar e buscar soluções inovadoras para os problemas que se apresentam no cotidiano social, nas suas diferentes manifestações e expressões do movimento humano, rompendo com práticas discriminatórias e desmistificando estereótipos relacionados ao mundo das atividades físico-esportivas.

 

Público Alvo

Estudantes do ensino médio e licenciados em educação física; somam-se às mencionadas, tais como Transferência Externa e Portadores de Diploma de Nível Superior.

 

Aprenda a

Os Alunos serão estimulados a superarem os grandes desafios do terceiro milênio. A partir de uma metodologia participativa, dinâmica, contextualizada e interrogatória, também serão estimulados a busca de respostas competentes para solucionar os problemas colocados no ato de ensinar e aprender. Nesse processo estarão presentes o imaginário, a descoberta de novos valores e relacionamentos, sem perder de vista a dimensão humana e solidária. Aprender a desaprender alguns conceitos será imprescindível, pois vivemos numa época que os avanços tecnológicos atingem a humanidade com uma rapidez nunca antes percebida.

Importante ressaltar que, a transversalidade nas disciplinas específicas do currículo do curso de Educação Física, se dá no enfoque aos ESPORTES DE AVENTURA E DA NATUREZA, indo ao encontro dos espaços apropriados encontrados na cidade e a prática desenvolvida normalmente pela sociedade local e os visitantes da região. 

Os alunos serão instigados a terem atitudes favoráveis, estabelecendo relações e conexões significativas, a partir da interação pratica que serão submetidos junto ao ambiente natural que o curso oferta

Assim, o curso de Bacharelado em Educação Física torna-se um dos responsáveis em forjar nos futuros profissionais a responsabilidade pela proteção ao meio ambiente, assim como o gosto pela prática diária da atividade física prazerosa, a fim de minimizar os problemas de saúde advindos do sedentarismo como a obesidade, considerada o grande mal do novo século.

 

Benefícios

A área de bacharel em Educação Física habilita o aluno a atuar nos diversos ramos da atividade física – exceto no âmbito escolar.

Dentre as competências, destaca-se a capacidade de dominar instrumentos, métodos e técnicas, nos campos da saúde e das ciências, a fim de responder positivamente a diferentes situações concretas do exercício profissional, seja no ensino, na pesquisa, no treinamento, na administração ou na recreação e lazer.  O egresso também deve apresentar condições de liderança (direção, coordenação e supervisão de cursos) e comportamento ético, próprios à dinâmica de uma sociedade em permanente processo de transformação, pois, em sua atividade, é ele que avalia as manifestações e expressões do movimento humano, tais como: exercício físico, ginástica, jogo, lutas, esportes, artes marciais e dança

O objetivo principal é a melhora da qualidade de vida. Ao concluir o curso o aluno poderá atuar diretamente com o cliente/aluno, visando promover seu bem-estar e condicionamento físico em diversas áreas de atuação: tais como:  Direção de clubes, academias, hotéis, empresas e spas nas áreas de atividade física e recreação; Participação em equipes multiprofissionais em Hospitais, Clínicas e NASF. Ensino em academias: ginástica, musculação, natação, hidroginástica, dança, luta, treinamento personalizado (Personal Training), projetos sociais e esportivos; Ensino de Esportes de Aventura, atuando como profissional liberal, ou em hotéis com essas características; Consultoria a empresas e indústrias no que se refere à atividade física, ergonomia e ginástica laboral; e nas forças armadas, além de atuar com pesquisas cientificas na área de formação.

 

O Curso de Graduação em Educação Física é integrado por uma série de disciplinas que interagem de modo interdisciplinar, o que leva o aluno a um conhecimento generalizado sobre o ser humano nos âmbitos biológico, psicológico e social; o bacharelado em Educação Física dá acesso a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), que permitem à docência no Ensino Superior; o curso prepara o profissional de Educação Física para atuar individualmente ou em equipe multiprofissional, primordialmente na área da Saúde, na prevenção de possíveis males e com projetos sociais nas áreas da Educação e Saúde coletiva; o currículo do curso apresenta disciplinas da área da saúde (Anatomia, Avaliação física, Fisiologia Geral e do Exercício, Cinesiologia/Biomecânica, entre outras) e outras inovadoras, como Metodologia do Ensino dos Esportes de Praia (futevôlei, futebol de areia, surf, bodyboarding etc.), Metodologia do Ensino dos Esportes de Aventura, lazer e meio ambiente (skate, rapel, sandboarding, Mergulho, entre outras atividades desenvolvidas no meio natural )

