Diversidade Humana UVA

Você está aqui

Diversidade Humana - Quem Somos

Apresentação

O que é a Comissão de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na Universidade Veiga de Almeida (UVA)?

Considerando a responsabilidade da UVA com a formação e o desenvolvimento dos alunos da Rede Ilumno, de forma ética e responsável (e como já é de seu conhecimento), o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância do Inep indica a transversalidade das temáticas da acessibilidade e da educação dos direitos humanos e ambiental. Optou-se, então, por ordenar os procedimentos para alcançar as finalidades da educação na instituição.

Para que tais medidas se efetivem, foi instaurada uma comissão de especialistas que assessora a Prograd nos cursos de graduação (pela Portaria Prograd nº 12, de 25 de maio de 2015) e que teve a missão de escrever a Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA.

Suíte VLibras

A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

 

Como funciona
O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. Acesse aqui.

 

 

Principais Iniciativas da UVA

São indicadas e concretizadas ações afirmativas integradoras nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, afirmando a cultura da valorização dos direitos, da dignidade humana, de uma qualidade educacional comprometida com valores, hábitos e atitudes no convívio de uma sociedade multicultural e da garantia do direito da igualdade de oportunidades, de não discriminação, de acessibilidade das diferentes pessoas que compõem a comunidade universitária.

 
Políticas de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão

Clique aqui para fazer download.