A graduação em Educação Física da Universidade Veiga de Almeida proporciona uma vivência prática considerável, com suporte dos laboratórios de anatomia e Fisiologia, além de contar com toda a estrutura necessária para o bom andamento das aulas (ginásio poliesportivo, piscina, campo de futebol, entre outros). Além das práticas curriculares, o curso dá ênfase à iniciação científica e oferece suporte aos alunos para a realização de artigos. Estas produções autorais são enviadas para congressos nacionais e internacionais, e são publicadas em revistas científicas, elevando o currículo do estudante e o nome da Universidade. O curso exige ainda que o aluno desenvolva 200 horas/aula de atividades extraclasse, divididas em congressos, simpósios e trabalhos de campo (todos certificados pela UVA ou por instituições parceiras), bem como convênios firmados com a Prefeitura e outras instituições que possibilitarão, além dos estágios curriculares, oportunidades de desenvolvimento profissional e esportivo da região.

 

DOCENTES

O Corpo Docente é constituído por professores com competência didática e científica em suas áreas de formação. Todos os professores são mestres ou Doutores.

Além dessa competência, todos os docentes atuam no mercado de trabalho, e estão sempre alinhados com os preceitos éticos e a afinidade com os Princípios e Valores Institucionais, expressos no Estatuto da Universidade.

 

Coordenação

Prof. Alexandre Motta de Freitas
 

FORMAÇÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO:

Mestre em ciência da motricidade humana

 

Duração estimada: 4 anos
PROGRAMAÇÃO  
PERÍODO: 1º CH PERÍODO: 2º CH
Metodologia do
Atletismo
60 Esporte Educação 60
Biologia Geral 60 Anatomia Sistêmica 60
Metodologia
do Handbol
60 Expressão
Corporal e Folclore
60
Metodologia dos
Esportes de Praia
90 Metodologia do Futsal 60
Comunicação
Oral e Escrita
60 Metodologia do
Ensino da Educação
Física Escolar
90
Língua Brasileira
de Sinais
60 Psicologia
da Aprendizagem
60
PERÍODO: 3º CH PERÍODO: 4º CH
Fisiologia Geral 60 Metodologia
da Gisnástica Geral
60
Metodologia
da Natação I
60 Metodologia
do Basquetebol
60
Suporte
Básico de Vida
60 Fisiologia
do Exercício I
90
Anatomia do
Aparelho Locomotor
60 Prática Pedagógica I 200
Didática I 60 Metodologia Cietífica 60
Ciências Ambientais 60 Recreação e Lazer 90
    Estágio Supervisionado 200
PERÍODO: 5º CH PERÍODO: 6º CH
Metodologia
da Avaliação Física
60 Educação Física
para Portadores
de Deficiência
60
Monografia I 120 Metodologia de
Treinamento Desportivo
60
Estágio
Supervisionado II
200 Metodologia
do Voleibol
60
Prática Pedagógica II 200 Monografia II 120
Cinesiologia Aplicada
à Educação Física
60 Organização e
Administração Esportiva
60
Filosofia 60 Metodologia
dos Esportes de Luta
60
Estudos Avançados
em Educação Física
60 Empreendedorismo 60
Eletiva I 60 Eletiva II 60
Tópicos Especiais I 60 Tópicos Especiais II 60
TÓPICOS ESPECIAIS
Tópicos Especiais em Didática da Educação Física
Tópicos Especiais em Políticas da Educação
Tópicos Especiais em Metodologia dos Esportes
de Aventura (Terra e Ar)
Tópicos Especiais em Metodologia dos Esportes
de Aventura (Água)
Tópicos Especiais em Atividades Físicas,
Crianças e Adolescência
Tópicos Especiais em Práticas Corporais
Tópicos Especiais em Cultura, Corpo, e Corporeidade
Tópicos Especiais em Metodologia da Hidro e
das Atividades Aquáticas
Tópicos Especiais em Psicologia do Esporte
Tópicos Especiais em Gestão e Políticas
Públicas do Esporte
Tópicos Especiais Biomecânica Aplicada aos Esportes
Tópicos Especiais em Treinamento de Força
Tópicos Especiais em Atividades Físicas na
Terceira Idade e Grupos Especiais
Tópicos Especiais em Metodologia do Mergulho
Tópicos Especiais em Metodologia da
Ginástica de Academia
Tópicos Especiais em Fisiologia do Exercício II
Tópicos Especiais em Metodologia do Futebol
Tópicos Especiais em Metodologia
do Treinamento Desportivo
Tópicos Especiais em Gestão de Eventos Esportivos
Tópicos Especiais em Ética Profissional
Tópicos Especiais em Metodologia da Ginástica Laboral
Tópicos Especiais em Preparação Física Personalizada
Tópicos Especiais em Criatividade e Inovação

 

O processo, passo a passo:

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